Participe e conheça as tendências do setor automotivo para otimizar e inovar seu jeito de empreender em 2023.
Com expectativa para crescimento em 2023, o setor automotivo tende a continuar em alta neste ano. Para você ficar por dentro de todas as novidades do setor, o Sebrae está lançando o Caderno de Tendências Automotivas.
Através de nosso evento de lançamento gratuito do caderno, fique por dentro das tendências do setor automotivo e aprenda como desenvolver estratégias para tornar seu negócio ainda mais eficiente e alinhá-lo ao futuro.
É o evento ideal para te ajudar a antecipar as novidades do mercado e auxiliar nas novas exigências do consumidor e nos rápidos avanços tecnológicos do segmento.
O evento acontecerá dia 25 de março (sabádo), das 08h às 12h na sede do Sebrae em Maceió (Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46, Centro) e você é nosso convidado!
Os ingressos são gratuitos e as vagas limitadas, inscreva-se já clicando aqui.
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Como utilizar o marketing de influência na sua empresa
Se eu te perguntasse se você confia mais na indicação de um amigo ou na propaganda de uma empresa, o que você me responderia? Acredito que você optaria pela indicação do amigo, certo? Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, hoje, vou te mostrar como fortalecer sua marca e gerar uma audiência engajada, através do Marketing de Influência. Sabemos que um dos maiores desafios que as marcas enfrentam em um mercado digital tão competitivo é conseguir visibilidade e engajamento. Pensando nisso, foi criada uma vertente do marketing onde as empresas contam com a ajuda de pessoas influentes para mostrar os benefícios e as características únicas dos seus produtos e serviços de forma atrativa e eficaz. Se você está se perguntando se esse tipo de marketing realmente funciona, uma pesquisa recente* (*The Nielsen Company, 2022) revelou que 71% dos consumidores afirmam confiar na opinião de um influenciador sobre produtos e serviços. E o melhor é que essa ação não se restringe a grandes empresas. Antes de mais nada, é importante saber que existem diversos tipos de influenciadores, sendo os principais: nanoinfluenciadores (que são aqueles que possuem até 10.000 seguidores), microinfluenciadores (que vão de 10.000 a 100.000 seguidores), macroinfluenciadores (os que têm de 100.000 a 1 milhão de seguidores) e megainfluenciadores (que possuem mais de 1 milhão de seguidores). Para pequenas empresas, trabalhar com nano e micro influenciadores costuma ser mais interessante, porque, como eles possuem um número menor de seguidores, sua audiência é mais segmentada, engajada e suscetível à influência. Além disso, o preço praticado por macro e mega influenciadores pode ser um obstáculo para os pequenos negócios. Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de entender como investir em campanhas de marketing de influência. O primeiro passo é entender o que a marca deseja, qual é o objetivo ou meta da campanha. Quer obter novos seguidores? Aumentar o engajamento? Impulsionar as vendas de determinado produto ou serviço? Essa informação será o guia para as etapas seguintes. Depois, você deve definir para qual grupo sua campanha será direcionada e mapear tudo o que puder sobre ele. Quanto mais você conhecer as pessoas para qual sua mensagem será direcionada, mais assertiva ela será e melhores serão os resultados. Em seguida é preciso definir seu orçamento para a campanha de marketing. Isso ajudará não somente na escolha do influenciador, mas também determinará o formato e as ações que se encaixam em sua estratégia. Chega a hora de escolher um influenciador para representar sua marca. Uma dica importante é mapear possíveis nomes e analisar detalhadamente cada um. Nesse momento, leve em consideração alguns aspectos essenciais. O conteúdo produzido pelo influenciador precisa ter sintonia com sua marca e com o público-alvo que você definiu. Além disso, verifique a taxa de engajamento do influenciador e certifique-se de que a linguagem e o tom da campanha estejam bem acertados. Também é crucial alinhar as expectativas e estabelecer indicadores de sucesso. Uma vez escolhido o influenciador, garanta que todas as ações estejam bem especificadas em contrato, com detalhes sobre o tipo de conteúdo, cronograma, pagamento, direitos autorais e qualquer outra cláusula relevante para proteger os interesses de ambas as partes. É importante também dar ao criador de conteúdo o máximo de tempo e liberdade para trabalhar, afinal, você fechou a parceria com base na confiança em sua autenticidade e nos resultados que costuma entregar. Por fim, após o término da campanha, não se esqueça de analisar os resultados de acordo com os objetivos definidos inicialmente. Atendeu à expectativa? Há espaço para melhorias? Essas perguntas ajudarão a fazer ajustes, se necessário, para futuras parcerias. E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Se você quiser aprender mais sobre esses e outros temas, participar de consultorias, cursos, workshops ou tirar dúvidas clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.
