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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Quais erros não cometer na venda de produtos em marketplaces?

Quer aumentar as vendas dos seus produtos nos marketplaces? Quer saber quais erros não cometer nesse tipo de negócio?

· 23/03/2023 · Atualizado em 24/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da Olist - Dna de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas informações preciosas para você aplicar no seu negócio e aumentar seu faturamento nos marketplaces.

Vender nos marketplaces é uma opção prática para quem deseja vender produtos on-line, justamente pela facilidade e praticidade dos cadastros dos produtos. Os marketplaces brasileiros movimentaram mais de 161 milhões em 2021, um crescimento de 9% em relação a 2020.

Por essas e outras razões, cada vez mais lojistas têm investido nos marketplaces para fortalecer os negócios e faturar mais pela internet. Porém, muitas vezes, você pode sentir que suas vendas estão travadas, e isso tem uma explicação.

Vender na internet exige muito foco, planejamento e é claro, aprendizado. E onde você está errando? O que dá para fazer melhor? Hoje, separamos os principais erros dos marketplaces que você pode estar cometendo. 

Um dos erros mais comuns é o cadastro incorreto de produtos. Podem ser anúncios com informações superficiais ou erradas. Eles acabam tendo uma baixa taxa de conversão e podem até resultar em problemas judiciais, caso o cliente sinta-se enganado.

Nesse sentido, o processo de cadastrar produtos nos marketplaces exige atenção, dedicação e criatividade. Isso vale para títulos, descrições, imagens, categorizações etc. 

O fato é que o preço é um dos decisores de compra dos consumidores, por isso, você dificilmente vai ter um bom desempenho nos marketplaces se cobrar valores muito acima da média de mercado. Até porque, hoje em dia, existem várias ferramentas gratuitas para comparar preços na internet.

Então, se você quer ser bem-sucedido, ter preços competitivos é fundamental. No entanto, nem sempre é possível baixar a margem de lucro em todos os produtos. Por isso, a recomendação é acompanhar os valores praticados pela concorrência e então, estabelecer em alguns produtos uma estratégia de preço mais agressiva.

A dica de ouro é: aproveite as datas especiais, como Black Friday e Natal, para ser mais competitivo em suas vendas. Ao definir os valores dos produtos e descontos ofertados, você deve considerar um elemento crucial para o cálculo: a comissão cobrada pelos marketplaces.

E essa comissão pode variar de canal para canal. Então, preste atenção ao fazer esses cálculos para manter a saúde das suas finanças em dia quando o assunto é vender na internet.

Outro ponto crucial, ter uma reputação ruim é fatal. Além de despertar a desconfiança do público, ter baixa reputação faz com que a loja fique mal posicionada e vá desaparecendo da página dos marketplaces.

Resultando em menos exposição e menor conversão. Se esse for o caso, aqui vão algumas coisas que podem te ajudar a mudar o rumo dessa situação: 

Ter uma operação eficiente, a utilização de um ótimo atendimento, atender às queixas em sites de reclamação e incentivar reviews. Oferecer um bom pós-venda também é muito importante. Por isso, seja rápido na logística reversa e valorize uma embalagem bem feita. 

Outro grande fator é a quantidade de produtos que a sua loja coloca à venda nos marketplaces. A lógica por trás disso é bem simples: quanto mais produtos você colocar à venda, mais fontes de faturamento seu negócio tende a ter.

É óbvio que outros fatores influenciam, mas não há dúvidas de que ter um portfólio variado aumenta suas chances de sucesso, já que o cliente poderá encontrar na sua empresa tudo que precisa.

Por isso, trabalhe com produtos competitivos e de alta demanda, acompanhe as tendências do mercado e inclua no catálogo as mercadorias favoritas do público. Uma dica bem importante para você ficar por dentro dos produtos mais vendidos é utilizar o Google Trend ao seu favor. 

Depender totalmente de um único canal de vendas pode ser uma estratégia ótima no início, mas saiba que é bem arriscada, já que podem acontecer problemas no canal que impactam diretamente as vendas da sua loja.

Essa dependência limita o lojista a um público restrito, ou seja, seus produtos vão ficar disponíveis só para quem acessar aquele canal de venda específico. E a solução para evitar a dependência de canais é ingressar nos grandes marketplaces. Assim, você aumenta a estratégia de vendas da loja e ganha mais visibilidade.  

Enfim, alguns erros podem impedir que você aumente as vendas nos marketplaces e cresça o seu negócio. Não prestar atenção às avaliações dos clientes e aos comentários deixados sobre o produto ou a experiência de compra, não investir em fotos de qualidade ou descrições precisas dos produtos, o que pode levar a uma menor taxa de conversão.

Além disso, é importante estar atento aos preços praticados pelos concorrentes e ajustar a precificação de forma estratégica. Não cuidar do atendimento ao cliente também é um erro comum que pode afetar a sua reputação e a imagem da sua loja.

Por fim, é preciso estar atento às regras do marketplace e cumprir com todas as políticas e diretrizes, para evitar punições e suspensões que podem prejudicar o seu negócio.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."  

Preço também é marketing: você está certo do seu? 

A definição dos preços de produto ou serviço é uma tarefa desafiadora para empresas de todos os portes. Afinal, o preço certo gera bons resultados e o preço errado ameaça a sobrevivência do negócio no mercado. 

Independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental dar atenção a essa etapa. Aprender sobre esse pilar básico de marketing, saber como calcular o preço adequadamente e conhecer as principais estratégias de precificação fará a diferença.

Nesse material, você mergulhará nesses aspectos do marketing e saberá o que fazer para encontrar o preço ideal para as soluções que sua empresa oferece.

Essas foram algumas dicas para você ficar de olho e melhorar as vendas no marketplace. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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