Dicas para resolver problemas na sua empresa e como aproveitar a criatividade dos colaboradores para encontrar soluções.

É essencial que sua equipe continua a lhe ajudar neste estágio. O planejamento deve ser detalhado com o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo almejado.
O plano de ações define o que precisa ser feito, por quem será feito, quando precisa ser feito e que recursos serão necessários. Embora não haja um formato padrão, o plano de ações deve explicitar claramente os seguintes itens:
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A sequência lógica em que as ações e respectivas atividades devem ser executadas;
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O responsável pela execução de cada ação ou atividade;
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Os recursos necessários (financeiros, humanos, materiais).
Existe uma ferramenta denominada de 5W2H, composta por sete perguntas que auxiliam a elaboração de um plano de ações.
Objetivo do plano
O ponto inicial é explicitar claramente o objetivo desejado, que no caso é a introdução de uma inovação, mencionando quais são os resultados esperados.
Detalhamento das ações
Deverá ser feita uma reunião com a equipe em que sejam definidas as ações, utilizando-se como guia uma pergunta simples: “O que é preciso fazer para ir da situação A para a situação B?”.
As respostas deverão ser anotadas e posteriormente deverão ser escolhidas aquelas que fizerem mais sentido para a equipe levando-se em conta fatores como:
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Prazo para execução;
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Custo da execução;
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Recursos humanos necessários e outros.
Todos eles ponderados conforme a realidade da empresa.
Em seguida, cada ação deverá ser detalhada conforme os seguintes tópicos:
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Nº Ação/atividade: código em sequência numérica crescente (variando de a ‘n’) da ação e respectivas atividades;
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Descrição de atividades (O quê/Como fazer) Onde fazer): nome das ações e respectivas atividades. A descrição vinculadas a determinada ação deve ser iniciadas por um verbo (ex: comprar, agendar, realizar, contratar, testar);
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Responsável (Quem): decidir quem deverá ser responsável por determinada ação ou atividade;
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Dependência: código numérico da ação ou atividade que precede a atividade analisada, ou seja, se houver uma relação de dependência entre duas atividades e se a primeira atividade atrasar, a atividade seguinte sofrerá atraso;
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Custo: deverão ser estimados todos os custos envolvidos na execução da ação, incluindo: recursos financeiros, materiais.
Seguindo esse passo-a-passo, você poderá fazer escolhas bastante assertivas e que poderá ajudar sua empresa a alcançar objetivos e metas necessárias.
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