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Wed Mar 08 21:20:42 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Jornada do cliente: por onde começar

Entenda a jornada do cliente e como implementar no seu negócio.

· Atualizado em 08/03/2023
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Você conhece a jornada do seu cliente na sua empresa? Esta pode ser a chave para alavancar as suas vendas. Muitos entraves na jornada de compra passam despercebidos e podem fazer a diferença na escolha da estratégia de vendas. Neste artigo, inspirado no post do Varejo + Sebrae Minas, você vai entender o que é a jornada do cliente e como aplicá-la no seu negócio.

Gerenciar essa jornada pode ser a diferença entre ter ou não a preferência do cliente na hora de fechar a venda. A jornada do cliente refere-se a toda a experiência do cliente com a sua empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. Entender como é essa experiência permitirá que você melhore, gerando mais valor durante todo o processo de compra e prestação do serviço.

Analisar a jornada do cliente nada mais é do que se colocar no lugar do usuário do seu produto ou serviço. Somente desta forma, analisando pelo aspecto humano, podemos estudar e avaliar a jornada do cliente, pois assim o que o cliente pensa e sente com a experiência é considerado.Com a jornada do cliente, é possível identificar os gargalos no processo de venda e redesenhar estratégias. Aliás, é a partir da definição da jornada do cliente que a estruturação da área de vendas se desenrola.

Antes de fazer qualquer compra, o cliente já tem uma coisa: expectativa! Ela surge no início da jornada, quando ele descobre a sua empresa por meio de uma divulgação nas redes sociais, um panfleto ou mesmo a indicação de uma pessoa. Alinhar as expectativas do cliente com a sua entrega é essencial para o sucesso do seu negócio. Isso quer dizer que aquilo que você entrega ao cliente tem que ser igual ou melhor do que você promete.

Uma boa dica para fazer isso é deixar de lado os bancos de imagem e optar por fotos reais na hora de divulgar o seu produto. Outra opção interessante é analisar sua fachada, sua vitrine e mesmo seus canais digitais e entender aquilo que você entrega está igual ao que você divulga. Mas, a melhor dica é conversar com seu cliente e entender o que ele espera. Só assim você vai conseguir traçar as melhores estratégias.

No varejo atual, nenhum produto ou serviço pode ser vendido sem agregar uma boa experiência ao consumidor. Uma jornada do cliente bem pensada pode ser o diferencial do seu negócio. Mas, você conhece as expectativas dos seus clientes e sabe avaliar se elas estão sendo atendidas? Para isso, comece colocando-se no lugar dele e responda às seguintes questões:

1) Em que circunstâncias meu cliente precisa dos meus produtos?

2)  Quantas opções de fornecedores ele tem?

3) Como ele descobre essas empresas?

4) O que ele considera na escolha de onde comprar?

5) Qual é a percepção que ele tem sobre a minha empresa?

Lembrando que você também pode fazer essas perguntas diretamente para alguns seus clientes. Com as respostas, você provavelmente encontrará uma oportunidade de atender e superar as expectativas dos seus clientes. Ao fazer isso, você aumentará sua taxa de conversão, que é um indicador que mostra o percentual de clientes que saem da loja sem comprar, ou seja, que não tiveram suas expectativas atendidas.

Saiba mais

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Atendimento ao cliente 

Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.

Curso Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor 

Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

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