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Wed Apr 12 23:20:40 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Use o planejamento estratégico para alavancar o seu varejo

O planejamento estratégico no varejo ajuda a definir objetivos, identificar oportunidades e ameaças, e tomar decisões certas para o crescimento do negócio.

· Atualizado em 12/04/2023
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Para te ajudar a montar um planejamento estratégico eficiente para o seu varejo, selecionamos as melhores dicas do Blog Abri Minha Empresa.

E o que é planejamento estratégico? Ele funciona como um guia para ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos e ir em direção ao sucesso. Aqu,i vamos abordar os seguintes tópicos para deixar bem claro o que é um planejamento estratégico:

  1. O que é;
  2. Por que toda empresa precisa de um; 
  3. Como desenvolver um planejamento estratégico.

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é um processo de gerenciamento usado para criar um plano de como atingir um objetivo ou um conjunto de metas, e ele é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo. E assim, organizar e preparar a sua empresa para caminhar na direção planejada inicialmente. Ao mesmo tempo, ele permite adequar durante a execução do plano de uma forma coerente e assertiva. 

Um planejamento estratégico bem desenvolvido pode desempenhar um papel fundamental no sucesso de sua empresa, porque mostra a melhor forma de responder às oportunidades e desafios. Além de ajudar a criar diferenciais competitivos, é importante pontuar que o planejamento estratégico não é um plano de negócio, já que este estuda a viabilidade e o potencial sucesso de uma empresa, além das suas vantagens competitivas e também o mercado e concorrência.

Em outras palavras, serve para orientar os empreendedores no desenvolvimento de uma ideia que pretende transformar em um negócio. E, geralmente, possui uma curta duração ou um curto prazo. Um planejamento estratégico identifica as etapas ou estratégias que a empresa usará para atingir seus objetivos. Ele pode se concentrar em todo o negócio em áreas específicas, como o marketing e retenção de clientes, lançamento de produtos, entre outros.

Logo, as empresas varejistas podem ter muitos planos para abordar várias áreas de negócios, dependendo de suas necessidades. Tudo para compreender como cada força opera no mercado e como a organização poderá diferenciar-se para ganhar competitividade e vencer os demais competidores. Neste caso, o planejamento estratégico costuma ser de médio a longo prazo. 

E por que seu varejo precisa de um planejamento estratégico?

Geralmente, um planejamento eficaz pode trazer muitos benefícios, como esses quatro exemplos que vamos citar agora:

  1. Descreve um caminho claro que sua empresa deve seguir nos próximos anos;
  2. Estabelece uma direção a ser tomada por sua empresa, ajudando a definir o foco para chegar lá;
  3. Melhora a autoconsciência de sua empresa, trabalhando seus pontos fortes e fracos;
  4. Ajuda a desenvolver as metas e objetivos certos e concentra os esforços onde realmente precisa para alcançá-los.

Além disso, dá a todos na empresa um senso de propósito, como uma missão definida e metas e objetivos claros para trabalhar. Sua equipe saberá que seus esforços contam para algo importante, estará motivada para fazer seu trabalho, e isso cria um ambiente onde todos se sentem responsáveis e igualmente recompensados pelo sucesso, se estiver claro.

Mas, como desenvolver um planejamento estratégico? Basicamente, existem alguns passos para desenvolver um planejamento estratégico de um jeito certo e coerente:

Analise muito bem a sua empresa 

Busque e analise profundamente as informações sobre o ambiente interno e externo do seu negócio. No ambiente externo, analise os aspectos que são de fora da sua empresa, como comportamento dos consumidores, cenário econômico, político e social, tendências de mercado, concorrência, enfim, todos os pontos que saem da alçada do seu negócio.

No ambiente interno, analise todos os pontos de dentro da sua empresa, separando em pontos fortes e fracos, como equipe, estrutura, recursos disponíveis, saúde financeira, processos, enfim, faça uma coleta de informações profunda em relação a esse ponto. O objetivo desse passo é entender o contexto em que a empresa está inserida e, dessa maneira, trabalhar em ações mais adequadas para alcançar seus objetivos. O que pode ser utilizado aqui é a análise SWOT, que mostra as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de qualquer tipo de negócio.

No próximo ponto, a identidade do seu varejo. Para que o negócio caminhe na direção certa, é preciso definir com clareza a sua missão, visão e valores, e isso precisa estar claro para a equipe e o mercado. Isso será o que orientará as tomadas de decisões e as definições de estratégias. 

A missão é a razão da existência da sua empresa, e a visão mostra onde quer chegar e seus objetivos de longo prazo. Já os valores representam os princípios que guiam a cultura do seu varejo. Com isso, a identidade do seu negócio funcionará como um guia em todos os momentos do planejamento estratégico. Este passo é muito importante para evitar crises na empresa durante esse processo. 

Defina suas metas e objetivos

Além disso, defina quais são seus indicadores de sucesso, ou seja, aquilo que quando atingido será uma marca que o planejamento está indo para o caminho desejado e que está dando certo. Podemos citar como exemplos de indicadores de sucesso uma determinada meta de venda, aquisição de novos clientes, aumento da produção etc.

Enfim, escolha os indicadores que achar condizentes com seu negócio. Saiba que os objetivos devem ser realistas, dentro do que a sua empresa pode realmente alcançar. Pois, se desejar algo muito fora da realidade do seu negócio, dificilmente o objetivo será alcançado, e isso gerará grandes frustrações e possíveis consequências ruins, já que investimentos em tempo e dinheiro foram feitos até então. E lembre-se também de envolver toda a equipe, deixando-os cientes das metas e objetivos definidos. Dessa forma, cada um saberá a sua importância e seu papel para que o seu varejo chegue ao lugar desejado.

Faça um plano de ação. Agora, é hora de organizar todo o planejamento estratégico e começar a executá-lo, e um plano de ação é muito útil nesse momento. Com base em um cronograma e definição dos responsáveis de cada tarefa, ele servirá como um guia para que as metas e objetivos definidos sejam atingidos conforme o planejado.

Acompanhe e analise o andamento do seu planejamento estratégico em todos os momentos. Marque datas para se reunir com os responsáveis por cada tarefa e análise os resultados alcançados. Isso é muito importante, porque durante o monitoramento é possível avaliar se o planejamento está dando certo ou se são necessários ajustes ou mudanças no meio do caminho. Afinal, o mercado muda constantemente, e é preciso se adequar o mais rápido possível. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Guia de Indicadores aplicados ao Varejo.

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.

Essas foram as dicas sobre usar o planejamento estratégico para melhorar o seu varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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