March, 2024
Posicionamento de marca: como isso pode ajudar a minha empresa?
Posicionamento de marca é uma estratégia fundamental no mundo do marketing que visa definir e comunicar a identidade de uma marca de forma clara e distintiva em relação aos seus concorrentes. Em essência, o posicionamento de marca é como uma marca deseja ser percebida pelo seu público-alvo. Para entender melhor, pense em um restaurante de comida mexicana que conseguiu criar um ambiente autêntico onde o cliente se sente em outro país. Através do atendimento, decoração, música e pratos típicos esse estabelecimento consegue se posicionar como o lugar ideal para as pessoas que desejam vivenciar a cultura mexicana dentro do Brasil. É assim que funciona o posicionamento de marca! É preciso que todos os elementos que compõem sua empresa estejam alinhados e reflitam a maneira como você quer que ela seja reconhecida. Foi assim que a Dove se tornou reconhecida por ter produtos para todos os tipos de corpos e belezas ou que a Volvo é lembrada como referência em segurança e conforto dos veículos. Mas essa estratégia também se aplica às pequenas empresas, basta que você encontre seu diferencial. Seja para se posicionar como referência em comidas saudáveis, sem glúten ou lactose ou como uma loja de decoração que trabalha com produtos sustentáveis, por exemplo. Uma estratégia eficaz de posicionamento de marca começa com uma profunda compreensão do mercado em que a marca opera, bem como do seu público-alvo. Isso envolve análises de mercado, pesquisas de consumidor, avaliação da concorrência e uma análise honesta dos pontos fortes e fracos da marca. Com base nessa compreensão, a marca pode então desenvolver uma proposta de valor única e autêntica que ressoe com seu público-alvo. Isso pode envolver a identificação de um nicho específico no mercado, destacando características únicas do produto ou serviço oferecido, ou até mesmo associando a marca a valores e causas que são importantes para os consumidores. Além disso, o posicionamento de marca não é algo estático. À medida que o mercado e as preferências dos consumidores evoluem, as marcas precisam estar atentas e adaptar seu posicionamento para permanecerem relevantes e competitivas. Em resumo, o posicionamento de marca é essencial para diferenciar uma marca em um mercado saturado e criar uma conexão significativa com os consumidores. É uma ferramenta poderosa que ajuda as marcas a conquistarem a fidelidade dos clientes e a alcançarem o sucesso a longo prazo. O que fazer então para conseguir alcançar esses resultados? A estratégia de posicionamento de marca requer um planejamento. Portanto, se sua empresa já está em atuação, o primeiro passo é fazer um estudo para descobrir o quanto e como sua marca é vista dentro do seu ramo de atuação. A partir do resultado desse levantamento, você deve definir os objetivos que pretende alcançar ao posicionar sua marca. São eles que vão mostrar se a estratégia está funcionando ou precisa de ajustes. Em seguida, faça um estudo detalhado com seus clientes para descobrir quem eles são, quais as suas necessidades e preferências. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas, análises de dados já existentes ou até mesmo a partir de conteúdos interativos (como as enquetes nos stories do Instagram, por exemplo). Depois, analise seus concorrentes. Identifique o que a concorrência está fazendo e como essas ações estão sendo vistas pela audiência. Essa análise, juntamente com o cenário que você traçou sobre sua empresa, vai lhe ajudar a encontrar lacunas no mercado e oportunidades de onde investir para ganhar destaque. Assim você conseguirá criar sua proposta de valor ou, caso já tenha, adequá-la ao cenário atual. Ela deve ir além dos seus produtos e serviços, é o seu diferencial, o que vai fazer o cliente comprar da sua empresa e não de outra. Portanto, deve ser clara ao mostrar como você consegue resolver os problemas do consumidor da melhor maneira possível. Nessa hora você pode, inclusive, criar um slogan ou uma mensagem central que capte a essência da sua marca e norteie a comunicação junto ao seu público. Agora é preciso criar uma personalidade para a sua marca, isso vai ajudar a humanizá-la e aumentará a conexão com os consumidores. Para isso, defina o tom e a linguagem a serem utilizados na comunicação, quais causas ela irá defender, além de investir em personalização