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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Segmentação de mercado em agências de viagem

Trata-se de uma estratégia para aumentar a competitividade e rentabilidade do negócio. Conheça os tipos e veja dicas de como atuar.

· 16/06/2022 · Atualizado em 23/06/2022
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As agências de viagem enfrentam, atualmente, um mercado com alto grau de concorrência. Para que possam melhorar e definir seu posicionamento de mercado, é necessário que busquem diferenciais para o negócio.

É importante destacar que uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força é a segmentação de mercado. Esse modelo de negócios no setor de turismo é uma forma de classificar o tipo de viagem que pode ser oferecido ao turista como viagem de aventura, lazer, negócios, eventos ou com públicos específicos (jovens, terceira idade, LGBTQIA+, família, casal, entre outros).

Uma agência focada em um determinado segmento consegue conhecer melhor seu cliente e as necessidades dele e, assim, oferecer produtos com mais precisão. Ela pode se posicionar no mercado quanto ao tipo de produto e tipo de público com que trabalhará, definindo, assim, uma identidade própria.

Dessa forma, a busca por um nicho específico torna a empresa especialista no público-alvo desejado e, consequentemente, mais competitiva.

Segmentação de mercado

A segmentação desse mercado é uma maneira de especializar os diferentes tipos de viagem, de acordo com a preferência dos turistas, que têm expectativas e motivações diversas.

É comum realizar-se a definição do tipo de turismo com base em características comuns de uma região, como abaixo:

 Tipos de turísticos

O Ministério do Turismo definiu segmentos prioritários para o desenvolvimento do turismo no Brasil, que também são os tipos de turismo mais demandados em outros países. Essa delimitação representa inúmeras oportunidades para os serviços oferecidos por agências de viagem.

  • Turismo cultural: forma de turismo cujo objetivo é enriquecer o conhecimento de uma determinada localidade, o modo de vida de seus habitantes, com contato direto da cultura, da arte, do entretenimento e de qualquer outra atividade que se enquadre na temática do destino ou da região. O turismo cultural envolve: centros históricos, museus e casas de cultura, arquiteturas e ruínas, obras de arte, artesanato, produtos típicos, música, dança, teatro, cinema, festas, festivais e celebrações locais, gastronomia típica e outras manifestações culturais que se enquadrem nessa temática.
  • Turismo religioso: é um segmento de turismo e lazer relacionado ao deslocamento de pessoas por motivos religiosos, seja na visita de um determinado local, seja para a participação de eventos, por exemplo, as peregrinações. A atividade está presente em todo o mundo, uma vez que há locais santos e celebrações de fé em todos os continentes — o que dá a oportunidade para apostar em diversos roteiros diferentes. Seja indo para o outro lado do globo, seja para viajar de ônibus com crianças e toda a família, o que não faltam são oportunidades para chegar a esses locais e opções de escolha no Brasil e no mundo.  
  • Turismo de negócios: atividades relacionadas a encontros profissionais, associativos e institucionais com a finalidade de promover negócios, trocas de informações técnicas, científicas e sociais. O perfil desse turista é ter escolaridade superior, poder aquisitivo acima da média (realiza gastos elevados) e viajar, em média, durante um período entre quatro (viagens nacionais) a oito (viagens internacionais) dias. Para atender as exigências desse mercado, são necessários praticidade, comodidade, equipamento e atendimento de qualidade.
  • Ecoturismo:  atividade que visa à conservação e à conscientização ambientais dos patrimônios naturais e culturais de uma região. Baseada nas características "interpretação", "conservação" e "sustentabilidade", a atividade busca ensinar ao visitante que os recursos naturais e o patrimônio cultural de uma região devem ser preservados, a fim de manter o ambiente favorável à sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental do local visitado.
  • Turismo de sol e praia: atividade relacionada ao descanso, à recreação e ao entretenimento em ambientes de praia. O segmento é responsável pelo maior fluxo de turistas emissivos e receptivos e por grande parte do faturamento de uma agência de viagem de lazer. Embora a atividade seja sazonal, é possível encontrar público para vários destinos de sol e praia em todos os períodos do ano.
  •  Turismo de aventura: atividade voltada à pratica de esportes não competitivos, que envolvem desafios e riscos controlados, e que proporcionam sensações de novidades experimentais. Como atividades, pode-se citar: canoagem, mergulho, rafting, montanhismo, caminhadas, escaladas, tirolesa, rapel, bungee jump, ciclismo, arvorismo, asa-delta, balonismo, paraquedas, entre diversas outras.
  •  Turismo de estudos e intercâmbio: oportuniza aprender uma vivência diferenciada, seja pessoal, seja profissional, a fim de desenvolver uma qualificação por meio da ampliação do conhecimento. É possível citar as seguintes atividades: curso de idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes, visitas técnicas e pesquisas científicas, intercâmbio estudantil (ensino regular fundamental e médio), intercâmbio universitário (graduação e pós-graduação) e também intercâmbio esportivo, entre outras. 
  • Turismo rural: atividade relacionada à vida e aos frutos da produção agropecuária, de forma a resgatar e promover o patrimônio cultural da região e sua comunidade. No turismo rural, estão presentes as seguintes características:

Novos segmentos

Novos segmentos turísticos para impusionar seu negócio

A segmentação de demanda no turismo é uma maneira de classificar os consumidores em nichos de mercado. Nesse caso, existem turismo familiar, turismo de terceira idade, turismo estudantil, turismo LGBTQIA+, enoturismo, turismo gastronômico, entre várias outras opções.

