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Mercado e Vendas | MARKETING
Relacionamento e vendas nos canais digitais

Entenda a importância do relacionamento com o consumidor nos canais digitais.

· 24/11/2022 · Atualizado em 28/11/2022
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Se você já empreende ou pretende empreender pela internet, precisa aprender sobre marketing digital e entender como funcionam os conceitos que envolvem o seu negócio. Para te ajudar nesta jornada, elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae Rio Grande do Sul. 

A forma de relacionamento e compra com o consumidor na internet tem uma dinâmica própria. Desde o primeiro momento do dia em que acessamos o celular, estamos sendo bombardeados por diversas marcas. É preciso entender e desenvolver estratégias levando em conta esse comportamento.

O primeiro passo para quem está empreendendo na internet é pensar sobre como os seus clientes comportam-se no ambiente digital. Quais são os motivos que os levam a relacionar-se com uma marca, seguir e acompanhar uma empresa nas redes sociais e, até mesmo, comprar um produto.

Para continuar presente na vida do consumidor, a marca deve estar onde ele está. Defina qual é a rede social que seu público-alvo mais frequenta e marque presença produzindo conteúdos interessantes. Não transforme sua rede social em apenas um catálogo de produtos. As empresas precisam engajar o consumidor expondo o que está por trás do produto - os valores, os processos, as pessoas. Por meio deste relacionamento, é possível entender melhor o cliente e atender suas necessidades. 

Esta proximidade com o cliente também facilita o mapeamento da sua jornada de consumo. A dinâmica de comportamento do consumidor, tanto off-line quanto on-line, é chamada de jornada do consumidor. Traduzindo, esse termo significa o estudo feito para entender cada estágio que um cliente potencial percorre ao longo da jornada de compra. E para cada estágio, ações específicas são desenhadas. 

Por isso, compreender a jornada de compra do cliente é essencial para otimizar a estratégia de marketing e desenvolver ações mais assertivas de relacionamento e vendas para o seu negócio.

Essa jornada, de forma bem simples, possui quatro etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

  •   aprendizado: o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;

  •   reconhecimento: a pessoa pesquisa e tem acesso a informações que a ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;

  •   consideração: ao perceber que tem um problema, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;

  •   decisão: após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.

Independente do produto ou serviço oferecido pelo seu negócio, estudar a jornada de compra vai possibilitar estruturar estratégias mais assertivas e atingir melhores resultados.

A jornada deve ser sempre avaliada, revisada e otimizada para que seus resultados sejam cada vez melhores. O grande benefício de entender a jornada de compra é atrair o cliente em potencial da forma e momento certos.

Uma estratégia de marketing digital que acompanha os passos do comprador tem muito mais chances de sucesso, porque sabe do que ele precisa em cada fase do processo.

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