nos canais de contato com seu público. Afinal, segundo estudo da Accenture, 83% dos brasileiros compram de marcas com as quais se identificam, que estão alinhadas com seus valores. Feito tudo isso, chega a hora de investir em marketing de conteúdo para agregar valor aos seus produtos ou serviços. Escolha os canais que mais se adequam à sua audiência e crie conteúdo para cada um deles, que seja relevante e se conecte aos clientes. Aproveite para mostrar seus diferenciais e comunicar os valores da sua empresa, além de depoimentos de clientes que tiveram seus problemas solucionados. Pronto, agora é com você! Mas se você tem alguma dúvida ou quer a ajuda do Sebrae para entender melhor sobre o tema e colocar em prática, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para o número 800 570 0800.
February, 2024
10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações? Muitas vezes encontramos dificuldades para usar imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais. A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet. Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede. Dessa forma, visando auxiliar para que você produza postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites para produção de conteúdo com imagens de qualidade: 1- Canva Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio. Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 2- PicMonkey Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta. Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 3- Adobe Spark Post Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais. Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Caso você queira utilizar algum modelo exclusivo, é possível comprar, mas o valor é bastante acessível. 4-Visual Hunt Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrar fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos. Disponível em: https://visualhunt.com/ Custo: Gratuito 5-SnapSeed Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes. Disponível em: Android, IOS e Windows Custo: Gratuito 6-Enlight Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp Disponível em: IOS Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade) 7- Pip Camera Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 8- Prisma Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 9- Boomerang Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes? Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram Custo:Gratuito 10- FilmoraGo Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos. Disponível em: Android, IOS Custo: Gratuito O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/ por Raphael Falcão Analista – Sebrae Alagoas
October, 2023
Como gerenciar suas vendas para alcançar melhores resultados
O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial e deve ter as seguintes características: Previsível: ter expectativas de resultados a serem atingidos Escalável: ter possibilidade de adaptar-se ao crescimento da empresa; Avaliável: possível de mensurar em indicadores; Ensinável: possível de repassar para outras pessoas. São as etapas que vão conduzir o POTENCIAL CLIENTE desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Ou seja, o processo de VENDAS deve estar alinhado ao PROCESSO DE COMPRA; Ter processos estruturados contribui para a maior eficiência do seu time de vendas. Mas a grande vantagem é o poder de aumentar o faturamento da sua empresa. Para te ajudar a gerenciar melhor suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente, o CANVAS FUNIL DE VENDAS 4.0
June, 2023
Dicas para gerir suas vendas
Gerir suas vendas é um dos processos mais importantes na administração de um negócio, e um dos mais antigos também. As vendas começaram a existir antes mesmo de ser criada a moeda, e elas podem ocorrer entre duas empresas, entre uma empresa e um cliente ou entre duas pessoas, sem envolver empresa alguma, como é o caso de plataformas de bens usados. É possível ainda identificar que as vendas envolvem bens tangíveis, aqueles que podemos tocar e ainda a prestação de serviços. Quando se trata de empresas é pelas vendas o dinheiro entra e faz valer a pena todo o esforço diário, não é mesmo? Para tal, é preciso aprender a lidar com a incerteza e ganhar de seus concorrentes a preferência dos clientes. Melhore a gestão da sua empresa com o Canvas Estratégia 5.0
June, 2023
Como garantir uma renda extra no São João?
