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Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Uso da tecnologia vai aquecer o varejo em 2023

A tecnologia terá papel fundamental no crescimento do varejo brasileiro em 2023, com destaque para ferramentas de gestão e soluções omnichannel.

· 24/03/2023 · Atualizado em 20/04/2023
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A tecnologia terá papel fundamental no crescimento do varejo brasileiro em 2023.

Esse cenário de retomada do setor faz parte das projeções do Índice Antecedente de Vendas (IAV), divulgado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que apontam que as vendas no comércio varejista deverão crescer 4,0%, 4,8% e 5,1% em janeiro, fevereiro e março, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022. 

Entre os investimentos em tecnologia, destacam-se ferramentas para auxiliar a gestão e operação das empresas até soluções relacionadas ao metaverso. 

Outras tendências do uso da tecnologia no varejo são: 

  • coleta de dados nos pontos de venda, para otimizar a produção e distribuição, adequando-as à demanda dos consumidores e otimizando os estoques;
  • automação e robótica na cadeia de suprimentos, para reduzir custos e diminuir o tempo entre produção e entrega ao consumidor final;
  • crescimento do omnichannel, unificando os meios digitais e pontos de venda físicos para oferecer uma experiência mais consistente aos consumidores;
  • generalização da adoção do Pix como meio de pagamento no varejo; 
  • crescimento das carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay; 
  • incorporação da inteligência artificial no e-commerce para individualizar a experiência de compra, baseando a oferta de produtos nas preferências dos compradores;
  • expansão do comércio eletrônico, ampliando o alcance do negócio para além da área geográfica das lojas físicas. 

Após a explosão do comércio on-line por conta da pandemia, em 2023 os consumidores começam a apostar em novos modelos de compra que requerem novos canais. Mesmo com a consolidação do comércio eletrônico, as lojas físicas se mantêm importantes no ecossistema, mostrando que o setor está pronto para continuar crescendo, adotando o modelo omnichannel. 

Além da experiência omnichannel, o varejo deve se manter alerta para outras modalidades de venda, como: 

  1. Social commerce - o comércio social ainda não chegou no Brasil, mas comprar por meio de plataformas sociais tem crescido no mundo todo, oferecendo aos consumidores, além de conveniência, experiências de compra que são puro entretenimento. 
  2. Metaverso - as marcas precisam atender seus consumidores onde eles já consomem conteúdo. Por isso, o metaverso tem se tornado o ambiente digital onde varejistas se conectam com seus consumidores e com novos públicos, em escala.  
  3. Foco no CX experiencial - os consumidores modernos querem, além de alinhamento de valores e serviços de excelência, experiências que os movam, inspirem e entretenham. Para isso, os varejistas precisam mudar sua presença física para lugares que surpreendam e encantem.  
  4. Experiências personalizadas - a maioria dos consumidores quer ser visto, por isso a personalização continua sendo fundamental. Essa tendência atende o consumidor e o negócio, já que é possível usar os mesmos dados sobre tendências de compra para informar as decisões de estoque. 
  5. Varejo sem atrito - on-line ou off-line, as compras precisam ser convenientes, por isso, os varejistas precisam simplificar a experiência de compra, tanto em loja física quanto on-line. 

Essas são algumas ações que melhoram a experiência do cliente: 

  • atendimento com visão unificada e integrada, recursos de inteligência artificial e automação são pontos focais para a experiência fluida;
  • equipes de atendimento capacitadas para lidar com períodos de pico, com melhor produtividade e redução no tempo de atendimento;
  • comunicações personalizadas e recomendações inteligentes, mostrando ao cliente o quanto a marca o conhece;
  • sistemas de ponto de venda (POS) atualizados para a finalização da compra na loja; 
  • maior variedade de opções de entrega;
  • devoluções convenientes;
  • lojas gratuitas de checkout;
  • várias opções de pagamento, incluindo carteiras digitais, serviços como o PayPal e aplicativos do tipo "compre agora, pague depois".

As previsões e expectativas para 2023 são de crescimento para o varejo, mas alcançá-las vai exigir esforço e, principalmente, foco no cliente, em suas necessidades e em seus desejos. Para isso, use a tecnologia a seu favor e aumente suas vendas! E consulte também o artigo Infoprodutos: como gerar valor, criar autoridade e construir confiança. 

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