Algumas épocas do ano são bem aproveitadas pelos varejistas para aumentar as vendas. Veja dicas para planejar e se preparar para as datas comemorativas.

Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Black Friday fazem a alegria do comércio varejista e do e-commerce. É quando a procura por presentes dá um salto.
A ideia é aproveitar estas e várias outras datas especiais para criar ofertas e aumentar as vendas.
Crie um calendário com as principais datas
É importante criar um calendário para você se preparar e calibrar suas ofertas com antecedência, dentro das características de cada época.
Você sabe em que dia da semana cai o Natal deste ano? Quando será o Dia das Mães? E quanto tempo você tem entre o dia de hoje e a Black Friday?
Anotar e lembrar de todas as datas importantes colocará seu plano de marketing de datas comemorativas em perspectiva. Veja quantos fins de semana você tem antes do Natal e quando posicionar as vendas cruciais de última hora em dezembro, por exemplo.
O primeiro passo é registrar todas as datas que podem representar um aumento nas suas vendas e já começar a pensar em estratégias para elas.
Elaborar um calendário de datas comemorativas é uma ótima estratégia para fomentar as vendas em um negócio.
Identifique as datas comemorativas relevantes para o seu negócio e faça uma lista daquelas que possam impulsionar as vendas. Comece com as datas mais fortes: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Ano Novo.
Em seguida, analise o perfil do seu público-alvo. Se você tem uma loja de roupas infantis, o Dia das Crianças será uma data importante para sua empresa.
Se você trabalha com música de alguma forma, saiba que existe o Dia do Músico, por exemplo, que é comemorado no Brasil no dia 22 de novembro, data escolhida em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos.
O Dia do Músico é uma data importante para celebrar a arte da música e a contribuição dos músicos para a cultura e a sociedade. Muitas escolas de música, orquestras e grupos musicais realizam apresentações especiais ou promovem eventos para celebrá-la. Lojas de instrumentos musicais e empresas ligadas ao setor de música a aproveitam para realizar promoções e descontos em seus produtos.
Entendeu o conceito, não é? Todo dia é dia de alguém ou alguma coisa importante. Dia do Médico, Dia do Professor... Encontre as suas datas.
Mais sugestões:
- Dia Internacional da Mulher (8 de março): importante para lojas que vendem produtos relacionados a beleza, moda e acessórios femininos;
- Dia do Consumidor (15 de março): ideal para promoções e descontos;
- Dia do Trabalhador (1º de maio): presentes para colegas de trabalho ou para celebrar o esforço e dedicação dos funcionários;
- Dia dos Avós (26 de julho): produtos para a terceira idade, como itens de cuidados pessoais, roupas confortáveis e acessórios de tecnologia para idosos;
- Dia do Cliente (15 de setembro): promoções exclusivas para os clientes mais fiéis da sua empresa;
- Halloween (31 de outubro): para lojas de fantasias, decoração e doces temáticos;
- Dia do Frete Grátis (em diversas datas, dependendo da empresa): estratégia para incentivar as vendas, oferecendo fretes grátis para compras acima de um determinado valor.
Planeje ações com antecedência
Depois de selecionar o seu calendário de datas comemorativas, vem o planejamento.
Como você já sabe em que dia da semana será cada uma das datas especiais, aproveite para colocar seu plano em prática com antecedência.
Você precisa abastecer o estoque, preparar as promoções, pensar nas campanhas de marketing e treinar a equipe. Se não se preparar antes, pode chegar até as vésperas da data sem ter tudo pronto.
Crie campanhas personalizadas
Caso você esteja pensando no Dia dos Namorados, como abordaria essa data? E no Dia das Crianças, você poderia aproveitar essa mesma temática? Claro que não, pois cada data pede um plano de marketing próprio.
No Dia dos Namorados, por exemplo, você fará um apelo para casais apaixonados, e certamente o seu marketing deve refletir isso. Em posts nas redes sociais, na decoração da loja e na escolha dos produtos em destaque, tudo deve remeter à data especial.
E quando chegar o Dia das Crianças, o planejamento deve ser pensado novamente em agradar o público de pais, mães e demais familiares que querem presentear os pequenos.