O São João é uma das épocas mais esperadas por muitas pessoas que gostam de vivenciar as tradições da festa e aproveitar ao máximo o clima da época, o que é um prato cheio para quem está pensando em fazer uma graninha extra durante a festividade. Por isso, separamos algumas dicas do que vender nessa época tão tradicional: 1. Comidas típicas Um dos principais atrativos da época são as comidas deliciosas e tradicionais, investir nelas é sucesso garantido se você fizer um planejamento adequado. Você pode investir em bolo de milho, arroz doce, milho cozido ou assado, pé de moleque, cocada, paçoca, amendoim achocolatado e caldos, dentre outras inúmeras opções. E pensar fora da caixa é sempre bem-vindo, pense em como inovar nessas comidas típicas, teste novas receitas e combinações. Posicione-se em locais estratégicos, como na frente de escolas, faculdades e empresas para vender seus produtos. Participe de festas do seu bairro. 2. Brincadeiras juninas Monte uma barraquinha com brincadeiras típicas da festividade, como pesca, corrida de saco, argolas, dentre outras. É sucesso certo entre todos os público e dependendo do local, você pode ser sua única concorrência. Aqui a localização pode ser a chave para seu negócio, posicionar-se em frente a escolas, faculdades, empresas ou praças por exemplo pode ser um atrativo para aqueles grupos de amigos que estão passando por ali e querem se divertir e dar boas risadas juntos. Chame a atenção. 3. Venda de roupas juninas Para as lojas de roupas, costureiras e semelhantes, a demanda de roupa junina bomba durante a festa. Quem dança quadrilha, quem vai para uma festa de São João, um show, procura por roupas típicas: vestido de quadrilha, chapéus de palha, botas e coturnos, peças em xadrez, cintos etc. 4. Adeque seu negócio Se você já tem um negócio entre no clima da festa, personalize seu ambiente com uma decoração apropriada, personalize seus produtos com embalagens juninas e vista-se para entrar na festa, ofereça promoções e brindes para quem participar de brincadeiras típicas. Para qualquer negócio, é sempre importante pensar nas estratégias antes de começar, estratégias de plano de negócio, atendimento ao cliente, precificação, marketing, dentre outras. Por isso, não deixe de investir nesses aspectos antes de começar. Caso queira saber mais sobre dicas para investir no São João ou em qualquer outra época do ano entre em contato conosco no nosso WhatsApp ou marque uma consultoria conosco. Marcar consultoria
June, 2023
Utilize o WhatsApp a favor do seu negócio
O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e de amplo alcance para dar um boom nas suas vendas. São mais de 165 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, estando instalado em 99% dos dispositivos móveis disponíveis atualmente no país e sendo uma rede social utilizada diariamente pelos seus usuários. O aplicativo aproxima o vendedor ao cliente, isto porque, tem uma proposta mais informal e íntimao, por isso deve ser aproveitado pelos empreendedores para criar essa relação. Hoje é muito mais eficaz do que uma venda feita através de e-mail ou telefone celular. Pode ser crucial para empresas novas, ajudando na captação e fidelização de clientes sem gerar um custo adicional. O aplicativo permite que o vendedor consiga contatar vários clientes simultaneamente, otimizando o tempo e aumentando a produtividade. A utilidade do WhatsApp para os negócios é tamanha que hoje já existe o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada justamente para pequenos empreendedores terem o contato com o cliente facilitado, através de ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens rapidamente. Inclusive recentemente uma ferramenta de pagamento foi adicionada ao WhatsApp facilitando compras através do aplicativo. Em outras palavras, independente do segmento, o seu público está no WhatsApp, por isso você deve começar a estudar as possibilidades do aplicativo e a melhor forma de entregar conteúdo, serviços, e produtos através dele. Para isso, separamos algumas dicas úteis: Utilize listas de transmissão As listas de transmissão são uma forma de disparar mensagens iguais para várias pessoas simultaneamente, isso otimiza tempo e aumenta a produtividade do vendedor, aumentando seu alcance e eficiência. Importante lembrar que antes de inclui-lo na lista, é imprescindível pedir sua autorização, para não acabar sendo um