this is an h1

this is an h2

Fri May 19 12:24:37 BRT 2023
Inovação | SISTEMAS DE GESTÃO
Quick wins: pequenas inovações com agilidade e poucos recursos

Saiba por que as quick wins são interessantes para as MPEs.

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já ouviu falar em quick wins? Nada mais são do que pequenas mudanças realizadas nos processos de uma organização com o objetivo de solucionar problemas, aperfeiçoar o desempenho e gerar lucro em curto prazo. Portanto, as quick wins são vistas como inovações.

Caracterizadas como sendo de baixa complexidade, as quick wins são soluções que exigem pouco ou nenhum investimento financeiro, além de haver poucos riscos associados à sua execução, mas que tendem a trazer ganhos relevantes ao seu negócio. 

Muitas vezes, as quick wins (na tradução, ganhos rápidos) ocorrem de forma muito sutil e não planejada, principalmente quando a liderança da empresa apoia que os colaboradores tragam ideias e dá autonomia para que eles apliquem mudanças em seus setores.

Temos, por exemplo, uma nova técnica ou procedimento de atendimento ao cliente que converte em mais vendas, a adoção de uma nova ferramenta digital que otimiza o trabalho, uma nova organização do layout que garante mais agilidade no processo.

Entretanto, não é interessante que o empreendedor simplesmente dê autonomia e espere acontecer, e sim que adote práticas e incentivos para que aconteçam mais quick wins em seus negócios. 

Ilustração do conceito de metas de equipeQuick wins são para micro e pequenas empresas?

A resposta é sim, elas são perfeitas para micro e pequenas empresas, pois se encaixam em um contexto em que há poucos recursos financeiros e pouca mão de obra para dedicar tempo a atividades complexas.

Há, no entanto, alguns pontos em que o pequeno empreendedor pode ter dificuldades em trazer quick wins para seu negócio, entre eles:

  • Centralização de atividades e decisões;
  • Não reconhecer e/ou não comemorar pequenas vitórias;
  • Pouco conhecimento e pesquisa sobre ferramentas e métodos de simples execução;
  • Resistência a mudanças;
  • Não definir e não seguir prioridades.

Práticas como essas devem ser evitadas se você deseja conquistar vitórias simples e rápidas em seu negócio. Se parar para analisar, verá que são questões mais comportamentais do que atreladas a recursos.

Como trazer quick wins ao seu negócio

Além de evitar as práticas mencionadas, você pode induzir a busca por soluções que se transformem em quick wins, tais como:

  • Identifique problemas e oportunidades: incentive a equipe a identificar e definir problemas e oportunidades relacionados ao seu negócio ou ao mercado que você atende. Outras estratégias consistem em fazer brainstorming (reuniões para geração de ideias) com diferentes áreas, pedir feedback de clientes e fornecedores, bem como observar o dia a dia do negócio. Há ferramentas que ajudam nesse sentido, como a Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao seu negócio) caixa de ideias e sugestões, cliente oculto e pesquisa de satisfação aplicadas ao cliente;
  • Analise as possibilidades: verifique quais são as soluções apresentadas que atendem aos critérios de quick wins, ou seja, são rápidas de serem executadas, de baixo custo e complexibilidade, e que tendem a trazer resultados relevantes. Priorize a solução que mais atende a esses critérios, mas não descarte as demais, que podem ficar guardadas em um banco de ideias para serem adotadas em um momento futuro;
  • Aplique as mudanças: com a solução priorizada, é o momento de colocá-la em ação. Para isso, organize um planejamento enxuto e visual de como essa solução será praticada. Ações costumam ser desmembradas em atividades menores, por isso, lembre-se de manter atividades com características de quick wins, e delegue-as a quem precisa ou pode fazê-las;
  • Mensure os resultados: verifique os resultados de sua ação. Para isso, é importante ter registrados os dados do momento anterior à sua aplicação e também do posterior, a fim de fazer a comparação e ver se a ação trouxe benefícios ou não, bem como se é necessário fazer ajustes;
  • Comemore: por mais que sejam pequenas, são VITÓRIAS, e merecem ser comemoradas. Pense em formas de parabenizar a equipe envolvida e aplique. Compartilhe com eles os resultados, reflitam sobre as boas práticas que contribuíram para o que foi alcançado e o que podem fazer das próximas vezes para conquistarem resultados ainda melhores.

Quer mais dicas de como utilizar os quick wins para aplicar em seu negócio? Confira nosso e-book O que são Quick Wins e como otimizar os processos da sua empresa.

Saiba mais: Desenvolvimento Tecnológico

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?