Para ser bem sucedido na profissão de cabeleireiro, é preciso capacitação e dedicação. Conheça os passos e dicas para ser um cabeleireiro de sucesso.

Muito antes de ter um canal no YouTube e atender no conceituado Salão 1838, localizado no Jardim América, Zona Sul da capital paulista, o hair stylist e consultor de imagem Peter Menezes começou a carreira como assistente de cabeleireiro e permaneceu nessa função por cinco anos. De acordo com o expert, esse período foi muito importante para o seu desenvolvimento profissional e foi a base para que, 20 anos depois, ele se tornasse referência em ‘morenas iluminadas’.
“O segredo para um cabeleireiro fazer sucesso tem a ver com pequenas atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia de quem está dando os primeiros passos na profissão”, afirma o profissional de destaque. A seguir, Peter abre o jogo e revela quais são essas ações.
Veja alguns passos que foram importantes para que Menezes alcançasse sucesso na sua carreira:
1 - Seja assistente
Para se tornar cabeleireiro, é necessário aprendizado, capacitação e, principalmente, prática. Peter recomenda que todo cabeleireiro inicie na profissão como assistente, antes de começar a atender de fato. “Existem profissionais que concluem o curso e já começam a atuar como profissionais cabeleireiros, mas eu penso que isso é um pouco arriscado. Ser assistente é uma etapa importante para ter domínio total das técnicas e da rotina da profissão”, explica.
2 – Fuja de crenças limitantes
De acordo com Peter, existe a crença de que um profissional não pode ser cabeleireiro no mesmo salão em que foi assistente, pois as clientes que o viram desempenhando a função de ajudante não sentirão segurança no trabalho dele. “A minha trajetória profissional prova que essa crença disseminada em muitos salões de beleza é um mito”, reforça.
Para o hair artisan – como ele se apresenta nas redes sociais –, um salão de beleza que não aposta nos membros da equipe de profissionais está fadado a cometer grandes erros. Atualmente, ele faz a projeção de carreira com sua equipe de profissionais: "muitos dos meus assistentes se tornaram coloristas".
3 – Invista em formação de qualidade
Todo profissional sabe a importância de investir em cursos de formação e atualização. Peter concorda que “É importante aperfeiçoar e reciclar nossos conhecimentos; por isso nunca deixe de investir em cursos para seu crescimento profissional”, aconselha.
4 - Escolha um nicho
Escolher seu nicho de mercado, especializar-se e dedicar-se a ele é um passo importante.
Escolha um nicho para atuar, pois isso aumenta as chances de se especializar e chamar atenção das clientes. No caso de Peter, ele é colorista e ainda tem o subnicho que é especialização em castanhos iluminados.
5 - Escute a cliente
Todo cliente quer ser ouvido e valorizado. O cabeleireiro deve entender que escutar as clientes é fundamental para obter sucesso na profissão. A recomendação é: “Assim que a cliente chegar e sentar-se na cadeira, inicie um diálogo e pergunte o que ela deseja fazer no cabelo, do que ela gosta, do que não gosta; quanto mais você conhecê-la, mais aumentará a chance de acertar no resultado, criando um vínculo para que ela volte outras vezes”.
6 – Crie estratégias para trazer novas clientes
Ser criativo é fundamental, é preciso sempre pensar em novas formas de atrair novas clientes para o salão e aumentar o seu faturamento. Peter aconselha pedir para suas clientes fiéis indicarem seus serviços em troca de desconto. “Essa é uma estratégia eficiente para ampliar a sua carteira de clientes e sua atuação”, acrescenta.
7 - Utilize redes sociais
O expert reforça a importância de aprender a usar as redes sociais para atrair e fidelizar clientes. “Muitas mulheres que eu atendo no dia a dia resolveram marcar um horário comigo porque viram meu trabalho através do meu perfil no Instagram”, argumenta.
No momento de publicar, Peter aconselha sempre colocar a localização e as formas de contato para ajudar quem quiser encontrá-lo. “Parece uma dica óbvia, mas, quando entro no perfil de muitos profissionais, vejo que lá não está especificado onde atendem”, explica.
8 – Trabalhe na fidelização
“Uma vez que a agenda do profissional está lotada, o cabeleireiro deve começar a pensar na fidelização das clientes, que começa com o carisma e a boa comunicação durante o atendimento e termina com a completa satisfação do serviço que ela está pagando para você fazer”, finaliza. Observe também a importância do pós-venda na fidelização do cliente.
O Portal do Sebrae Beleza traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)