incomodo para o cliente. Seja preciso Não exagere no número de mensagens, isso pode acabar sendo inconveniente e afastando o cliente, selecione conteúdos úteis e interessantes para o seu nicho, que possam despertar o interesse e elabore um cronograma para organizar e controlar os envios. Disponibilize o WhatsApp Hoje o aplicativo é o meio mais atrativo para o cliente quando o assunto é contato com o vendedor, por isso, sempre disponibilize o seu WhatsApp nas outras redes sociais e na loja física caso possua. A falta dessa informação pode afastar o cliente, que não se sente confortável com outro tipo de contato. Ofereça suporte Utilize o aplicativo como uma forma de auxiliar o cliente em suas dúvidas, esteja presente e disponível para dar informações. Analise suas métricas É importante avaliar seu desempenho vendendo no WhatsApp, observando dados como tempo de resposta, duração da negociação e de cada etapa do processo de vendas. Utilize o WhatsApp Web O aplicativo para web é aberto no navegador do computador e propicia uma visão mais ampla e fácil do chat de conversas. O uso dessa variação permite também que o vendedor tenha acesso ao aplicativo enquanto trabalha e consiga estar atento às novas mensagens assim que chegam de uma forma mais rápida. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES Soluções Sebrae Entre em contato conosco através do nosso telefone ou WhatsApp 800 570 0800 e fique por dentro das nossas soluções: cursos, workshops, palestras e consultorias para te auxiliar nas vendas via WhatsApp, dentre outros temas.
June, 2023
Saiba como vender mais no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma das datas mais movimentadas do varejo no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a data movimentou cerca de 2,49 bilhões de reais em 2022, o que significa que é uma data crucial para investir em estratégias para vender mais e entrar no clima. Lembre-se que a festividade é temporária, mas o cliente pode se tornar fixo. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um planejamento apaixonante para a data: Ofereça brindes e descontos Não basta oferecer produtos chamativos ou alinhados a data comemorativa se os preços não são convidativos, por isso ofereça descontos e benefícios para os clientes que comprarem seus produtos na época, principalmente se você tiver uma linha de produtos específica para os casais apaixonados. Monte kits e combos Os kits fazem muito sucesso na época, pois os casais não medem esforços para agradar seu companheiro. Os kits eram tradicionalmente feitos para café da manhã ou com doces, porém nos últimos tempos têm surgido várias possibilidades e ideias criativas para montar combos compatíveis com os produtos oferecidos. Use a criatividade. Os combos também podem ser feitos em formato de buquê, por exemplo um buquê de maquiagens ou de acessórios. Se você tem um restaurante, você pode oferecer um cardápio especial para a data, com valores promocionais para o combo: entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Personalize os produtos Em qualquer data a customização chama a atenção dos clientes, principalmente naquelas em que o objetivo é presentear, por isso ofereça personalizações padrão para a época são importantes. Mas mais importante do que isso, é uma personalização que o cliente possa fazer de forma exclusiva, como escolher fotos ou frases especiais. Tenha estoque Muitas pessoas deixam para comprar de última hora, por isso esteja preparado para suprir essa demanda a qualquer tempo e se destaque entre os concorrentes. Para isso, é essencial estar atendendo em todas as plataformas, invista no atendimento rápido e eficiente para cobrir esse aumento de demanda. Decoração A decoração do seu estabelecimento pode ser um diferencial, principalmente para àqueles em que o casal vai junto para ter um momento especial, como por exemplo restaurantes, hotéis, sorveterias etc. Crie um clima agradável e romântico para que o casal possa ter uma experiência única no Dia dos Namorados. Essas foram apenas algumas dicas, abuse da criatividade para oferecer uma experiência cheia de amor para os seus clientes durante essa festividade. Gostou das nossas dicas? Caso queira saber mais dicas de negócio entre em contato conosco através do WhatsApp e teremos o prazer de te auxiliar a crescer cada vez mais. Nosso WhatsApp
June, 2023
Por que fazer um planejamento de vendas?
