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Tue May 09 01:06:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing de influência é só para grandes empresas?

Entenda a importância do marketing de influência para micro e pequenas empresas.

· 19/04/2023 · Atualizado em 09/05/2023
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Cada vez mais empresas utilizam-se do marketing de influência, servindo-se de estratégias e ações por meio de um interlocutor, no caso o influenciador digital (ou influencer) que possui poder de persuasão ou liderança. O objetivo é influenciar na decisão de compra a favor da marca, e é importante entender que a estratégia não é exclusividade das grandes e médias empresas. Os pequenos negócios também podem beneficiar-se desse tipo de divulgação.

Para se ter uma ideia da importância do marketing de influência, a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box, em 2022, revelou que 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais. A pesquisa mostrou ainda que 55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais. Os números revelam, portanto, a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa.

Credibilidade é uma das principais vantagens ao recorrer a um influenciador, o que também traz um posicionamento de autoridade para a marca. O que os micro e pequenos empreendedores precisam entender é que não é necessário recorrer às celebridades para fazer um marketing digital eficiente e de sucesso. Aliás, nem sempre a celebridade é o melhor caminho, pois escolher um influenciador para a marca requer identidade com o público e/ou com a marca. Por isso, muitas vezes, a opção pelos influenciadores locais, como os nano e microinfluenciadores, é o melhor caminho para os pequenos negócios.

Os nanoinfluenciadores são aqueles que possuem, pelo menos, mais de mil seguidores e desenvolvem um engajamento de boa qualidade com seu público. Já os microinfluenciadores têm de dez mil a 100 mil seguidores e também costumam prestar atendimento a um nicho mais específico. Influenciam de forma positiva as taxas de engajamento, as quais tendem a ser maiores que as dos megainfluenciadores, com milhões de seguidores.

Veja a seguir quatro ferramentas para encontrar influencers;

  • Influency.me: é a maior comunidade de empresas e influenciadores. Plataforma de gestão de campanhas e marketing de influência.
  • Hubble: tem opções para pequenas, médias e grandes empresas.
  • Influence.co: o usuário consegue achar influenciadores por meio de filtros como taxa de engajamentos, número de seguidores e mídias sociais específicas.
  • BuzzSumo: ajuda a identificar influenciadores digitais que podem compartilhar o seu material em diversas mídias, o que aumenta as chances de viralizar o seu conteúdo.

Entendeu por que o marketing de influência não se restringe a grandes empresas? Ele é uma estratégia desenvolvida por produtores de conteúdo independentes e que conseguem seguidores engajados, com alto potencial de compra. Normalmente, os influenciadores conseguem criar um relacionamento mais próximo entre a marca e o público, então, essa é uma boa aposta para os pequenos negócios também.

Empreendedor, procure o apoio do Sebrae mais próximo para tirar a sua ideia do papel.

Saiba mais:

Como utilizar o marketing de influência no seu negócio

Marketing de Influência: Divulgue sua empresa com a pessoa ideal

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