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Wed Aug 02 18:36:49 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Desafios para o varejo em 2023

São inúmeros os desafios para o varejo, este artigo tem o RH como foco e indica como torná-lo mais eficiente

· 10/04/2023 · Atualizado em 02/08/2023
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Voltar o olhar para os valores da marca, retomando propósitos, objetivos, metas e missão é importante para as empresas do varejo e deve ser feito com periodicidade a fim de que os ajustes necessários aos resultados esperados sejam efetuados.

Esse é um dos tantos desafios que se impõem ao varejo e um dos setores que passam por esse momento de repensar o seu papel na empresa é o RH (Recursos Humanos), especialmente em um momento em que novos modelos de relações de trabalho ganham forma e se intensificam: presencial, remoto, híbrido, valorização da mão de obra em uma tendência em que funcionários e colaboradores devem, mais do que nunca, ser vistos como pessoas em suas particularidades.

O universo da diversidade e da inclusão chega às organizações como uma vertente das tendências do mundo atual: a sustentabilidade, que exige das marcas responsabilidade com os aspectos não somente ambientais, mas também econômicos e sociais. Portanto, o RH possui tarefas essenciais a desempenhar nas empresas, a fim de ter maior eficiência e contribuir positivamente com a gestão.

Para isso, é importante observar quais são as tendências que estão em alta hoje no varejo e que devem continuar prevalecendo este ano. Acompanhe!

  • Tecnologia: é hora de digitalizar processos burocráticos e liberar o setor de RH para pensar no que a empresa tem de mais valioso, que são os colaboradores. Aliás, uma função importante do RH é ouvir os funcionários e verificar com eles quais são os serviços e setores que podem ser automatizados, capacitando os colaboradores para lidar com essas novas ferramentas e para as inovações que a marca pode e deve adotar. A tecnologia deve ser vista nas empresas não como um evento de substituição de mão de obra, mas de facilitação de processos, qualificação de serviços e produtos. E a satisfação dos colaboradores ocorre quando eles são treinados e qualificados para usá-las, desempenhando papéis menos automatizados e mais protagonistas.
  • RH 5.0: o objetivo do modelo RH 5.0 é buscar o bem-estar dos colaboradores e tornar o ambiente de trabalho agradável. Trabalho em equipe, treinamento, integração, feedbacks (construtivos) e momentos de aproximação dos setores e das pessoas são estratégias essenciais para construir um ambiente de satisfação no trabalho e de boas relações entre gestores e equipes, bem como entre equipes. É isso o que gera comprometimento com a empresa, produtividade e, consequentemente, resultados positivos.
  • Retenção: a retenção de talentos está diretamente relacionada à reputação da marca, bem como ao sucesso da empresa. Perder talentos, geralmente pela insatisfação, torna-se caro para a empresa, pois o custo para treinar outro colaborador é sempre maior, correndo-se o risco de ter um círculo vicioso quando os problemas não são detectados. Já parou para pensar que você pode estar perdendo talentos na sua empresa pela não valorização do trabalho do colaborador (muitos perdem bons profissionais para a concorrência por motivos salariais) ou por estar com processos ultrapassados ou ainda por falta de flexibilização? Assim como se fala em experiência do consumidor, é um desafio para os RHs planejar a experiência do colaborador.
  • Objetivos e metas: é muito importante pensar nos objetivos da empresa e definir metas. Mas, lembre-se: estabelecer metas em equipe e para grupos costuma gerar mais engajamento, principalmente quando são planejadas em conjunto. Definir metas pessoais também é importante, porém é preciso lembrar que os colaboradores também têm metas e objetivos pessoais. Assim, é de bom tom buscar a integração entre objetivos pessoais e aqueles relacionados ao trabalho.
  • Feedbacks automatizados: é uma tendência que vem crescendo e baseia-se na produtividade e coleta automatizada de dados. Sempre é importante destacar que os feedbacks devem destacar os pontos positivos dos colaboradores e estimulá-los a buscar a melhoria das eventuais falhas no desempenho da função, nunca deve ter um tom meramente crítico e/ou ser feito em público. Evite também comparações entre funcionários.

Para saber mais sobre esses e outros enfrentamentos que o varejista tem pela frente, acompanhe a série Desafios para o varejo em 2023 (O impacto da sustentabilidade ambiental no varejo; A necessidade da implantação do omnichannel no varejo; A importância do planejamento estratégico no varejo; Como tornar o RH do varejo mais eficiente). 

Lembre-se de que o Sebrae é o seu parceiro para se planejar frente aos desafios dos novos tempos. Capacite-se inscrevendo-se em nossos cursos EaD: Planejamento estratégico para empreendedores e Indicadores para o seu negócio.

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