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Alavancar seus negócios, renovar estoques e fidelizar clientes. A Black Friday tem data marcada: 29 de novembro de 2024.
A Black Friday é uma data especial, centrada em compras, que acontece, desde os anos 1980, na sexta-feira seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA. Lá, 29 de novembro de 2024 já está assinalado no calendário de fabricantes e lojistas como a ocasião capaz de movimentar bilhões de dólares em vendas e, de quebra, agitar os negócios de todo o mês anterior. Aqui no Brasil, a Black Friday acontece há uma década e cada vez apresenta resultados mais animadores.
Muitas vezes as pessoas já sabem o que querem e começam a pesquisar e comparar preços semanas, até meses, antes da data. Se encontrarem uma ótima oferta, daquelas consideradas imperdíveis, elas já podem até fechar negócio, sem esperar a data da Black Friday em si.
Estes são os produtos com a maior intenção de compra durante a Black Friday:
Ao contrário das datas comemorativas focadas em presentes – como dia das mães, dos pais, das crianças – ou em festas, como carnaval e juninas – a Black Friday celebra o prazer de comprar. Embarque nessa e invista no outro lado da moeda: o prazer de vender.
A ideia é que as pessoas possam comprar seus objetos de desejo, ou aquilo que precisam, como computadores, celulares, eletrodomésticos, livros, cosméticos, móveis, roupas etc. pagando menos. Mostre que a sua marca existe para oferecer o que o seu cliente procura e tem os melhores descontos, atendimento, produtos e pós-venda.
Venda mais com os marketplaces parceiros do Sebrae:
Então, para alavancar os seus negócios pegando carona nessa data que se tornou um fenômeno mundial de vendas, nada melhor do que seguir algumas dicas:
Aproveite o momento em que os consumidores estão "apenas" olhando as vitrines e procurando produtos e mostre quem você é: dê um banho de charme, carisma, bom humor e personalidade de marca;
As redes sociais permitem um relacionamento caloroso e próximo, uma verdadeira conversa com sua clientela. Explore todas as possibilidades!
Lembre-se sempre da velha máxima, no comércio como na vida, todo mundo gosta de receber atenção;
O número do celular, o e-mail e outras informações sobre o seu cliente são valiosos para manter o relacionamento eterno. Mas lembre-se de que o uso dos dados exige permissão e deve respeitar as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
Identifique e corrija erros que podem impactar as vendas, inclusive problemas de performance;
Planeje um "esquenta" que possa ser compartilhado. Crie wish lists – que tal criar uma enquete bem humorada no estilo "gênio da lâmpada" e descobrir o que se esconde no coração do seu cliente?
Sugestão auto explicativa, né? Não adianta ter um chat com respostas padrão e ineficazes, invista em oferecer respostas reais;
Simples, fácil e eficiente. Só não é barato: é gratuito (ou econômico, dependendo do volume);
A contagem regressiva permite uma série de brincadeiras e ofertas especiais. Pense nisso;
Avalie todas as etapas do serviço, desde a plataforma de vendas até a fidelização, passando por atendimento, entrega, experiência;
Ofereça descontos de verdade e seja transparente. A maquiagem fica linda na face da sua cliente, mas nem pense em maquiar as ofertas de preços e ficar com a imagem borrada para sempre!
Cada aviso de ‘item não disponível’ corresponde a um cliente a menos. Garanta que poderá entregar tudo o que anunciou;
A pessoa que não conhece a loja, a marca e o produto, merece atendimento de primeira. Essa é a grande oportunidade de aumentar sua cartela de clientes;
Quanto mais meios de pagamento você aceitar, menos barreiras na fase final do processo de compra. Planeje aceitar cartões de crédito, débito, pix, boleto, paypal, etc...
Proteja-se consultando o cadastro de crédito de usuários. Quer saber como? A resposta faz parte da próxima dica;
Aproveite a Black Friday para preparar a sua empresa para crescer e melhorar os resultados financeiros: consulte os conteúdos e soluções digitais da Parceria Sebrae – Serasa.
Seguindo essas dicas, a Black Friday será uma oportunidade para seu negócio passar todos os dias do ano no azul. O Sebrae pode ajudar sua empresa a atingir esse objetivo. Para isso, oferece cursos e conteúdos especiais para quem pensa em alavancar os negócios nas datas especiais e em todas as outras.
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