Fazer uma venda é fazer negócio. Assim, a área de vendas, ou área comercial é o coração de uma empresa, e é a responsável pelo crescimento da empresa. Sem venda, não existe faturamento, e consequentemente, não existe crescimento. É papel do empreendedor ter uma visão estratégica para planejar e escolher da melhor forma o processo, time, modelos, metas, ferramentas que envolvem a venda. Um planejamento de vendas serve para organizar e otimizar todas as etapas do processo de vendas, desde fases de prospecção, negociação, a definição de metas e pós-venda. É um guia prático que tem como objetivo auxiliar a equipe de vendas a alcançar melhores resultados em menos tempo. Caso queira realizar ou otimizar o planejamento de vendas para seu negócio, marque uma consultoria conosco. Marque sua consultoria Para te ajudar a planejar melhor as suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente a ferramenta CANVAS ESTRATÉGIA DE VENDAS 4.0.
May, 2023
Saiba quais são os tipos de consumidores e direcione suas estratégias
Entender qual é o tipo de consumidor do seu negócio é um desafio, mas ao mesmo tempo imprescindível para a criação de uma estratégia eficiente para cativá-los e aumentar as vendas da sua empresa. Esse é um dos primeiros passos para uma empresa de sucesso, por isso separamos os 5 tipos de consumidores para te ajudar a traçar a melhor jornada para seu cliente. Mas por que conhecer os tipos de consumidor é tão importante? O tipo de consumidor que compra do seu produto ou serviço tem grande influência nas estratégias de marketing que devem ser implantadas pela sua empresa, ou seja, conhecer o perfil do seu público é essencial para promover estratégias para convencê-lo de que você e a sua empresa são a melhor opção para ele. Além disso, você será certeiro nas suas estratégias, poupando recursos, tempo e estratégias que visam alcançar públicos que não são rentáveis para seu negócio, voltando todos esses recursos para uma chance mais provável de venda. Voltar sua atenção para o público certo também garante que você consiga montar planos que vão satisfazer mais os seus clientes, uma vez que você os conhece e sabe o que eles querem, fazendo com que seu cliente seja mais propenso a fidelização. Essa identificação é feita a partir de uma análise de atributos, comportamentos e valores em comum entre os diferentes públicos e são divididos em: Iniciador Esse consumidor é aquele que dá o pontapé inicial nessa cadeia, é ele quem dará as sugestões de compra do seu serviço ou produto. Ele é influenciado por variados tipos de propagandas: redes sociais, TV e até mesmo as propagandas off como outdoors. Por exemplo: uma criança que vê na televisão uma propaganda de algum produto e pede para os pais que o comprem, e assim o processo de compra começa. Para atrair esse consumidor você deve entender qual tipo de iniciador você quer atingir: idade, comportamentos e quais canais mais utilizados por ele. Depois disso, você deve investir em propagandas nesse canal, buscando mostrar soluções e investindo em um storytelling que vai encantar seu consumidor, fazendo com que ele perceba que seu produto ou serviço será útil para ele. Influenciador O consumidor influenciador é aquele que influencia a decisão compra ou contratação do serviço e/ou produto mostrando seu ponto de vista. É uma pessoa cuja opinião é levada a sério pela sua proximidade com o comprador ou pela confiança que possui. É o exemplo de uma professora ou pediatra indicando aos pais que comprem algum produto específico para ajudar na educação de seus filhos. Decisor É aquele que dá a martelada final na compra do produto e/ou serviço, decidindo onde, como e quando comprar. No caso de um produto infantil, seriam os seus pais os decisores. Comprador É quem realiza o ato da compra, indo até o local ou fazendo o pedido online Usuário Por fim, temos o consumidor usuário, que é aquele que de fato irá dar uso ao produto ou serviço. No exemplo dos pais comprando para a criança, seria ela o usuário final. Perceba que uma mesma pessoa pode ocupar mais de um posto nesse processo, no exemplo da criança, ela pode ser o iniciador e ao mesmo tempo o usuário, tudo depende da situação. Enfim, saber quem são as pessoas que compõe essa jornada do consumidor na sua empresa faz toda diferença no planejamento das ações. Não adianta voltar a estratégia para o usuário se essa mensagem não atinge também o comprador. Por isso, saiba a quem você deve e quer comunicar o seu produto. Leia também: 4 perfis de consumidores do futuro e como se preparar para eles Quer enteder mais sobre o assunto? Entre em contato conosco através no nosso Whatsapp clicando aqui ou ligue 800 570 0800. Nossa Central de Relacionamento irá lhe atender, informe sua cidade, os contatos do seu negócio e um de nossos gestores terá o prazer de entrar em contato com você.
