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Mercado e Vendas | EMAIL MARKETING
Qual a importância do e-mail de boas vindas

Veja para que serve um e-mail de boas-vindas e aplique nas ações do seu funil de vendas.

· 01/03/2023 · Atualizado em 31/03/2023
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Uma ação simples como um e-mail marketing de boas-vindas pode gerar um impacto positivo nos leads. O e-mail de boas-vindas é a primeira mensagem que você envia para a pessoa que se inscreveu na sua lista de contatos. 

É uma oportunidade de engajar seu potencial cliente e causar uma boa impressão. Geralmente, as taxas de abertura dos primeiros e-mails são mais altas. Por isso, você deve aproveitar essa chance e enviar um e-mail personalizado, relevante e atrativo para o seu lead. 

Você também deve ter uma atenção especial aos novos clientes. Aquelas pessoas que acabaram de fechar uma compra ou receber um produto. Esse é o momento de você iniciar um relacionamento e fidelizar o seu cliente para futuros negócios. 

Separamos algumas dicas para você criar seu e-mail de boas-vindas e conquistar os seus leads e clientes. Confira!

Assunto e remetente claros

As primeiras informações que seu cliente visualiza são: remetente e assunto. Esses dois itens podem influenciar na decisão de abrir ou não o seu e-mail. Por isso, o nome da sua empresa precisa estar claro no remetente. 

No assunto, utilize frases simples e objetivas para que ele já perceba do que se trata a sua mensagem. Você pode colocar o nome do destinatário e um “seja bem-vindo”, por exemplo. Outra opção é usar verbos que incentivem alguma ação, como: conheça, veja ou acesse.

Nada de texto muito extenso! 

Seja objetivo. Se sua mensagem tem muita informação, opte por enviar duas ou três mensagens ao longo dos dias, mas não envie um e-mail muito longo. Seu destinatário, provavelmente, não vai ler tudo. Uma outra opção é colocar links para o seu site ou blog. Assim, seu cliente pode ter mais informações, se desejar.

Personalize com o nome do destinatário

O nome é um item obrigatório no e-mail de boas-vindas, que tem como objetivo iniciar um diálogo e um relacionamento. Além dessa forma de personalização, existem outras, como pelas promoções para a região, a cidade e outros dados do seu contato. 

Agradeça o cadastro do cliente

O agradecimento é fundamental. Demonstre acolhimento e alegria pelo novo cadastro. Você pode fazer isso disponibilizando um link para download de material ou um e-book. 

Apresente-se

Fale sobre a sua empresa e sobre você. Pode ser que a pessoa tenha feito uma pesquisa na internet e chegado até o seu cadastro, mas ainda não tem informações suficientes sobre o seu negócio.

Aproveite para falar há quanto tempo está no mercado, quem são seus clientes e até mesmo um depoimento ou link para um case de sucesso.

Alinhe as expectativas e capriche no layout

Deixe claro qual será a frequência dos seus e-mails, o tipo de conteúdo que você envia e quem será o remetente das mensagens. Além disso, pense num layout atrativo e criativo. Use as cores da sua identidade visual a seu favor e para marcar sua presença na lembrança do cliente. 

Conquiste! 

Ofereça descontos e vantagens na primeira compra. Essa é uma das estratégias para gerar maior engajamento. Você pode aumentar as chances de conversão direcionando o link do desconto direto para o carrinho de compras, por exemplo. É uma praticidade que pode conquistar seu cliente. 

Lembre-se que o e-mail de boas-vindas é seu primeiro contato após um cadastro ou venda, ou seja, é a primeira impressão. Por isso, seja claro, objetivo e envie conteúdo relevante para o seu potencial cliente. Esse pode ser o início de um relacionamento duradouro entre sua empresa e o consumidor. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

E-mail Marketing para Pequenas Empresas

Confira 8 ações práticas de e-mail marketing


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