this is an h1

this is an h2

Mon Aug 01 15:08:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Pós-venda: a conquista do cliente não termina na finalização da compra

Saiba por que é importante construir estratégias para estreitar laços e fidelizar o cliente de moda e vestuário.

· Atualizado em 01/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você já ouviu falar em funil de vendas, sabe que se trata do processo de acompanhamento da caminhada do cliente, desde a visita à sua loja à finalização da compra. Algumas empresas têm acrescentado a essa jornada do consumidor - e colocado em prática - uma etapa importantíssima: o pós-vendas. Seu objetivo é estreitar laços e buscar a fidelização do cliente, especialmente em um dos segmentos que têm se tornado cada vez mais competitivo, como o mundo fashion.

Portanto, se você trabalha com moda e ainda acredita que o seu contato com o consumidor se encerra no momento em que a compra foi finalizada, está na hora de rever esse conceito. Para o empreendedor, melhorar o relacionamento com o cliente pode significar a redução de custos para a aquisição de novos clientes. Isso porque, financeiramente, fidelizar um cliente tem um custo menor do que o necessário para atrair novos clientes. Além disso, um cliente pode indicar a sua marca, fazendo a famosa propaganda boca a boca ou buzz marketing.

Pensar em estratégias para construir o pós-vendas pode representar um diferencial da sua marca no mercado. Para se ter uma ideia da importância dessa decisão, uma pesquisa do Sebrae revelou que 85% das empresas brasileiras nunca contataram o consumidor após uma compra, ou seja, nunca fizeram pós-vendas. Além disso, 70% das marcas entrevistadas não têm o cadastro dos clientes. Esses dados evidenciam que existe uma chance bem maior de o cliente se sentir satisfeito onde a atenção dispensada a ele for maior.

Se você acompanhou este artigo até aqui e está pensando em implantar uma etapa de pós-vendas, saiba que, basicamente, existem dois tipos que podem ser oferecidos aos clientes:

  • Ativo: busca o contato com cada cliente para oferecer ajuda, caso haja alguma dúvida, e obter feedbacks e sugestões de melhorias.
  • Receptivo: não vai atrás do cliente, mas fica disponível em diversos canais de comunicação. 

Seja qual for o tipo de pós-vendas que você adotar (veja sugestões de estratégias no infográfico), é possível ampliar os laços com o cliente de moda, fortalecendo o posicionamento da sua marca, por meio de ações como: 

  • Oferecimento de conteúdos significativos pelas redes sociais.
  • Realização de programas de fidelidade.
  • Bom uso das datas importantes, oferecendo descontos especiais. 
  • Uso das estratégias de cross-selling, também conhecida como venda cruzada, que oferece outros produtos relacionados ao item que o consumidor pretende comprar ou já comprou, e up-selling, que concede descontos para que o comprador troque o item escolhido por um superior.
  • Promoção de experiências exclusivas.

Fique de olho também nos cursos oferecidos pelo Sebrae e, se necessário, entre em contato conosco para buscar a solução de que sua empresa necessita.

Saiba mais:

Curso Atendimento ao cliente 

Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como essas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.

Vídeo O segredo por trás das vendas

Aprenda como elaborar estratégias e promoções mais adequadas para o objetivo do seu negócio e alavanque seus resultados.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?