Trilha Marketing Digital
O que você vai aprender:
- Marketing digital para o empreendedor
- Planejamento de marketing: ferramentas práticas
- Customer Success: como conquistar e manter clientes
- Os segredos por trás de um Instagram vendedor
- Como usar sites de busca para sua empresa
O mundo digital oferece diversos benefícios para quem quer aumentar a visibilidade do seu negócio e estreitar o contato com os clientes. Explicamos, com ajuda do gerente do Laboratório de Estratégias Digitais de Negócios do Sebrae/PE e Head do Sebraelab, Thiago Suruagy, passos simples para deixar sua empresa mais conectada: 1. Explorar o Google Meu Negócio – Esta ferramenta está diretamente ligada ao que aparece no Google quando se pesquisa informações dos estabelecimentos (especialmente os físicos). Cadastre informações básicas relevantes ao seu negócio, como horário de funcionamento, telefone e endereço, e receba feedbacks dos clientes. 2. Use o Whatsapp Business - "A versão do app para empresas traz uma série de benefícios importantes para o negócio", afirma Suruagy. Aproveite como um canal de contato direto com o cliente. 3. Teste qual rede é melhor para o seu negócio - As diferentes plataformas impactam e atraem públicos diferenciados. "Percebemos um forte crescimento de sucesso no Instagram e declínio do Facebook, mas dependendo do segmento tem outras redes que são mais apropriadas, como por exemplo, o Linkedin para uma empresa que fornece serviços para outras empresas", completa Thiago. 4. Veja o ambiente digital como um lugar cheio de possibilidades - "Utilize ativamente a rede como canal de relacionamento, prospecção de novos clientes, construção de marca e, principalmente, invista nos anúncios para ampliar o alcance". 5. Conheça o Marketplace - Disponível no Facebook e Instagram, é a parte das redes destinada exclusivamente a vendas. "Essas plataformas são as grandes tendências do e-commerce no mundo todo e os pequenos negócios podem se beneficiar bastante, utilizando estratégias de captação de novos clientes, mas, para isso, tem que estar com a gestão, principalmente financeira e de estoque, muito amarrada”. Se precisar de ajuda para colocar a sua empresa no digital, procure o Sebrae Pernambuco. Entre em contato conosco pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo Whats App (81) 9 9194.6690.
Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público. Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E, em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos clientes usando essa ferramenta. Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas. Vantagens Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens, como: Baixo custo. Possibilidade de segmentação. Comunicação personalizada. Riqueza de dados. Tráfego qualificado para o site. Fácil mensuração. Grande alcance. Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite uma comunicação mais pessoal com seus potenciais clientes, o que pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou informá-los sobre o seu negócio. Tipos de e-mail marketing Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. Veja, a seguir, os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio: E-mails de boas-vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra ou cadastro e fale sobre os próximos conteúdos. E-mails sazonais ou promocionais: divulgue ofertas especiais para cada momento. São excelentes para reter o cliente e promover a marca. E-mails com conteúdos grátis: disponibilize brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos. E-mails editoriais: exponha o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Como sua intenção é fortalecer a marca, mostre como a empresa se posiciona em determinada situação. E-mails transacionais: informe seus clientes a respeito de transações, cadastros, recebimento ou acompanhamento de pedidos. Newsletters: mantenha os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. Como construir uma lista de e-mail Construir e alimentar a sua lista de contatos são alguns dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing. Isso porque ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e que contatos optam por não receber mais suas mensagens. Aqui, vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, pois você está adquirindo endereços de e-mail de pessoas que não escolheram receber mensagens suas. Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber suas comunicações, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que, quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar. Boas práticas no uso da ferramenta Ao criar um e-mail marketing, algumas boas práticas são válidas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta. Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta. Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto. Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona. Crie proximidade nos seus textos. Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais. Revise o português. Aproveite os cursos do SEBRAE: Conhecendo e valorizando seu cliente Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode ser a solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você atenda os seus clientes, a distância, para eles continuarem comprando. Por isso, separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. 1. Envolva o cliente Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, utilizado para interagir com pessoas próximas. Por isso, qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. 2. Segmente a sua lista de contatos Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para mandar informativos, promoções e ofertas. 3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. 4. Atribua tags aos clientes As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias. Esse recurso pode ajudar em momentos em que a atenção de vendas está concentrada na plataforma. 5. Aproveite os recursos das listas de transmissão As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas. Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão. 6. Invista em um número exclusivo Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número, embora não seja o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e em um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. 7. Preste um bom atendimento Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de situação. 8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo: Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Coloque o seu número após a palavra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Agora, o cliente pode enviar uma mensagem direta, através do link. 9. Acompanhe as estatísticas das ações Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório: Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e, depois, “Estatísticas”. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes. Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina Aproveite os cursos do SEBRAE: O que preciso saber sobre marketing e vendas? Ideias para reinventar-se na crise Veja mais dicas de como enfrentar o coronavírus no seu negócio
Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.