Saiba como administrar os riscos e ter sucesso na produção.
Os pequenos agricultores e pecuaristas são responsáveis por boa parte da produção do alimento consumido no Brasil. Diante deste dado animador, a agricultural rural vem crescendo e atraindo novos investidores.
O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.
A agricultura familiar, como qualquer negócio empresarial, está propensa a alguns erros primários de gestão, mesmo sendo considerada um negócio pequeno.
A falta de planejamento, erros na gestão financeira, excesso de participação dos líderes nas atividades operacionais deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário, são erros comuns observados neste ramo de atividade.
Por isso, é essencial para o sucesso da produção, que a liderança do negócio familiar fique atento pois existem armadilhas de gestão que podem levá-lo ao fracasso. É essencial estar preparado para gerenciar estes possíveis riscos.
Para auxiliar no seu planejamento e diminuir assim as chances de algo dar errado.
Preparamos alguns pontos importantes a serem observados:
O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.
Planejar é conhecer o seu negócio a ponto de viabilizar os caminhos para conseguir recursos possibilitando melhorias para o negócio.
Identificar quais setores importantes para otimização: Produção, gestão, Finanças.
Buscar inovação constante a prever futuros riscos que o agricultor pode correr.
Com um planejamento bem elaborado sua empresa alcançará o sucesso e trará bons resultados, diminuindo o risco de algo dar errado.
O agricultor que trabalha com a terra pode vislumbrar muitas vantagens, mas deve cuidar com responsabilidade do solo em que trabalha, priorizando sempre:
-
A terra e os cuidados para com ela;
-
A qualidade saudável de seus produtos comercializados.
O mais importante nesse ponto é que o agricultor tenha os valores bem claros em sua mente, pois a base desse negócio é o respeito e o cuidado com terra.
Faça bom uso dos espaços de plantio. O negócio idealizado através da agricultura familiar tem um investimento relativamente baixo, levando em consideração que a base desse negócio é a terra, e o começo geralmente é em pequenos equitares.
A procura por produção orgânica, de verdade - com a crescente preocupação com a saúde e uma maior qualidade de vida - aumenta cada vez mais. Fique de olho!
O negócio ganha força naturalmente com a produção focada em frutas, legumes, hortaliças e vegetais.
Entretanto, para ser lucrativo se deve produzir na quantidade certa.
Como todo negócio, é preciso uma estratégia para atingir o sucesso e a sustentabilidade econômica da exploração agrícola. Cabe ao agricultor ficar atendo na relação demanda x produção para que não acumule um estoque maior do que o seu potencial de vender.
Esses pontos, se observados, com certeza irão diminuir os riscos e alavancar sua produção.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Amapá acredita no agricultor rural, por isso busca caminhos com o objetivo de auxiliar os pequenos produtores na melhoria de seu negócio.
Procure o Sebrae no Amapá e fique por dentro da assistência técnica e extensão rural, que visa ensinar o pequeno agricultor a produzir com qualidade e ter o devido respeito pelo meio ambiente.
Então, gostou das nossas dicas?
Agora que você já sabe como trabalhar com agricultura familiar, sem agredir o meio ambiente.
Conheça a história em quadrinhos de um agricultor que teve coragem de mudar para crescer. Baixe a revistinha Como se Planejar para Diminuir Riscos de Produção! e navegue na história.
