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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Confira as informações para começar bem e com segurança seu negócio

Saiba mais sobre pesquisa de mercado, finanças, marketing e localização para empreender de maneira correta e sem imprevistos.

· 14/04/2014 · Atualizado em 09/03/2023
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Pesquisa de mercado

Antes de dar entrada na papelada para abrir a empresa, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

Confira, nas próximas linhas, o que você precisa reunir para abrir sua empresa com segurança:

Pesquisa de mercado

O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

Essa etapa ajuda o empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber de quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

Aqui vão alguns conteúdos que podem auxiliá-lo a realizar a coleta de informações:

Ideias de negócio
O Sebrae realizou diversos estudos sobre o assunto, que dão uma visão geral sobre cada empreendimento para apoio na tomada de decisão do futuro empresário.

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve
Conheça a definição e aplicação da pesquisa, como definir seu público-alvo e analisar o mercado em que irá atuar.

Depois de coletadas informações sobre o mercado, a concorrência e os futuros clientes, a tomada de decisão fica mais fácil e mais assertiva.

Finanças

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento.

Para isso, é preciso ter um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas.

Leia conteúdos que podem ajudá-lo a entender melhor as finanças:

Os pequenos negócios e a gestão financeira
Coletânea apresenta desafios e perspectivas em relação às finanças que podem ajudar os empreendedores a se estabelecer melhor no mercado. 

Planilha ajuda a fazer fluxo de caixa da sua empresa
O fluxo de caixa é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros. 

Controle as finanças do seu negócio
O empreendedor deve conhecer bens, direitos e obrigações para monitorar, com qualidade, o patrimônio da empresa.

Marketing

Marketing é um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e serviços que atendem ao público-alvo.

É por meio do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, com quatro instrumentos básicos de ação:

  • Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
  • Escolha do preço certo para os produtos e serviços;
  • Distribuição eficiente e ágil;
  • Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa e eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta).

Acesse os conteúdos que separamos para você conhecer mais sobre marketing:

Planejamento de marketing: elabore um plano de marketing para sua empresa neste curso, entendendo tendências e oportunidades de mercado. 

As regras de ouro do marketing
Conheça as principais ações para conquistar a clientela. 

As 40 perguntas mais frequentes dos empresários
Visão de negócio, administração geral, marketing e finanças são os temas respondidos na cartilha produzida pelo Sebrae. 

Localização

A localização do empreendimento pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada.

O ponto comercial pode ser responsável por até 70% do sucesso da empresa

O negócio deve estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro e deve ser coerente com as outras estratégias de marketing: preço, produto e propaganda.

Conheça os fatores básicos para a escolha do ponto do negócio:

O sucesso do negócio depende de sua localização
Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir.

Ponto comercial
escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se tiver erros, pode afetar os resultados das vendas.

Análise do ponto de venda
Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

15 dicas para não errar no ponto de venda
Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de venda.

 

 

Confira uma lista de links úteis para quem quer abrir um negócio e precisa conhecer bem o mercado:

  • Receita FederalÉ responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. Auxilia o Poder Executivo na formulação da política tributária brasileira.
  • Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)O site apresenta informações sobre os direitos e deveres e a renda do trabalhador, legislação brasileira de trabalho e emprego e estatísticas.
  • Ministério da Previdência SocialA Previdência Social (INSS) é o seguro social do Governo Federal. A renda transferida pelo INSS é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho.
  • Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT)Serviço gratuito por meio do qual especialistas respondem dúvidas técnicas enviadas por pessoas e empresas cadastradas. Os temas são variados e cobrem todas as atividades econômicas.

 

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