Adotar a segmentação proporciona os seguintes benefícios para a agência de viagem: 

  • Facilita a identificação do público-alvo.
  • Orienta a formatação de produtos específicos e direcionados ao interesse do perfil dos clientes.
  • Otimiza os investimentos e as promoções, a divulgação e a comercialização dos produtos.
  • Agiliza a adaptação do produto às mudanças constantes do mercado, sejam elas ocasionadas por fatores naturais ou pelas preferências do cliente.
Análise e Perfil

Análise comportamental e perfil do turista

As segmentações da demanda no turismo definem o perfil do público-alvo que a agência de viagem deseja atingir, levando em conta as características do mercado consumidor.

  • Geográfica: define os gostos preferenciais dos habitantes de uma determinada região como bairros, cidades, estados, países, estabelecendo diferentes oportunidades de negócio.
  • Demográfica e socioeconômica: pode definir o tipo de público, o poder aquisitivo, o nível educacional, entre outros, estabelecendo preferências quanto a destinos e tipos de viagem.
  • Psicográfica: procura entender o comportamento do público e as preferências dentro de um mesmo padrão social e geográfico. Por exemplo, um cliente pode gostar de turismo de luxo, e outro pode estar interessado em turismo de aventura.
  • Comportamental: requer uma análise mais profunda das características pessoais do cliente, entendendo suas preferências, e o momento exato em que ele busca o consumo de viagens. Para isso, deve-se conhecer o perfil do consumidor e em quais ocasiões do dia a dia ele procura um produto do turismo.
  • Por padrões de consumo: prevê uma classificação do volume de consumo do público-alvo. Nesse arranjo, há três tipos de consumidor: o leve (faz viagens muito esporádicas), o médio (viaja com certa frequência) e o assíduo (faz diversas viagens em um mesmo ano). Levam-se em conta, também, as motivações da viagem, ou seja, o que faz a pessoa viajar: promoção, possibilidade de compras, oportunidade única de ir para determinado destino com grandes vantagens, entre outras.
Ações recomendadas

Na hora de planejar a segmentação, deve-se levar em conta as diversas combinações possíveis dos fatores apresentados para encontrar o público-alvo pretendente e oferecer a ele a melhor oferta de destino, com o intuito de satisfazê-lo plenamente. Lembrando: segmentar a agência não implica deixar de atender o cliente tradicional, mas ser especialista em algum nicho ou público específico, tendo um diferencial.

Abaixo, veja algumas dicas sobre como aplicar a segmentação.

  • Escolha um segmento, foque e concentre todas as energias nesse tipo de público ou tipo de viagem. Procure evitar gastos desnecessários com ações e campanhas de marketing genéricas e, sobretudo, fique atento às tendências e às mudanças de comportamento do público-alvo, acompanhando as novas necessidades.
  • Entenda o público que procura sua agência de viagem. Verifique a posição geográfica na cidade, os moradores ou trabalhadores da região, a faixa etária, o poder aquisitivo, a preferências e todas as características que possam definir se o público-alvo que você deseja atingir está realmente próximo da agência.
  • Procure pesquisar o tipo de viagem que o público tem mais interesse em fazer. O estudo pode ser feito no formato entrevista, tentando entender o perfil do cliente: faixa etária, estado civil, tipos de destino (exemplifique três ofertas distintas) e motivação para viagem (comentários de amigos, TV, internet).
  • Especialize-se em um público com o qual você tem mais afinidade, pois a comunicação e a promoção da agência devem estar afinadas com as suas ideias e os seus ideais de vida.
  • Conheça os destinos mais procurados pelo público, para poder prestar consultoria de viagem, e não um simples agenciamento. O cliente que busca uma agência de viagem procura informações com segurança e só fechará a viagem se sentir conforto e confiabilidade na prestação de serviço.
  • Rotule sua agência (em vitrines, fôlderes, newsletters) com a especialidade e a segmentação que pretende atender, criando assim uma identidade própria e facilitando a procura de um potencial cliente.

A segmentação de mercado é indispensável para que uma empresa adote um posicionamento correto, obtendo, dessa forma, uma diferenciação do seu produto ou serviço. Destaca-se que o setor de turismo apresenta uma competição imperfeita, pois, muito raramente, dois concorrentes disponibilizarão os mesmos serviços, conduzindo a uma certa falta de padrão, onde aquele que oferecer serviços que atendam melhor o seu mercado-alvo obterão uma vantagem considerável. Assim, empresas turísticas que ofereçam serviços de qualidade e maior comodidade aos seus clientes, obterão maior demanda em relação aos concorrentes.

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