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Sat Nov 02 00:02:35 BRT 2024
Dicas para tornar sua empresa mais competitiva e sustentável
Empresa e sustentabilidade Se preocupar com a sociedade já não é mais uma tarefa só para as grandes empresas. Se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em geral é uma tarefa de todos, principalmente dos empreendedores. Para as empresas acompanharem as tendências de uma boa gestão e alcançar a competitividade no mercado, é preciso investir em sustentabilidade nas corporações. O Sebrae traz algumas dicas e práticas sustentáveis, para empresas que buscam o reconhecimento da sociedade como partes interessadas pelo assunto.Veja a seguir sugestões para uma gestão mais sustentável. Faça um diagnóstico da sua empresa Em primeiro lugar, a companhia deve: Mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente; Tratá-los de forma planejada. Estabeleça metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. O consumo não controlado de água; Energia elétrica e combustível; Descartes incorretos de sobras de produção, lâmpadas fluorescentes, lixo, embalagens e cartuchos de impressora entre outras coisas. Ficar atento para o inesperado É fundamental ficar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência na empresa. Adote um planejamento eficaz: Realizar treinamentos de situações emergenciais. Documente seus resultados, para saber qual o nível de preparação da sua empresa. Tenha conhecimento da legislação ambiental Para que a empresa trabalhe com ética, é preciso estar ciente da legislação ambiental, pegue todas informações necessárias no site do Ministério do Meio Ambiente. Mantenha-se informado sobre as exigências legais aplicáveis aos seus: Serviços; Produtos; Processos e; Instalações. Dessa forma ficará mais fácil sua empresa atuar no mercado e evitar eventuais sanções negativas no seu negócio. Tenha iniciativa Será fundamental você criar projetos de forma voluntária! Se quiser destacar sua empresa das concorrentes e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Desenvolver parcerias para a implantar ou apoiar ações que contribuam para a solução de grandes problemas ambientais, como: A minimização do consumo de recursos naturais; O aquecimento global; A reutilização de materiais; A recuperação de ecossistemas; A reciclagem e entre outros. Conheça as “Chamadas de Projetos” que o Sebrae selecionou algumas propostas para apoiar projetos que estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Tue Jan 16 08:44:59 BRT 2024
Dicas infalíveis de como otimizar o seu tempo
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Thu Jan 04 15:40:33 BRT 2024
Conheça exemplos de relatórios gerenciais
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Wed Sep 27 10:26:07 BRT 2023
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A mensuração de resultados em estratégias de marketing é um fator crucial para o êxito de qualquer empreendimento. Compreender como suas ações de marketing estão desempenhando pode direcionar decisões informadas, economizar recursos e impulsionar o crescimento da sua empresa. A Importância da Mensuração de Resultados em Marketing Antes de aprofundarmos nos detalhes sobre como mensurar resultados, é fundamental compreender por que isso é tão relevante. A mensuração de resultados em marketing oferece diversos benefícios, incluindo: Análise de Desempenho: A mensuração quantitativa e qualitativa das ações de marketing possibilita entender o que está funcionando e o que não está. Tomada de Decisões Embasadas: Com dados sólidos em mãos, é possível tomar decisões de ajuste ou até mesmo cancelamento de ações com confiança. Economia de Recursos: Evita investimentos desnecessários em estratégias que não geram retorno.
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Como montar uma empresa de assessoria e limpeza doméstica
Demanda e Planejamento A vida moderna nos leva a passar mais tempo fora de casa, devido à rotina de trabalho, distâncias e congestionamentos. Por isso, o serviço doméstico, os pequenos reparos e as manutenções acabam ficando para o fim de semana ou sendo terceirizados. A prestação de serviços domésticos personalizados sempre terá alta demanda e se houver oportunidade de criar um negócio especializado, com serviços diferenciados, a possibilidade de atrair uma boa clientela é garantida. Antes de tudo, é necessário conhecer os riscos do negócio, e para isso é importante montar um plano de negócio. Acesse o artigo: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio no Portal do Sebrae. Pesquisa de Mercado Faça uma pesquisa para saber quantas empresas de assessoria doméstica existem na sua cidade e quais serviços são oferecidos. Assim você saberá oferecer um diferencial competitivo e se destacar no mercado. Leia também: “Como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes” no Portal do Sebrae.
Fri Sep 22 19:51:05 BRT 2023
Saiba como habilitar sua empresa para serviços fora do país
É preciso se inscrever no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), que corresponde ao registro de exportadores e importadores realizado pela Receita Federal, para obter a senha que permite ao usuário o acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), sistema que se tornou um divisor de águas para o comércio exterior brasileiro. Para o empreendedor brasileiro são muitos os benefícios obtidos com esse sistema, tais como o acompanhamento de mercadorias e de liberação alfandegário, o registro de empresas e o registro de importação e exportação. Documentação necessários para habilitação da sua empresa 1. CNPJ; 2. Endereço completo do estabelecimento matriz (logradouro, nº, complemento, bairro, cidade, estado e CEP); 3. Sítio da internet (endereço da página na internet); 4. Nomes e telefones de contato; 5. Modalidade de habilitação pretendida. Responsável perante a Siscomex 1. Nome completo; 2. CPF; 3. Documento de Identidade/Órgão Emissor; 4. Qualificação; 5. Endereço completo; 6. Endereço Eletrônico; 7. Telefone de contato. Há outros órgãos que também requer inscrição. Para exportar, as empresas devem estar cadastradas no Registro de Exportadores e Importadores (REI). A inscrição no REI é automática, no ato da primeira operação, sem maiores formalidades. As pessoas físicas (agricultor ou pecuarista, com registro no Incra, artesãos, artistas ou assemelhados, registrados como profissionais autônomos) deverão solicitar o cadastramento no REI ao Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secex (Decex). Simulador O governo brasileiro disponibiliza um simulador para o uso do Siscomex. O sistema já passou por mudanças, mas é possível ter uma ideia geral de seu uso. Gostou do artigo? Ele foi útil para você?
Wed Apr 12 17:18:22 BRT 2023
4 dicas para otimizar o tempo no trabalho
Neste artigo produzido pelo Sebrae no Amapá, trazemos dicas super importantes para otimizar o seu tempo no trabalho. São com algumas informações de grandes importâncias com pequenas mudanças no seu dia a dia que farão toda a diferença no seu negócio. Veja as nossas 4 dicas e prepare-se para dias bem mais produtivos na empresa. 1 - Planeje-se Esse quesito serve tanto para a criação de um novo negócio ou para andamento de um que já esteja em execução, assim como o planejamento estratégico se faz fundamental em uma rotina de uma empresa. Planeje bem o seu dia; Determinar quais atividades podem ser prioridades; E quais podem ser adiadas, se for necessário. Criando uma boa lista de tarefas, você poderá ajudar bastante na percepção e na organização do trabalho. 2 - Estabeleça metas As metas se dão por tempo, ao definir as metas para sua empresa, estará colocando um tempo determinado para a realização de determinadas tarefas. Exemplo: aumentar a lucratividade da empresa em 18% nos próximos seis meses. Este fator temporal ajudará bastante nesse momento, ele serve como um norte na organização das suas ações da empresa. Desse jeito fica bem mais fácil de alcançar o objetivo quando se determina tempo para cada meta. 3 - Organização das suas atividades Para organizar seu tempo no trabalho, um bom começo é: Organizar as suas atividades; Planejar seu dia de acordo com as prioridades que a empresa necessita. Não faça muitas coisas de uma só vez: Concentre sua atenção e energia em uma tarefa só; Quando concluir, passe logo para a próxima atividade. Com a sensação de meta cumprido, isso vai ser um ótimo combustível para o seu cotidiano. 4 - Aprenda a delegar Para tornar mais eficiente e otimizar o tempo do seu negócio é fundamental você saber delegar e, para isso é preciso: Trabalhar com uma equipe eficiente e capacitada; Não ter medo de passar algumas tarefas para os colaboradores; Confiar e saber aproveitar o melhor da equipe. Desta forma, você conseguirá maior tempo para a realização das atividades fundamentais da empresa e sua equipe ficará cada vez mais confiante e produtiva. Agora é só colocar todas essas mudanças em prática e ter uma rotina cada vez mais profissional e muito mais eficiente no trabalho. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.
Fri Mar 18 17:51:30 BRT 2022
Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade
Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa. Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso. Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade. Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição. Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais. É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa. Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa. Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC. *Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo: Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc. Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros. Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente! Defina o método de coleta da informação De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores? Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro. A coleta será feita de forma manual ou automatizada? Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura. Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa. E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio: Qual o tamanho da sua produção? Qual o nível de detalhe da informação desejado? Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade? Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa. Controle o desempenho dos seus indicadores Agora que temos a informação disponível, é necessário definir: Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores? Qual periodicidade devem ser acompanhados? Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle? Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
Tue Sep 14 12:28:30 BRT 2021
Negócios familiares: Dicas para garantir o sucesso
Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares
Thu Sep 02 17:40:36 BRT 2021
7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica
Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura! Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção. Você sabe por onde começar? O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel. Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar. Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina. 7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica1. Ofereça um serviço especializado de qualidade As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio. 2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio. 3. Foque em um ramo de atuação Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço. 4. Defina um plano de ação Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir. 5. Aposte nas oportunidades Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos. 6. Tenha uma equipe capacitada Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários. 7. Invista em tecnologia automotiva Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo. Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio. Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.