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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Quais os principais tipos de CRM no varejo?

Conheça os principais tipos de CRM no varejo e escolha o que melhor se adequa ao seu negócio

· Atualizado em 31/07/2023
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Fazer a gestão de relacionamento com o cliente no varejo é mais simples quando a empresa se utiliza de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), que permite gerenciar dados de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato da empresa com os clientes. Portanto, as vantagens dessa tecnologia são muitas, pois os dados coletados durante a jornada do cliente devem servir de base para a tomada de decisões, bem como para a definição de estratégias e ações.

Existem, no entanto, diversos tipos de CRM no mercado, e a empresa deve compreender as características de cada um deles para poder decidir por aquele que melhor atenda às suas necessidades e modelo de negócio. 

Existem basicamente dois tipos de CRM que as empresas podem adotar, dependendo de suas necessidades e do orçamento de que dispõem:

  • CRM na Nuvem (cloud): é um software de serviço (SaaS), tendo em vista que toda a infraestrutura é gerenciada remotamente por uma empresa contratada. Nessa modalidade, a equipe da sua empresa só precisa acessar a página de login por meio do navegador em qualquer dispositivo ou pelo app. Esse tipo de CRM não requer manutenção de servidor, as atualizações são automáticas e companha o crescimento da empresa;
  • CRM Local (on-premise): o software de CRM é disponibilizado em um servidor físico na empresa, exigindo a manutenção de uma equipe de TI própria. Dessa forma, o controle do servidor é maior, mas a instalação desse tipo de CRM é mais cara.

Os CRMs também podem ser categorizados conforme as suas funcionalidades ou de acordo com os setores a que atendem. Vamos abordar alguns:

  • CRM de marketing: permite personalizar e agilizar a comunicação com o cliente, contando com diversos tipos de recursos. Permite, por exemplo, automatizar o disparo de e-mails e postagens em mídias sociais;
  • CRM de vendas: ajuda no planejamento das vendas, podendo contar com um funil de vendas. Além do mais, a equipe pode se dedicar mais ao contato com o cliente, reduzindo as suas atividades mais burocráticas;
  • CRM de atendimento: agiliza e torna mais eficiente o atendimento, por meio do suporte que a ferramenta ofereceequipe e clientes necessitam, possibilitando o atendimento de excelência e uma boa experiência de compra.

Quer saber mais sobre como gerenciar o relacionamento com o cliente? Então acompanhe a nossa série CRM no varejo (O que é e qual é a importância do CRM no Varejo; Benefícios e vantagens do CRM no varejo; Desafios da execução do CRM no varejo; Quais os principais tipos de CRM no varejo?).

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