this is an h1

this is an h2

Tue Mar 28 14:21:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Ideias para inovar as vendas do seu salão de beleza

Em uma área concorrida, como a de salões de beleza, inovar na experiência do cliente é uma oportunidade se diferenciar dos concorrentes.

· Atualizado em 28/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para que o salão de beleza possa inovar, é preciso criatividade, conhecimento do mercado, das tendências e estratégias de marketing e vendas para colocar tudo isto em prática.

Para atrair e reter novos clientes com sucesso, é necessário tornar a experiência do cliente agradável e surpreendente. Isto envolve toda a jornada do cliente: facilidade de agendamento, bom atendimento, qualidade de serviços, conforto,  facilidade de pagamento.

Apresentamos abaixo algumas dicas de especialistas e influencers do mercado de beleza que podem ajudar a melhorar a experiência do cliente no seu salão de beleza. 

Rodrigo Lima, proprietário do Circus Hair, tem sua trajetória marcada pela inovação e criatividade. Quando ele abriu seu espaço de beleza, sua a ideia era criar mais do que o salão de beleza, era criar um ambiente que pudesse ser divertido e que pudesse agregar uma série de coisas diferentes e inovadoras para as pessoas que viessem ao seu salão. A base da inovação do Circus Hair se baseia em 4 pilares: beleza, moda, cultura e entretenimento.

Com mais de 20 anos atuando no segmento de beleza, o terapeuta capilar e instrutor de cursos para cabeleireiros, Maikel Antunes, afirma que muitos empresários ficam perdidos quando se dão conta de que precisam inovar, mas fazer isso é mais simples do que se imagina.

De acordo com o instrutor, é possível inovar de diferentes modos, como criar uma jornada de experiência, que é algo muito maior do que apenas prestar os serviços de forma tradicional. Porém ele é categórico ao afirmar que essas inovações dependem de estratégia.

“Inovar tem muito mais a ver com estratégia do que com produto novo, tem a ver com o empoderamento do profissional em vez de incluir um novo protocolo. Sem contar que investir em produtos caros também não garante a conquista de mais clientes. Segundo ele, na maioria das vezes, os salões de beleza já têm produtos suficientes para promover inovações no atendimento, falta apenas definir estratégias para isso acontecer.

Para Maikel, o grande desafio é pegar algo do passado, como a massagem, e aplicar de forma inovadora no salão de beleza. “Com a tecnologia de hoje, não existe a necessidade de fazer massagem para potencializar o efeito de uma máscara capilar, porém fazer uma massagem para agregar valor ao atendimento ainda é uma forma de se diferenciar dos demais profissionais, pois ajuda o cliente a viver uma experiência”, exemplifica.

Oferta de novos serviços

A experiência do cliente também pode ser inovada através da oferta de serviços inovadores nos salões de beleza, como terapia capilar, aromaterapia e cromoterapia. Oferecer serviços express e dry bar também pode ser opções interessantes para os clientes.

Experimente e compre -“Try and Buy” - Uma boa experiência leva a uma boa compra

Outra forma de inovar sem fazer investimento e ainda faturar bastante, segundo Maikel, é criar um conceito de venda combinada.  Ele é proprietário de uma clínica de beleza em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul. Ele vende protocolos de terapia capilar que exigem dois a três retornos e o cliente paga o pacote. 

No seu salão, ele usa um conceito de marketing chamado Try and Buy,  o chamado experimente e compre, oferecendo uma sessão gratuita para a cliente experimentar o serviço de terapia capilar. Durante o procedimento, é explicado a importância de se  fazer os retornos programados e necessários para manter a saúde e beleza dos fios. 

Entre os benefícios de apostar nesse tipo de estratégia, Maikel Antunes destaca o aumento do rendimento e a fidelização das clientes. "Porém, para obter sucesso, é preciso explicar de forma profissional a necessidade do retorno. Eu, por exemplo, sempre explico que, após passar por um procedimento químico, o cabelo vive um período de 7 a 14 dias para estabilizar as cutículas. Nesse período é fundamental fazer um tratamento específico para ajudar a fortalecer a fibra capilar”, justifica. 

Venda de combos e produtos home care

Maikel explica que, ao se dar conta da importância de retornar ao salão de beleza para fazer um tratamento nos fios, a cliente fica mais propensa para uma venda casada. “Neste momento, você pode vender um pacote de tratamento, pois ela se interessará”, finaliza.

David Rocha, instrutor de cursos para profissionais de beleza, é outro especialista que fala como as vendas de cosméticos no salão impactam positivamente sua lucratividade. E dá dicas de como identificar os melhores produtos e tratamentos a indicar aos clientes com o intuito de fidelizá-los, pois a venda de produtos é diferencial para aumento do faturamento no salão. Ele aponta outro fator muito importante na experiência do cliente que é a personalização

Segundo David, existem três passos importantes neste processo: o primeiro passo para fazer todo atendimento ser personalizado é entender qual é o tipo de problema que a cliente tem. Em seguida, identificar claramente qual o resultado que ela espera. É muito importante saber exatamente aonde você, profissional da beleza especializado, consegue chegar com o tratamento para os problemas que aquele cabelo apresenta e para atender às expectativas da cliente. E, por fim, é necessário mostrar claramente como aquele produto vai agir para trazer um bom resultado. É importante explicar o passo a passo e o que se pode esperar do produto aplicado. Essas são informações que deixam a ciente segura e confiante, afinal o resultado só será confirmado por meio da experiência de sua cliente com o tratamento

Esta experiência do cliente, traz confiança e fideliza, ela também impulsiona a venda de produtos home care no salão de beleza

Conheça os materiais Sebrae

O Portal do Sebrae Beleza traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?