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Tue Mar 21 12:12:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Datas comemorativas são grandes oportunidades para o varejo

Algumas épocas do ano são bem aproveitadas pelos varejistas para aumentar as vendas. Veja dicas para planejar e se preparar para as datas comemorativas.

· Atualizado em 21/03/2023
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Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Black Friday fazem a alegria do comércio varejista e do e-commerce. É quando a procura por presentes dá um salto.

A ideia é aproveitar estas e várias outras datas especiais para criar ofertas e aumentar as vendas.

Crie um calendário com as principais datas

É importante criar um calendário para você se preparar e calibrar suas ofertas com antecedência, dentro das características de cada época.

Você sabe em que dia da semana cai o Natal deste ano? Quando será o Dia das Mães? E quanto tempo você tem entre o dia de hoje e a Black Friday?

Anotar e lembrar de todas as datas importantes colocará seu plano de marketing de datas comemorativas em perspectiva. Veja quantos fins de semana você tem antes do Natal e quando posicionar as vendas cruciais de última hora em dezembro, por exemplo.

O primeiro passo é registrar todas as datas que podem representar um aumento nas suas vendas e já começar a pensar em estratégias para elas.

Elaborar um calendário de datas comemorativas é uma ótima estratégia para fomentar as vendas em um negócio.

Identifique as datas comemorativas relevantes para o seu negócio e faça uma lista daquelas que possam impulsionar as vendas. Comece com as datas mais fortes: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Ano Novo.

Em seguida, analise o perfil do seu público-alvo. Se você tem uma loja de roupas infantis, o Dia das Crianças será uma data importante para sua empresa.

Se você trabalha com música de alguma forma, saiba que existe o Dia do Músico, por exemplo, que é comemorado no Brasil no dia 22 de novembro, data escolhida em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos.

O Dia do Músico é uma data importante para celebrar a arte da música e a contribuição dos músicos para a cultura e a sociedade. Muitas escolas de música, orquestras e grupos musicais realizam apresentações especiais ou promovem eventos para celebrá-la. Lojas de instrumentos musicais e empresas ligadas ao setor de música a aproveitam para realizar promoções e descontos em seus produtos.

Entendeu o conceito, não é? Todo dia é dia de alguém ou alguma coisa importante. Dia do Médico, Dia do Professor... Encontre as suas datas.

Mais sugestões:

  • Dia Internacional da Mulher (8 de março): importante para lojas que vendem produtos relacionados a beleza, moda e acessórios femininos;
  • Dia do Consumidor (15 de março): ideal para promoções e descontos;
  • Dia do Trabalhador (1º de maio): presentes para colegas de trabalho ou para celebrar o esforço e dedicação dos funcionários;
  • Dia dos Avós (26 de julho): produtos para a terceira idade, como itens de cuidados pessoais, roupas confortáveis e acessórios de tecnologia para idosos;
  • Dia do Cliente (15 de setembro): promoções exclusivas para os clientes mais fiéis da sua empresa;
  • Halloween (31 de outubro): para lojas de fantasias, decoração e doces temáticos;
  • Dia do Frete Grátis (em diversas datas, dependendo da empresa): estratégia para incentivar as vendas, oferecendo fretes grátis para compras acima de um determinado valor.

Planeje ações com antecedência

Depois de selecionar o seu calendário de datas comemorativas, vem o planejamento.

Como você já sabe em que dia da semana será cada uma das datas especiais, aproveite para colocar seu plano em prática com antecedência.

Você precisa abastecer o estoque, preparar as promoções, pensar nas campanhas de marketing e treinar a equipe. Se não se preparar antes, pode chegar até as vésperas da data sem ter tudo pronto.

Crie campanhas personalizadas

Caso você esteja pensando no Dia dos Namorados, como abordaria essa data? E no Dia das Crianças, você poderia aproveitar essa mesma temática? Claro que não, pois cada data pede um plano de marketing próprio.

No Dia dos Namorados, por exemplo, você fará um apelo para casais apaixonados, e certamente o seu marketing deve refletir isso. Em posts nas redes sociais, na decoração da loja e na escolha dos produtos em destaque, tudo deve remeter à data especial.

