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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Conheça 5 ferramentas gratuitas para digitalizar o seu pós-venda

Importante para fidelizar clientes, o pós-venda recebe a ajuda de ferramentas gratuitas que facilitam a vida do empreendedor.

· 26/04/2023 · Atualizado em 11/05/2023
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Todos sabem que o pós-venda é extremamente importante para qualquer empresa. As estratégias de pós-venda não apenas fidelizam clientes, mas também dão feedbacks importantes sobre o negócio, indicando quais são as necessidades de seu público e quais são os produtos que dão certo e, ainda por cima, transformam os clientes em divulgadores do seu negócio.  

Embora conquistar novos clientes seja muito mais caro do que fidelizar os antigos, muitas empresas deixam de investir no pós-venda por considerarem um processo muito complicado e oneroso. Ledo engano. Hoje, é possível automatizar CRM (customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português), cujo principal foco é o pós-venda, com o uso de várias ferramentas.  

O mais interessante é que há muitos softwares gratuitos para auxiliar empreendedores em suas ações de pós-venda, como orientações sobre o produto, suporte ao cliente, e-mails (de agradecimento pela compra, de ofertas de novos produtos, de felicitações pelo aniversário etc.) e pesquisas de satisfação, entre outros. Conheça as principais ferramentas gratuitas que você pode usar:   

  • Zoho Bigin: um software simples e intuitivo para pequenas empresas, porém, limitado a um utilizador e até 500 registros de clientes. Sua principal vantagem é que ele mostra todas as ações em um quadro estilo Kanban (metodologia de administração que mostra em um quadro as tarefas a fazer, em andamento e concluídas em post-its, que são movidos de um ponto a outro conforme a tarefa se desenvolve). Tem cinco modelos de e-mail marketing e um de formulário, integração com Gmail, além de outros recursos. 
  • Hubspot: uma das mais poderosas ferramentas do mercado, oferecendo funcionalidades gratuitas não só de CRM, mas também de automação de marketing, automação de vendas e suporte ao cliente. O número de utilizadores é ilimitado, comporta até um milhão de registros e tem integração com Gmail e Outlook. O principal destaque é sua capacidade analítica, com painéis para dados como KPIs e tracking no website.    
  • Zoho CRM:  é uma versão mais completa do Zoho Bigin que comporta até três utilizadores e cinco mil registros (10 MB). É ideal para pequenos negócios que têm necessidades básicas de gestão de contatos e que querem perceber qual é o comportamento de cada contato ao longo da jornada de decisão. Mas, é limitado e tem integração apenas com o Gmail. 
  • Bitrix: Com número ilimitado de utilizadores e capacidade de armazenamento de dados de 5 GB, esse é um software mais voltado para empresas que precisam gerir grandes projetos, como na área de serviços. Permite esconder, apagar e alterar a ordem dos vários items do menu. Com ele, é possível convidar todos os colaboradores e alocá-los em diferentes equipes na plataforma, embora apenas seja possível definir permissões para cada equipe apenas na versão paga do software. 
  • Agile CRM: comporta até dez utilizadores e armazena até dez mil contas e contatos. Sua principal vantagem é que permite personalizar campos no CRM, algo que nem sempre se encontra disponível nas versões gratuitas. Além disso, apresenta também lead scoring, e-mail marketing e funcionalidades de suporte ao cliente. 

Escolher a melhor ferramenta para manter o relacionamento com seus clientes nem sempre é tarefa fácil. É preciso levar em conta os requisitos, processos e necessidades da empresa. Mas, a tecnologia pode ajudar muito no pós-venda, algo fundamental hoje em dia. Afinal, com a internet, a concorrência ficou mais acirrada, e os movimentos do mercado, mais dinâmicos.  

O Sebrae oferece gratuitamente apoio e consultoria para empreendedores que desejam incrementar seus processos de pós-venda com ferramentas digitais. Procure a agência do Sebrae de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

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