May, 2023
Como manter a fidelidade dos clientes
A busca por especialização, cursos, investimentos e novas práticas de negócio é constante para quem tem uma empresa e procura por destaque, crescimento e estabilidade no mercado. Porém, não se pode esquecer de investir no que talvez se configure como a chave de um negócio bem-sucedido: a fidelização de clientes. Sem clientes não há negócio e um cliente satisfeito é aquele que não hesitará em procurar seus serviços quando precisar novamente e ainda te ajudará na divulgação boca-a-boca recomendando seu negócio para os conhecidos. São dois em um, divulgação gratuita e a certeza de um consumidor assíduo. Além de naturalmente ajudar na divulgação da marca, a fidelização reduz custos de retenção de clientes e aumenta as chances de venda, porque é comprovadamente mais fácil vender para quem já conhece e aprova. Vale lembrar que o mau atendimento e prestação de serviço, preços desproporcionais, frete inviável e entrega mal realizada ocasionam o contrário do que se busca, um cliente que não voltará e provavelmente fará comentários negativos de sua empresa para possíveis novos clientes. Por isso, é imprescindível caprichar na hora do contato e no produto ou serviço oferecido. Captar um consumidor fiel requer planejamento, cuidado e jogo de cintura, e além de entregar um serviço e produto excelentes e à altura, você precisa estar atento a algumas diquinhas para fazer seu negócio decolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para aumentar suas chances de fidelização: 1. Atenda às expectativas do cliente com folga Defina expectativas altas (dentro da sua realidade) e ao atendê-las busque superar o que foi prometido. Por exemplo, se você prometeu uma entrega dentro de 24h esforce-se para que o pedido esteja nas mãos do cliente antes da data ou horário prometido. Para isso, se planeje e desenvolva uma estrutura eficiente e suficiente para atender essa demanda. 2. Conheça seus clientes e escute suas opiniões Procure saber o que seu cliente espera do seu serviço ou produto para que você consiga atender a essa expectativa, além disso, realize pesquisas de satisfação para saber o que ele pensa sobre sua marca e através das respostas busque melhorar e se moldar para oferecer um serviço cada vez melhor e satisfatório. 3. Seja paciente Não deixe que uma crítica negativa, um estresse ou insatisfação por parte do cliente te tire o foco da venda, respire, seja simpático e busque convencê-lo de que sua empresa é mais do que ele pensa e que vale a pena, mude a opinião dele sobre seu negócio. 4. Mostre-se interessado Atendimento ao cliente é sobre contato e aproximação, por isso, invista no bom atendimento, na simpatia e escuta. As vezes a pessoa que está sendo atendida vê nesse contato uma oportunidade de conversar, escute o que ela tem a falar, mostre interesse na sua fala. Além disso, a escolha das palavras é essencial, pense no que o cliente quer ouvir e fale exatamente o que ele precisa. Busque ajudá-lo e estar disponível. Mesmo que o assunto não esteja diretamente relacionado às vendas, a simpatia e demonstração de interesse aproxima a relação empresa-consumidor e faz o cliente se sentir acolhido a querer voltar mais vezes. 5. Antecipe as necessidades Esteja atento às novidades do mercado e ao que o cliente pode estar querendo para negociações futuras, recomende novos produtos e serviços que possam ser interessantes. 6. Invista em brindes e programas de fidelidade Quem não ama ganhar brindes ou descontos? Ofereça algo que valha a pena a fidelidade: - Invista na indicação: a cada x clientes indicados pelo seu cliente ele ganha algum brinde ou desconto; - Envio de presentes simples em datas especiais; - Invista em fidelização: a cada x compras o cliente ganha algum desconto. 7. Desenvolva estratégias para cada cliente Analise o perfil dos seus consumidores individualmente, como prefere ser atendido, o que geralmente busca, como se comunica, por onde prefere ter contato, facilitando assim a comunicação. Essas são apenas algumas das maneiras de fidelizar o cliente, pense e planeje estratégias voltadas ao seu negócio e teste o que dá certo ou não na sua realidade e na dos seus consumidores. Claro, para o cliente querer voltar não basta seguir as dicas de fidelização, mas também entregar um serviço que vale a pena o retorno!
