Saiba mais sobre pesquisa de mercado, finanças, marketing e localização para empreender de maneira correta e sem imprevistos.
Antes de dar entrada na papelada para abrir a empresa, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

Confira, nas próximas linhas, o que você precisa reunir para abrir sua empresa com segurança:
Pesquisa de mercado
O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.
Essa etapa ajuda o empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber de quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.
Aqui vão alguns conteúdos que podem auxiliá-lo a realizar a coleta de informações:
Ideias de negócio
O Sebrae realizou diversos estudos sobre o assunto, que dão uma visão geral sobre cada empreendimento para apoio na tomada de decisão do futuro empresário.
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve
Conheça a definição e aplicação da pesquisa, como definir seu público-alvo e analisar o mercado em que irá atuar.
Depois de coletadas informações sobre o mercado, a concorrência e os futuros clientes, a tomada de decisão fica mais fácil e mais assertiva.
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.
O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento.
Para isso, é preciso ter um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas.

Leia conteúdos que podem ajudá-lo a entender melhor as finanças:
Os pequenos negócios e a gestão financeira
Coletânea apresenta desafios e perspectivas em relação às finanças que podem ajudar os empreendedores a se estabelecer melhor no mercado.
Planilha ajuda a fazer fluxo de caixa da sua empresa
O fluxo de caixa é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Controle as finanças do seu negócio
O empreendedor deve conhecer bens, direitos e obrigações para monitorar, com qualidade, o patrimônio da empresa.
Marketing é um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e serviços que atendem ao público-alvo.
É por meio do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, com quatro instrumentos básicos de ação:
- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
- Escolha do preço certo para os produtos e serviços;
- Distribuição eficiente e ágil;
- Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa e eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta).

Acesse os conteúdos que separamos para você conhecer mais sobre marketing:
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Planejamento de marketing: elabore um plano de marketing para sua empresa neste curso, entendendo tendências e oportunidades de mercado.
As regras de ouro do marketing
Conheça as principais ações para conquistar a clientela.
As 40 perguntas mais frequentes dos empresários
Visão de negócio, administração geral, marketing e finanças são os temas respondidos na cartilha produzida pelo Sebrae.
A localização do empreendimento pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada.
O ponto comercial pode ser responsável por até 70% do sucesso da empresa.
O negócio deve estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro e deve ser coerente com as outras estratégias de marketing: preço, produto e propaganda.
Conheça os fatores básicos para a escolha do ponto do negócio:
O sucesso do negócio depende de sua localização
Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir.
Ponto comercial
A escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se tiver erros, pode afetar os resultados das vendas.
Análise do ponto de venda
Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.
15 dicas para não errar no ponto de venda
Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de venda.
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Confira uma lista de links úteis para quem quer abrir um negócio e precisa conhecer bem o mercado:
- Receita Federal: É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. Auxilia o Poder Executivo na formulação da política tributária brasileira.
- Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): O site apresenta informações sobre os direitos e deveres e a renda do trabalhador, legislação brasileira de trabalho e emprego e estatísticas.
- Ministério da Previdência Social: A Previdência Social (INSS) é o seguro social do Governo Federal. A renda transferida pelo INSS é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho.
- Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT): Serviço gratuito por meio do qual especialistas respondem dúvidas técnicas enviadas por pessoas e empresas cadastradas. Os temas são variados e cobrem todas as atividades econômicas.
Foi um prazer te ajudar :)
