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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Pixel do Facebook: o que é?

Importante aliado para aumentar as vendas e criar ao cliente uma jornada única, o pixel do Facebook funciona como um espião, mapeando a experiência do usuário.

· 18/04/2023 · Atualizado em 07/05/2023
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O pixel do Facebook é um importante aliado para a conversão dos usuários da plataforma em clientes. Além de entender o que é, cabe aprender a otimizar os resultados dos anúncios, sabendo como ativar, desativar, deletar e compartilhar. 

O pixel é uma ferramenta analítica, que permite monitorar conversões, medir a eficácia das campanhas e mensurar ações dos visitantes que vêm a partir de anúncios do Facebook Ads, que terão seu comportamento rastreado. Funciona como um trecho de código espião em JavaScript. 

Após ser instalado no seu site, ele é capaz de monitorar cada uma das ações realizadas por esse público, as quais podem ser visualizadas através do Gerenciador de Eventos. Assim, os usuários que visitaram a sua página podem ser acessados no futuro, com novos anúncios. É interessante ter pixels em todas as páginas, assim podem ser guardados dados como cadastros, compras e visualizações de conteúdo geradas pelos usuários vindos através do Facebook Ads. 

Entre as principais vantagens, destacam-se: 

  • saber que os anúncios da sua marca estão sendo mostrados ao público-alvo adequado; 
  • aumentar as vendas;
  • medir os resultados dos anúncios. 

Qual o impacto na experiência do cliente? 

O pixel do Facebook permite aprimorar o marketing personalizado, criando uma jornada de compra única para cada usuário. Os dados colhidos podem ser utilizados para medir e entender quem são e o que querem os clientes da sua marca. 

Funcionalidades: 

  • visualização de conteúdo: conhecer a visitação em posts, páginas de destino, páginas de produto, entre outros recursos; 
  • pesquisa: permite monitorar as buscas realizadas em seu site; 
  • adicionar ao carrinho: útil para detectar possíveis prospects;
  • adicionar à lista de desejos: ótima para identificar interesses na audiência; 
  • iniciar checkout: registra o momento em que as pessoas finalizam a compra; 
  • adicionar informações de pagamento: pode informar a propensão à compra; 
  • efetuar compra: monitora o número de vendas concluídas; 
  • lead: informa sobre envio de formulário, download de material, inscrição espontânea, entre outras indicações; 
  • registro completo: informa quando o usuário preenche um formulário (assinatura ou inscrição em um serviço). 

Objetivos mensurados: 

  • otimização: após obter um bom volume de dados de clientes e leads, o Facebook passará a exibir anúncios com mais precisão, aumentando as chances de conversão e vendas; 
  • remarketing: você poderá configurar campanhas para usuários que converteram em etapas intermediárias, mas não concluíram a compra; 
  • criar públicos segmentados: após gerar, no mínimo, 100 conversões, é possível criar públicos com perfis semelhantes e gerar anúncios exclusivos para eles. 

A instalação do pixel do Facebook é mais uma das várias ferramentas interessantes para aumentar as vendas, medir resultados e melhorar a experiência do usuário. O empreendedor atualizado tem muito mais chances de sucesso!

Saiba mais: 

Como mapear a jornada do consumidor nos meios digitais  

Experiência do cliente: como garantir a satisfação 

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