March, 2023
Saiba mais sobre as tendências do mercado da moda
Todos sabem que a pandemia afetou a economia de todos os setores, mas em paradoxo ao consumo de produtos essenciais como alimentação e saúde, o mercado da moda entrou em uma crise e precisou de mais tempo para se reestabelecer. Com a diminuição do consumo de moda, muitas lojas precisaram fechar as portas. Entretanto, mesmo com tantos desafios, os empreendedores vêm passando por adaptações e mudanças para reestabelecer o controle. Inovação e sustentabilidade são os principais atributos do setor no momento. Canais de vendas sofreram alterações e muitas empresas passaram a replicar tendências do mercado internacional, no Brasil. Esse é o momento em que a indústria está com os olhos totalmente voltados para os dados dos clientes, para a partir deles criarem as coleções de produtos. A coleta de informações se dá nas redes sociais e da internet. Além disso, uma forte tendência atual é a inclusão e representatividade. As marcas vêm promovendo discussões e possuem modelos que fazem parte de uma minoria até então invisibilizada. Em relação à comunicação, as empresas foram obrigadas à investir em automação, tecnologia e inteligência digital. Muitas lojas físicas foram obrigadas a fecharem as portas e a partir daí o “E-commerce” ganhou força. Caderno de Tendências de Moda O setor da moda vem sendo impactado por temas sociais como inclusão e diversidade, além de pautas ambientais e vem se tornando um setor mais ético. Movimentos de transformação são as principais tendências do momento, e englobam temas sobre: sociedade, economia, política, meio ambiente e tecnologia. Entre os estilos e tendências trazidos no caderno, a moda dopamina, estilo Y2K e moda gótica são a sensação entre as gerações e em especial a Z. Apresentar a personalidade através de roupas coloridas ou góticas estão em alta. Moda essa resgatada dos anos 80 e 2000. Um estilo que também está retornando é o Y2K com peças de veludo, saltos grosso, jaquetas jeans deslumbrantes, pulseiras de contas, “T-shirts”e muito mais. “Essas tendências demonstram um resgate ao passado com a impressão de personalidade e peças com o objetivo de elevar o humor e a expressão”, como diz no caderno de tendências. Outra onda que tem movimentado o crescimento do mercado é a “Influency Economy”, que são consumidores inspirados na vida de seus influenciadores. As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta para gerar o desejo e a identificação do consumidor. O movimento “body positive”, que é de liberdade de autoexpressão e desconstrução de padrões, também está em alta e têm ganhado ênfase nas campanhas de marketing. As pautas sociais estão cada vez mais presentes na moda. Algumas questões também trazidas pelo caderno de tendências são o desperdício gerado pelo “fast fashion” e o fim da adaptação de roupas esportivas. As marcas estão acompanhando o ritmo das mulheres que estão cada vez mais inseridas no mundo do esporte. Além disso, o bem-estar atrelado a uma roupagem confortável também está em alta. Por fim, temas como hiperpersonalização guiada e metaverso também são citados, explicando como podem impactar nesse mercado. O Sebrae e o Mercado da Moda Bem como em todos os setores, o Sebrae busca sempre a inovação e melhorias para os empreendedores do setor de moda. Dessa forma, estão disponíveis em nossas plataformas, conteúdos, cursos e eventos para que os empresários aprendam potencializar seu negócio. Se você está em busca de alinhar seu negócio com as mudanças atuais, saiba mais sobre as soluções apresentadas pelo Sebrae através da nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800. Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como o Sebrae pode ajudar você? Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Carol Ávila (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Lidyane Lira (Delmiro Gouveia). Caderno de Tendências de Moda