A criatividade há tempos tem sido associada como uma das características da cultura brasileira. E não é à toa, pois nossa formação cultural, resultado de uma grande miscigenação, definiu nossa identidade constituída por uma ampla gama de influências.
Este fato desenvolveu em nós brasileiros uma capacidade de adaptação e de ir em busca de soluções de forma rápida. Talvez estas características se devam a esta riqueza de misturas culturais, um aspecto que fez com que a identidade brasileira resultasse de uma espécie de um banco de dados, rico em amostragem comportamental e, com isto, como herança cultural, carregamos um conhecimento empírico desta mistura de saberes dado por uma sobreposição cultural.
Icaro Doria, copresidente e chefe de criação da agência de marketing DM9 destaca a relevância da criatividade como competência nata, como uma oportunidade competitiva para o mercado. Ele atribui esta capacidade criativa do brasileiro ao fato de sermos um país sempre em crise e que esta habilidade de lidar com adversidades contribuiu para este aprimoramento da nossa criatividade.
Num mundo onde um dos principais ativos da economia atual é a criatividade e a cultura, norteadoras de processos de desenvolvimento econômico sustentável por meio da chamada economia criativa, os empreendedores brasileiros devem aproveitar esta vantagem competitiva e podem buscar referências na nossa cultura como um meio para inovar em produtos e serviços, e com isto se destacarem no mercado.
Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra aqui.
Aproveite e comece a seguir o canal do telegram
Sebrae Economia Criativa. Um universo à parte para descobrir tudo o que está rolando sobre EC.