E quando chegar o Dia das Crianças, o planejamento deve ser pensado novamente em agradar o público de pais, mães e demais familiares que querem presentear os pequenos.

Use as redes sociais

Ao criar suas campanhas, você poderá usar canais de mídia diversos. As principais aliadas nessa missão geralmente são as redes sociais. Plataformas como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp são decisivos para falar com seu público.

Avalie quais são as redes e os canais que seu público-alvo utiliza e use-os para falar com ele. Ao investir em canais como as mídias sociais, você consegue chegar até as pessoas que vão comprar seu produto gastando pouco ou até mesmo executando toda a sua campanha gratuitamente.

Coloque o seu público-alvo em primeiro lugar e planeje as ações com base no público que será atingido durante esse período.

Promoções e descontos

Promoções e descontos ajudam o cliente a decidir. Acompanhe os resultados para avaliar a efetividade do seu calendário de datas comemorativas, compare com o mesmo período do ano anterior, faça ajustes para o próximo ano e continue aprimorando sua estratégia de vendas sazonais.

Prepare o estoque

Mesmo em relação a uma loja física ou a um e-commerce, você sempre precisa ficar atento ao seu estoque.

Imagine que uma grande data como o Dia dos Pais está chegando. Com ela, virão muitos consumidores em busca de presentes para a ocasião. Você consegue imaginar o que aconteceria se você vendesse um produto que não pudesse entregar no prazo combinado?

Muitas pessoas procuram presentes durante as datas comemorativas. Então é inconcebível você vender algo e não tê-lo mais em estoque para ser entregue a tempo do grande dia, não é mesmo?

Procure fornecedores com antecedência e garanta que todos os itens chegarão um bom tempo antes da ocasião especial. Muitos consumidores já começam a procurar pelos presentes um mês antes, e quem já possui itens no estoque sempre pode passar à frente dos concorrentes.

Ofereça dicas de presentes

Quando chegam as datas comemorativas, muitas pessoas não sabem o que dar de presente. É aí que você pode ajudar seu público a escolher, com base nos itens que mais combinam com a data e que podem ser boas opções de presentes.

Essas sugestões podem ser oferecidas ao cliente por vários canais. É necessário treinar sua equipe de vendas em relação às dicas, criar conteúdos para as redes sociais da sua empresa com sugestões ou a mandar uma lista de ideias por e-mail marketing, por exemplo.

Identifique os produtos que você pretende vender mais. Mas sempre pense em sugestões de presentes úteis para quem está lendo. Não vale “empurrar” o produto que mais interessa ao seu negócio, ok?

Distribua brindes

Oferecer algo de graça é uma ótima estratégia para aumentar as vendas porque os clientes adoram receber “presentinhos”. Durante as compras em datas comemorativas, as pessoas estão no modo de comprar/gastar dinheiro, então oferecer algo grátis a elas será como um presente a mais e vai incentivá-las a comprar de você! Você pode oferecer cartões-presente, produtos ou frete a seus clientes.

O frete grátis também pode ser um diferencial importante para quem quer dar um “gás” nas vendas. Os consumidores são atraídos por esse tipo de oferta, que não deixa de ser uma diferença competitiva.

Como o frete grátis pode pesar no bolso do varejista, uma boa opção é oferecer a gratuidade apenas a partir de um determinado valor. Assim, você estimula o cliente a comprar mais e, ao mesmo tempo, pode recompensá-lo com o brinde do frete gratuito.

Treine a sua equipe

Datas comemorativas são períodos em que bastante gente sai às compras, como você sabe. O número de pessoas aumenta muito nas lojas físicas e on-line, o que pode pode gerar certo desconforto aos clientes.

Esse é o momento em que você precisa garantir que seu negócio está preparado para receber todas essas pessoas – e nada melhor do que treinar toda a sua equipe de vendas para isso.

Comece a conversar com sua equipe com antecedência e explique que, durante aquelas datas, mais do que nunca, eles precisam ser ágeis e atender aos desejos dos compradores da melhor forma possível.

É fundamental focar na cordialidade do atendimento. É muito importante garantir que a experiência do comprador seja gratificante, para que a pessoa sinta vontade de comprar de você novamente.

Artigo inspirado no texto Como vender mais em datas comemorativas, do Sebrae em Minas Gerais.

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