Trilha Gestão do Restaurante
O que você vai aprender:
- Receita de sucesso: cardápio, cozinha e alimentos
- Como comprar bem e de bons fornecedores
Trilha Exclusiva para Bares e Restaurantes
Saiba como manter a qualidade dos alimentos e do fluxo de serviços para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.
Quando a pandemia de covid-19 exigiu de empreendedores novas estratégias de negócios para reverter a redução das vendas, o delivery era pauta prioritária em todos os planejamentos. Driblar a crise passava por inovações e logísticas onde os serviços de entregas seriam primordiais para o sucesso do negócio. A importância da estratégia de delivery para o seu negócio Os serviços de delivery devem estar presentes na estratégia global das empresas que atuam em setores que envolvem entregas de produtos. Os clientes valorizam sobremaneira a rapidez de entregas, estejam eles em cadeias de produção ou no consumo. Cresceram, consideravelmente, as compras on-line e o grande desafio dessa modalidade de comércio é a entrega rápida e eficiente. Tecnologias avançadas significam praticidade para o consumidor comprar os produtos do seu interesse, mas nada disto tem sentido se a entrega não chegar de maneira ágil e qualificada. Vantagens que uma estratégia de delivery pode proporcionar ao empreendedor: Oportunidade de oferecer aos clientes novos estabelecimentos; Expansão de negócios para outras regiões e consumidores; Aumento nos lucros; Maior potencial de fidelização; Possibilidade de contato mais específico com o seu público; Maior comodidade ao cliente; Oportunidade de ouvir feedback do seu público. Os serviços de delivery são diversificados e oportunizam vários tipos de negócios (restaurantes, farmácias, pet shops, lavanderias e tantos outros). Na pandemia, sua força ficou evidente e ajudou muitos empreendimentos na solução do fluxo de caixa e perdas de vendas. E, na continuidade do seu negócio, no pós-pandemia, a estratégia de bons serviços de delivery poderá definir o futuro do seu negócio. Oportunidade de competitividade Empresas que prestam serviços de qualidade aumentam sua competitividade em consequência de estratégias utilizadas para atrair, conquistar e fidelizar os clientes, além de poder identificar novas necessidades e demandas, oferecendo soluções à frente dos concorrentes. Estratégias na prestação do serviço de entregas Qualidade no atendimento - tempo, relacionamento e informação; Cumprimento de prazos; Divulgação em localizações estratégicas; Valores acessíveis nas taxas de entregas; Parcerias responsáveis e complementares ao negócio; Ouvir feedbacks e promover melhorias; Usar tecnologias que proporcionem comodidade ao cliente.
Tempos de quarentena, comércio fechado e muita dor de cabeça para quem precisa manter um negócio funcionando e gerando renda. Se por um lado o movimento na loja caiu, por outro, o telefone não para de tocar. Ir até o cliente tornou-se a principal forma de garantir suas vendas. Mas, como oferecer um serviço de delivery eficiente? Quais aplicativos usar? Quais são os custos envolvidos? Neste e-book e cartilha preparamos dicas sobre como organizar, utilizar e promover seu serviço de delivery, além de uma lista dos principais serviços de entrega que operam no Brasil. Confira: Leia o e-book: Como organizar um serviço de delivery eficiente (em PDF). Leia a cartilha: Como organizar um delivery eficiente: alimentação (em PDF). _________________________________ Assista também: O consultor Alércio Guerra fala sobre como planejar a operação do delivery e dá dicas para quem está começando a oferecer o serviço.
A pandemia do novo coronavírus fez as empresas se adaptarem ao serviço de delivery para manter as vendas. Essa tem sido uma solução e tanto para muitas donas de negócios, que viram suas demandas aumentarem com esse novo modelo de entrega. E, para ajudar você, empreendedora, a fornecer o serviço de delivery neste período e vender mais, separamos seis dicas simples, fáceis e práticas para o seu negócio entregar em domicílio. Confira! Capriche no atendimento É preciso falar de maneira clara e objetiva. Saiba ouvir e conheça bem a empresa para oferecer as melhores soluções possíveis. Uma boa dica também é manter os dados dos clientes atualizados, favorecendo um atendimento personalizado. Cumpra os prazos de entrega Trabalhar com entregas é lidar com expectativas. Além de rapidez, os clientes querem previsibilidade. Por isso, é melhor informar um tempo de entrega que você pode cumprir do que promover velocidade e deixar o cliente esperando. Diversifique os meios de pagamento Além de dinheiro, ticket e cartões de crédito e débito, o pagamento por dispositivos móveis é cada vez mais popular. Informe-se de como incluir essa modalidade de compra na sua empresa e esteja preparada para seus clientes. Ofereça horários flexíveis As restrições causadas pelo atual momento podem criar demandas em horários alternativos, logo fique atenta aos custos e reajustes seus horários de acordo com o movimento. Escolha boas embalagens Mais do que só uma função prática, as embalagens representam a imagem da sua empresa, garantem a segurança e a qualidade do seu produto. Logo, é preciso escolher as embalagens para delivery mais adequadas para o seu negócio e o momento que estamos vivendo. Isso é fundamental para ter sucesso neste mercado. Divulgue a novidade A internet é crucial na divulgação dos pequenos negócios. Em temos de reclusão, ela é mais importante do que nunca. Por isso, o Sebrae separou um curso online gratuito para te ajudar a construir e a monitorar sua estratégia de marketing digital. A expectativa é que o uso de delivery se mantenha em alta mesmo após a pandemia. Então não perca tempo, aproveite as dicas e ofereça o serviço de entrega em domicílio para seus clientes.
Estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas geram grandes quantidades de resíduos recicláveis e não recicláveis, que precisam ter a destinação correta para evitar multas e problemas com a fiscalização em grande parte das cidades brasileiras. O que parece um problema, porém, pode se tornar uma vantagem se o empreendedor usar as ferramentas certas e aderir a serviços que oferecem “cashback”, ou descontos, por meio de empresas ou aplicativos de gestão de lixo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) foi instituída ainda em 2010, mas muitas cidades têm criado regras mais duras que atingem mesmo os pequenos estabelecimentos. Em São Paulo, por exemplo, o decreto municipal nº 58.701 de 2019 obriga que comércios que produzem mais de 200 litros de lixo por dia a contratar empresas privadas para a remoção dos resíduos. Isso é o equivalente a apenas dois sacos grandes de resíduos.
A sustentabilidade empresarial não é um tema novo, mas ganhou força nos últimos anos e tornou-se uma premissa importante para uma parcela dos consumidores. Uma empresa que opta por ações sustentáveis, além de reduzir consideravelmente seus custos, agrega valor à sua marca e chama a atenção do consumidor. É uma estratégia que pode ser adotada pelos pequenos negócios e incorporada na gestão, por meio de iniciativas comportamentais e tecnologias de fácil adoção. Mas como identificar esses pontos? A série de vídeos Dicas de Sustentabilidade, elaborado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), traz dicas importantes que permitem aos empreendedores observarem seus processos produtivos e selecionarem práticas que impactem positivamente na redução de custos. Veja aqui algumas dessas dicas de sustentabilidade: Desperdício de água: faça a leitura do hidrômetro, interrompa o uso da água por duas horas e verifique-o novamente. Se houver variação, é porque há vazamento de água; Eficiência energética: máquinas e motores impactam muito na conta de energia, ainda mais se for necessário ligá-los várias vezes ao dia. Para evitar esse tipo de desperdício, planeje sua produção para otimizar o uso desses equipamentos, colocando-os para funcionar apenas o necessário; Gerenciamento de resíduos sólidos: para reduzir a geração de resíduos comece pela identificação da área de sua empresa que mais gera lixo; em seguida, adote as seguintes medidas: promova o maior aproveitamento de matéria-prima, reduza sobras, padronize produtos e use embalagens ecológicas; Separe o lixo: apesar de muitas empresas ainda optarem por lixeiras individuais, que acabam misturando diferentes tipos de resíduos, é importante investir em lixeiras separadoras. Sua empresa ajuda o meio ambiente e facilita o trabalho dos profissionais encarregados da limpeza e da coleta de lixo; Redução de desperdício de alimentos:crie receitas que reaproveitem alimentos, estude sua previsão de venda e tente adquirir verduras e outros itens diretamente de produtores locais, pois estarão mais frescos e com preços mais em conta. A armazenagem também deve ser feita de forma correta, priorizando-se a saída dos alimentos com data de vencimento mais próxima. Cada um dos dez vídeos da série “Dicas de Sustentabilidade” traz novas práticas para tornar o pequeno negócio mais sustentável e rentável. Veja: O Centro Sebrae de Sustentabilidade – CSS produz diversos outros conteúdos sobre sustentabilidade empresarial. Para saber mais acesse: Portal: Centro Sebrae de Sustentabilidade YouTube: Canal do Centro Sebrae Sustentabilidade Instagram: @sustentabilidade_sebrae Facebook: Página do Centro Sebrae de Sustentabilidade Escrito por Alexandre de Oliveira Ambrosini, colaborador do Sebrae Nacional.
A preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado. E isso não é diferente no setor de alimentação fora do lar. Pequenos negócios como restaurantes, food trucks, padarias, bares e franquias de fast food, pizzarias, vendedores de cachorro-quente, churrasquinhos, doces e frutas podem incorporar, em seus produtos e serviços, práticas de gestão ambiental. As empresas que adotam práticas de sustentabilidade têm seus custos reduzidos porque: Consomem menos água e energia. Utilizam menos matéria-prima e geram menos resíduos, pela otimização do processo. Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível. Além de diminuir gastos, ao adotar essas práticas, as empresas posicionam seus negócios num contexto de mercado mais moderno e competitivo. Assim, seus ganhos ocorrem em duas vertentes: a dos ganhos econômicos e a dos ganhos ambientais. Ou seja, com a incorporação de práticas sustentáveis aliadas ao uso da tecnologia, seu negócio ganha em produtividade e eficiência, reduzindo custos.