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Wed Dec 21 13:31:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Saiba fidelizar clientes e reduzir custos com a curva ABC de vendas

Descubra o que é e como colocar em prática esse valioso instrumento para sua loja on-line

· Atualizado em 21/12/2022
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Você já ouviu falar na curva ABC de vendas? Em linhas gerais, é uma ferramenta que orienta as estratégias comerciais de uma empresa. Ela aponta aos gestores quais produtos e perfil de público devem ser priorizados para gerar mais lucro ao negócio.

A partir dessa análise, é possível projetar compras, estoque, espaço de armazenamento e até estratégias de marketing digital, com base nos produtos mais atraentes para seus clientes.

Como funciona

A curva ABC é baseada no princípio de Pareto, também conhecido como lei 80/20. Ele ensina que 20% do que você faz é responsável por 80% dos resultados obtidos. Isso significa que, mesmo que uma empresa tenha diversificação de produtos, é possível reduzir essa diversidade e trabalhar com aqueles que dão mais rentabilidade. A partir dos resultados apresentados, sua empresa consegue: ter um giro melhor dos produtos que possuem maior margem de lucratividade, criar estratégias de promoção nos canais de vendas (loja virtual, marketplace, redes sociais, por exemplo), definir melhor o preço que será cobrado ao cliente e melhor desempenho  na logística interna.

Como implementar

Para usar a técnica, é preciso que todos os produtos vendidos no seu negócio sejam separados (separados ou agrupados) de acordo com o valor que eles têm em termos de vendas, volume e lucro. Essa tarefa pode ser realizada em uma planilha simples. Nela, você descreve o valor do consumo anual de cada mercadoria vendida. Para isso, multiplique a quantidade de vendas realizadas de cada produto pelo custo unitário ao longo de um ano inteiro. Após essa etapa, é hora de categorizar o ABC da seguinte forma:

A: refere-se aos itens de maior importância e corresponde entre 70% e 80% do valor de venda do inventário; inclui de 10% a 20% do total de itens vendidos. Esses itens da categoria A não podem faltar no seu estoque (isso significa que você deve repô-los com alta frequência, de acordo com o volume real de vendas) e devem permanecer em áreas de armazenamento facilmente acessíveis para acelerar o processo de preparação e envio de pedidos.

B: refere-se aos itens de importância intermediária. Representam entre 15% a 25% do valor de venda do estoque e 20% a 30% dos produtos.

C: representa a menor importância, entre 5% e 10% do valor de venda de todo o seu inventário; 50% a 60% dos produtos que você tem à venda. Lembrando que as porcentagens descritas em cada letra são aproximadas.

Depois de classificar os produtos, é hora de fazer as estratégias para cada categoria. Lembre-se de que os itens da categoria A não podem faltar no seu estoque. Isso significa que você deve repô-los com alta frequência, de acordo com o volume real de vendas.

Aqui vale uma dica: é possível configurar o design do seu Mercado Shop de acordo com seu próprio gosto e suas necessidades. Assim você consegue aproveitar as imagens e carrosséis para destacar, principalmente, esses produtos. Por outro lado, você pode definir e investir campanhas de publicidade on-line e promovê-las em suas redes sociais.

 Os produtos da categoria B são os que ajudam você a ter um bom portfólio. Por isso, é essencial que eles estejam disponíveis em estoque e que sejam o alvo também de suas campanhas de marketing.

Já os de categoria C não demandam grande quantidade em estoque. Será necessário repô-los somente quando houver compra do produto, assim você não deixa “seu dinheiro” em estoque. Avalie a possibilidade de fazer uma ação promocional dessas mercadorias para que elas não fiquem paradas.  

ABC na prática

A ferramenta é utilizada para o crescimento das vendas dos produtos disponíveis no  Mercado Shop.

Ao fazer uma boa análise ABC do seu estoque, você poderá se concentrar nesses poucos itens essenciais, ao invés de desviar sua atenção para os que possuem baixa relevância. Dessa forma, conseguirá reduzir seus custos, definir estratégias financeiras e criar campanhas de marketing muito mais eficientes, as quais trarão melhores resultados ao valor investido.

Depois de identificar a importância relativa de cada produto para seu inventário, você pode definir o investimento nas próximas compras. Além disso, é possível propor estratégias de marketing diferenciadas que o ajudem a controlar seus custos, melhorar cada vez mais o retorno do investimento (ROI), atrair novos clientes para o seu Mercado Shop e aumentar suas vendas.

Com essa técnica, os produtos mais relevantes estarão sempre disponíveis quando você precisar deles e haverá informações valiosas para se concentrar no que realmente os consumidores buscam e, assim, aumentar ainda mais as vendas.

Aproveite as dicas e invista em ferramentas que agreguem valor ao seu negócio. Sebrae e Mercado Livre, a parceria que gera crescimento e lucratividade aos negócios do micro e pequeno empreendedor.

Para saber mais sobre a análise ABC, disponibilizamos estes artigos que vão ajudar você a entender mais sobre o assunto e maximizar os ganhos da sua empresa:

Entenda a importância da gestão de estoque

Marketing digital: ferramenta para bombar suas vendas


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