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Sat May 13 19:35:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Confira 4 dicas de marketing de relacionamento com leads

Para atrair leads, é necessário conhecimento da persona e planejamento de estratégias de marketing de relacionamento.

· Atualizado em 13/05/2023
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Em qualquer área da vida, relações saudáveis são pautadas por escuta e atenção às expectativas e às necessidades uns dos outros.

Na jornada do cliente, não é diferente. Desde a etapa de atração até a de fidelização, é preciso definir estratégias de marketing de relacionamento para fazer o seu lead avançar no funil de vendas.

Ao compreender o que o público precisa e espera, é possível definir ações alinhadas com a etapa em que ele se encontra no funil de vendas.

Por exemplo, se é o primeiro contato do lead com o seu negócio, talvez seja interessante falar sobre o tema, os benefícios e não abordar diretamente o seu produto ou empresa. Isso porque ele está num momento de descoberta e pode não ter claro o seu problema. 

Assim, há mais chances de criar uma relação de proximidade. Quem está disposto a comprar, tem suas necessidades atendidas, e quem quer vender, conquista a confiança do público.

Estratégias de marketing de relacionamento também trazem benefícios, como desenvolvimento de autoridade, fidelização de clientes e construção de branding. 

Mas você sabe o que é um lead? Lead é a pessoa interessada na solução do seu negócio. Na prática, o lead visita as redes sociais, site ou blog da marca e deixa suas informações pessoais ao preencher um formulário para recebimento de e-books, newsletter, entre outros.

O marketing de relacionamento realiza um planejamento focado em acelerar o trajeto dessas pessoas na jornada de compra. Estabelece ações para atração, conversão, fidelização e encantamento de clientes ao longo de todo o funil de vendas.

O diferencial de uma boa estratégia de marketing de relacionamento é fortalecer a conexão com a persona do negócio. Independentemente de onde ela estiver na jornada, o principal objetivo deve ser entregar uma experiência positiva em todos os pontos de contato com a empresa.

Assim, o planejamento deve ser de longo a médio prazo e o foco pode variar de acordo com o grau de maturidade e os objetivos do negócio. Separamos quatro dicas de marketing de relacionamento para você aplicar na sua empresa. Confira!

1. Definir a jornada do cliente

Mapear todos os pontos de contato do público com a marca é um dos primeiros passos para estabelecer estratégias de marketing de relacionamento. Antes de planejar qualquer ação, é preciso entender como os leads podem interagir com o seu negócio, bem como saber em que momento e de que forma se dá essa interação.

Depois de criada a jornada do cliente, é fundamental distribuir responsabilidades de contato com o público entre os membros da sua equipe. A área de marketing pode ser responsável pela interação na fase de atração e qualificação de leads.

A área comercial pode assumir o contato na etapa de conversão, quando os leads se tornam prospects, por exemplo. Dessa forma, cada setor reconhece o que lhe cabe para a execução da estratégia de relacionamento.

2. Usar ferramentas de automatização 

Ferramentas de automatização e CRM são indispensáveis para sucesso das estratégias de marketing de relacionamento. Com elas, é possível coletar informações dos leads e planejar campanhas relevantes a partir das suas características.

Essas funcionalidades facilitam a organização da base de contatos, a segmentação e a qualificação dos leads. Assim, a extração de dados sobre o desempenho das ações para um data driven marketing também são facilitadas.

A segmentação dos leads é uma das etapas mais importantes para o sucesso das ações de marketing de relacionamento. Somente com acesso a informações estratégicas, é que se consegue personalizar a experiência do usuário, entregar valor e fortalecer a conexão com ele.

Algumas ferramentas essenciais são: CRM, e-mail marketing, softwares de automação de marketing, gerenciadores de conteúdos, plataforma de gestão de redes sociais, além de ferramentas de atendimento ao cliente, como SAC e chatbots.

3. Investir em landing pages 

Nas landing pages, ou páginas de aterrissagem, o visitante é capturado para o funil de vendas do seu negócio. Elas precisam ser atrativas e objetivas para levar o usuário a tomar alguma ação e iniciar a jornada do cliente.

Uma boa prática de atração é oferecer conteúdos ricos para estimular o interesse do visitante à sua marca. E-books, infográficos, consultorias gratuitas são opções para chamar a atenção do internauta.

4. Usar e-mail marketing

Como é extremamente personalizável e multifuncional, o e-mail marketing é um excelente aliado na criação de uma boa estratégia de relacionamento com leads. Por meio de mensagens automatizadas, pode-se alcançar o lead em todas as etapas da jornada do cliente.

Você pode realizar as seguintes ações:

  • Oferta de promoções e cupons de desconto exclusivos;
  • Comemoração de datas especiais, como aniversário;
  • Lembrete de inscrições em eventos, webinars e palestras;
  • Envio de conteúdo de valor, como blog posts, e-books, entrevistas;
  • Construção de autoridade;
  • Acompanhamento pós-venda e pesquisa de satisfação.

Da etapa de atração até a fidelização dos clientes, existem dezenas de pontos de contato, sendo possível fortalecer a conexão com seu público. O desafio é estar atento ao comportamento do consumidor, para planejar ações que gerem valor e que tragam resultados em longo e médio prazos. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como definir sua estratégia de relacionamento com leads

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