Use as redes sociais
Ao criar suas campanhas, você poderá usar canais de mídia diversos. As principais aliadas nessa missão geralmente são as redes sociais. Plataformas como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp são decisivos para falar com seu público.
Avalie quais são as redes e os canais que seu público-alvo utiliza e use-os para falar com ele. Ao investir em canais como as mídias sociais, você consegue chegar até as pessoas que vão comprar seu produto gastando pouco ou até mesmo executando toda a sua campanha gratuitamente.
Coloque o seu público-alvo em primeiro lugar e planeje as ações com base no público que será atingido durante esse período.
Promoções e descontos
Promoções e descontos ajudam o cliente a decidir. Acompanhe os resultados para avaliar a efetividade do seu calendário de datas comemorativas, compare com o mesmo período do ano anterior, faça ajustes para o próximo ano e continue aprimorando sua estratégia de vendas sazonais.
Prepare o estoque
Mesmo em relação a uma loja física ou a um e-commerce, você sempre precisa ficar atento ao seu estoque.
Imagine que uma grande data como o Dia dos Pais está chegando. Com ela, virão muitos consumidores em busca de presentes para a ocasião. Você consegue imaginar o que aconteceria se você vendesse um produto que não pudesse entregar no prazo combinado?
Muitas pessoas procuram presentes durante as datas comemorativas. Então é inconcebível você vender algo e não tê-lo mais em estoque para ser entregue a tempo do grande dia, não é mesmo?
Procure fornecedores com antecedência e garanta que todos os itens chegarão um bom tempo antes da ocasião especial. Muitos consumidores já começam a procurar pelos presentes um mês antes, e quem já possui itens no estoque sempre pode passar à frente dos concorrentes.
Ofereça dicas de presentes
Quando chegam as datas comemorativas, muitas pessoas não sabem o que dar de presente. É aí que você pode ajudar seu público a escolher, com base nos itens que mais combinam com a data e que podem ser boas opções de presentes.
Essas sugestões podem ser oferecidas ao cliente por vários canais. É necessário treinar sua equipe de vendas em relação às dicas, criar conteúdos para as redes sociais da sua empresa com sugestões ou a mandar uma lista de ideias por e-mail marketing, por exemplo.
Identifique os produtos que você pretende vender mais. Mas sempre pense em sugestões de presentes úteis para quem está lendo. Não vale “empurrar” o produto que mais interessa ao seu negócio, ok?
Distribua brindes
Oferecer algo de graça é uma ótima estratégia para aumentar as vendas porque os clientes adoram receber “presentinhos”. Durante as compras em datas comemorativas, as pessoas estão no modo de comprar/gastar dinheiro, então oferecer algo grátis a elas será como um presente a mais e vai incentivá-las a comprar de você! Você pode oferecer cartões-presente, produtos ou frete a seus clientes.
O frete grátis também pode ser um diferencial importante para quem quer dar um “gás” nas vendas. Os consumidores são atraídos por esse tipo de oferta, que não deixa de ser uma diferença competitiva.
Como o frete grátis pode pesar no bolso do varejista, uma boa opção é oferecer a gratuidade apenas a partir de um determinado valor. Assim, você estimula o cliente a comprar mais e, ao mesmo tempo, pode recompensá-lo com o brinde do frete gratuito.
Treine a sua equipe
Datas comemorativas são períodos em que bastante gente sai às compras, como você sabe. O número de pessoas aumenta muito nas lojas físicas e on-line, o que pode pode gerar certo desconforto aos clientes.
Esse é o momento em que você precisa garantir que seu negócio está preparado para receber todas essas pessoas – e nada melhor do que treinar toda a sua equipe de vendas para isso.
Comece a conversar com sua equipe com antecedência e explique que, durante aquelas datas, mais do que nunca, eles precisam ser ágeis e atender aos desejos dos compradores da melhor forma possível.
É fundamental focar na cordialidade do atendimento. É muito importante garantir que a experiência do comprador seja gratificante, para que a pessoa sinta vontade de comprar de você novamente.
Artigo inspirado no texto Como vender mais em datas comemorativas, do Sebrae em Minas Gerais.
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
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Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
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Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
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O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados