Saiba como administrar os riscos e ter sucesso na produção.

Os pequenos agricultores e pecuaristas são responsáveis por boa parte da produção do alimento consumido no Brasil. Diante deste dado animador, a agricultural rural vem crescendo e atraindo novos investidores.
O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.
A agricultura familiar, como qualquer negócio empresarial, está propensa a alguns erros primários de gestão, mesmo sendo considerada um negócio pequeno.
A falta de planejamento, erros na gestão financeira, excesso de participação dos líderes nas atividades operacionais deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário, são erros comuns observados neste ramo de atividade.
Por isso, é essencial para o sucesso da produção, que a liderança do negócio familiar fique atento pois existem armadilhas de gestão que podem levá-lo ao fracasso. É essencial estar preparado para gerenciar estes possíveis riscos.
Para auxiliar no seu planejamento e diminuir assim as chances de algo dar errado.
Preparamos alguns pontos importantes a serem observados:
O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.
Planejar é conhecer o seu negócio a ponto de viabilizar os caminhos para conseguir recursos possibilitando melhorias para o negócio.
Identificar quais setores importantes para otimização: Produção, gestão, Finanças.
Buscar inovação constante a prever futuros riscos que o agricultor pode correr.
Com um planejamento bem elaborado sua empresa alcançará o sucesso e trará bons resultados, diminuindo o risco de algo dar errado.
O agricultor que trabalha com a terra pode vislumbrar muitas vantagens, mas deve cuidar com responsabilidade do solo em que trabalha, priorizando sempre:
-
A terra e os cuidados para com ela;
-
A qualidade saudável de seus produtos comercializados.
O mais importante nesse ponto é que o agricultor tenha os valores bem claros em sua mente, pois a base desse negócio é o respeito e o cuidado com terra.
Faça bom uso dos espaços de plantio. O negócio idealizado através da agricultura familiar tem um investimento relativamente baixo, levando em consideração que a base desse negócio é a terra, e o começo geralmente é em pequenos equitares.
A procura por produção orgânica, de verdade - com a crescente preocupação com a saúde e uma maior qualidade de vida - aumenta cada vez mais. Fique de olho!
O negócio ganha força naturalmente com a produção focada em frutas, legumes, hortaliças e vegetais.
Entretanto, para ser lucrativo se deve produzir na quantidade certa.
Como todo negócio, é preciso uma estratégia para atingir o sucesso e a sustentabilidade econômica da exploração agrícola. Cabe ao agricultor ficar atendo na relação demanda x produção para que não acumule um estoque maior do que o seu potencial de vender.
Esses pontos, se observados, com certeza irão diminuir os riscos e alavancar sua produção.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Amapá acredita no agricultor rural, por isso busca caminhos com o objetivo de auxiliar os pequenos produtores na melhoria de seu negócio.
Procure o Sebrae no Amapá e fique por dentro da assistência técnica e extensão rural, que visa ensinar o pequeno agricultor a produzir com qualidade e ter o devido respeito pelo meio ambiente.
Então, gostou das nossas dicas?
Agora que você já sabe como trabalhar com agricultura familiar, sem agredir o meio ambiente.
Conheça a história em quadrinhos de um agricultor que teve coragem de mudar para crescer. Baixe a revistinha Como se Planejar para Diminuir Riscos de Produção! e navegue na história.
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Saiba produzir sua terra sem agredir o meio ambiente
Inicialmente é importante ter em mente que todos recursos utilizados na produção orgânica são encontrados na própria área de plantio (terra), o que favorece a geração de um ciclo de produção autossustentável. Portanto, deve-se evitar o uso de qualquer tipo de produto químico ou veneno, facilitando com isso o equilíbrio natural do solo e das espécies animais. Produção Sustentável Trabalhar a produção sustentável, respeitando a terra como fonte de recursos naturais renováveis, e além de agregar qualidade e confiança às práticas agrícolas, conseguir com isso ser mais competitivo e inovador com o plantio. É preciso investimento em: Reciclagem; Tecnologia; Reaproveitamento. Produção orgânica: Livres de agrotóxicos e com respeito ao meio ambiente. Hoje representa o símbolo de engajamento da produção sustentável, resultando em maior qualidade dos produtos plantados, além de maior valor agregado aos produtos comercializados. Produzir sem agredir o meio ambiente. Este deve ser objetivo principal do produtor agrícola, a preservação do meio ambiente é a principal condição para quem quer investir nos produtos que vem da terra de maneira responsável. Frutas, hortaliças, leguminosos, entre outros. O respeito com a preservação da terra e do meio ambiente é transformar esse nicho de mercado em uma ótima oportunidade de negócio. Quais atitudes esperadas de quem investe na terra de um produtor agrícola consciente e comprometido com a qualidade de seus serviços. Consciência ambiental; Utilizar com equilíbrio recursos naturais; Qualidade de vida para essa e futuras gerações; Ser ecologicamente correto; Diminuir a poluição; Diminuir a prática predatória.
March, 2025
Como o planejamento tem impacto sobre o seu sucesso
A natureza do planejamento O planejamento é definido como o ato ou processo de estabelecer ou manter metas, políticas e procedimentos para seu trabalho. Uma empresa sem planejamento pode levar seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processo que não foram planejados. Habilidades de planejamento são habilidades de sobrevivência para pessoas muito ocupadas, dando condições de traçar um mapa esquemático do curso de projeto com sucesso, montando um passo a passo e, dessa forma, servindo como um guia até sua conclusão. Focando nas oportunidades que apareçam em seu caminho. Para ter habilidades de planejamento isso requer avaliação lógica de projetos e problemas. A lógica chama você para olhar e pensar desde o plano mais amplo até o plano menor. Quando for traçar um projeto, você deverá olhar para as metas como um todo, as grandes ramificações e os recursos de que vai precisar. O planejamento ajuda você a realizar mais com menos O empreendedor de sucesso é aquele que melhor se adapta aos desafios e sabe planejar. Habilidade de planejamento: Previsão, priorização, análises de pareto. O maior cliente da empresa quer que melhore nosso tempo de entrega em dois dias, sem afetar nosso preço. Habilidades de planejamento: Análise de sistemas e processos, ajuste de objetivos, planejamento estratégico. Dois funcionários estão doentes e já é tarde para chamar outros para substituí-los. Habilidades de planejamento: Plano de contingência, redefinição de tarefas, verificação dos avanços. Estamos em um ponto crítico do projeto, se tomarmos uma decisão errada, estaremos fora... Habilidades de planejamento: Definição da visão geral e das metas, análises do caminho crítico, simulações/previsões. Essas e outras habilidades de planejamento permitem manipular melhor as demandas difíceis que estão à frente, assim aprendendo mais com menos. Suas habilidades de planejamento influenciam a produtividade dos outros. Quanto mais efetivamente você planeja seu trabalho, mais claramente seus funcionários entenderão o que espera deles. A falta de metas e responsabilidades claras é frustrante os colocam em desvantagem. Antes de começar um projeto ou atribuição, você deverá ter uma ideia geral de como isso afetará os outros, será necessária uma reavaliação quando houver uma alteração no ambiente de trabalho uma reavaliação sempre será necessária. Estabeleça padrões altos para obter qualidades no desempenho dos seus projetos, assim você estará mais próximo de alcançar o topo da qualidade e um desempenho superior em outros projetos. Quer saber mais sobre planejamento? Procure o Portal Sebrae no Amapá e consulte uma assessoria para seu negócio.
March, 2025
Avalie a solução para o problema de sua empresa
É essencial que sua equipe continua a lhe ajudar neste estágio. O planejamento deve ser detalhado com o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo almejado. O plano de ações define o que precisa ser feito, por quem será feito, quando precisa ser feito e que recursos serão necessários. Embora não haja um formato padrão, o plano de ações deve explicitar claramente os seguintes itens: A sequência lógica em que as ações e respectivas atividades devem ser executadas; O responsável pela execução de cada ação ou atividade; Os recursos necessários (financeiros, humanos, materiais). Existe uma ferramenta denominada de 5W2H, composta por sete perguntas que auxiliam a elaboração de um plano de ações. Objetivo do plano O ponto inicial é explicitar claramente o objetivo desejado, que no caso é a introdução de uma inovação, mencionando quais são os resultados esperados. Detalhamento das ações Deverá ser feita uma reunião com a equipe em que sejam definidas as ações, utilizando-se como guia uma pergunta simples: “O que é preciso fazer para ir da situação A para a situação B?”. As respostas deverão ser anotadas e posteriormente deverão ser escolhidas aquelas que fizerem mais sentido para a equipe levando-se em conta fatores como: Prazo para execução; Custo da execução; Recursos humanos necessários e outros. Todos eles ponderados conforme a realidade da empresa. Em seguida, cada ação deverá ser detalhada conforme os seguintes tópicos: Nº Ação/atividade: código em sequência numérica crescente (variando de a ‘n’) da ação e respectivas atividades; Descrição de atividades (O quê/Como fazer) Onde fazer): nome das ações e respectivas atividades. A descrição vinculadas a determinada ação deve ser iniciadas por um verbo (ex: comprar, agendar, realizar, contratar, testar); Responsável (Quem): decidir quem deverá ser responsável por determinada ação ou atividade; Dependência: código numérico da ação ou atividade que precede a atividade analisada, ou seja, se houver uma relação de dependência entre duas atividades e se a primeira atividade atrasar, a atividade seguinte sofrerá atraso; Custo: deverão ser estimados todos os custos envolvidos na execução da ação, incluindo: recursos financeiros, materiais. Seguindo esse passo-a-passo, você poderá fazer escolhas bastante assertivas e que poderá ajudar sua empresa a alcançar objetivos e metas necessárias. Gostou deste artigo? O Sebrae está à disposição para ajudar da melhor forma, você a melhorar o seu desempenho empresarial, acesse o Portal Sebrae!
March, 2025
Como tornar sua indústria de calçados mais sustentável
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! Amplie a lista de fornecedores Quando você opta por ter uma lista maior de fornecedores que vendam produtos ou matéria-prima de origem responsável, a sua empresa não terá problemas com estoque de insumos, principalmente quando há necessidade de fabricar um produto mais diferenciado. Disponha calçados com matérias recicladas Esta é uma ótima forma de conservar matéria-prima e ainda agregar valor à marca Itens como cadarços, plásticos e borrachas podem ser fabricados com material reciclado.
March, 2025
Preparando-se para negociar
Prepare-se para negociar Primordialmente estar pronto para negociar significa estudar. Quando for entrar em uma negociação, informe-se, o quanto for possível, isso significa preparar-se emocionalmente para entender a outra pessoa. Focar no interesse principal do seu cliente, entenda os motivos, evite suposições, conheça a especificidade do objetivo que você está negociando. Conheça a si mesmo Faça uma auto-avaliação. Pergunte-se: O que eu quero além dessa negociação? Como eu me comporto? O que eu quero? Algo haver com “quem eu sou profissionalmente?” e com “o que eu quero na vida?” Minhas expectativas são realistas para essa situação? Avalie as reais razões o porquê você está negociando. O que você está negociando condiz com seu código moral, ético e profissional? Isso lhe dá mais do que você deseja? Você pode viver decentemente se não conseguir o que quer? Essas perguntas vão ajudar você a ter determinação na sua negociação. Avalie-se como você se comportaria ao final da negociação Como me comportaria se eu conseguir o que quero? Como me comportaria se eu não conseguisse o que eu almejava? O que estou querendo estabelecer? Visualize essas reações e o quanto será bom para você conseguir o que quer. Pergunte sempre para você mesmo, o que aconteceria se eu não conseguisse o que imaginei, qual seria sua reação? Determine seu limite para seu compromisso. Imagine o que iria acontecer se você saísse sem resultados bons da negociação. Essas etapas vão ajudar você a se preparar a entender melhor a si mesmo, e como se comunicar com seu cliente. Prepare uma lista de alternativas que você julga aceitáveis. Tendo isso claro na mente, você não se sentirá em uma armadilha. Liste seus interesses. Você deve se confinar em uma posição rígida. Pode ficar surpreso ao descobrir que seus interesses podem ser alcançados de diferentes maneiras por pessoas diferentes. Junte material de suporte que possa ajudar a explicar suas necessidades. Conheça seu cliente Analise a personalidade daqueles com quem você vai negociar. Determine quais são seus interesses e como eles abordarão a negociação. Se seu cliente estiver disposto a falar, escute-o ativamente. Os caminhos para escutar ativamente são: Limite sua fala, escute mais do que fale; Sintonize-se no seu cliente, concentre-se nele e nada mais além disso. Deixe o perceber que é importante; Esteja interessado e demonstre interesse; Faça perguntas para esclarecimentos, com sinceridade, mas não interrompa a fala do cliente; Contenha sua ansiedade e não tire conclusão precipitada; Escute ideias e não só palavras; Desligue-se de suas preocupações. Procurar ser entendido ou pensar no que você vai dizer a seguir pode interferir na sua escuta; Reaja às ideias e não a pessoa. Separe a pessoa do problema e dê sua solução; Peça feedback (retorno), faça perguntas enquanto você fala; Observe a linguagem não verbal. Esteja alerta para o que a outra parte comunica e qual é o retorno não verbal que você está dando a ela. Evite suposições É importante evitar suposições negativas sobre os outros, especialmente referentes à credibilidade, valores, atitudes, e comportamento. Enfoque os interesses Apesar de estar concentrado em entender o que move você e outros, seu objetivo primários e focar-se nos interesses das pessoas envolvidas e não em suas posições. Você determina o resultado fazendo todo esse processo. Isso vai resultar em aprender o máximo possível sobre si mesmo e sobre seu cliente. Focalize as coisas que interessam mais do que as posições, você pode satisfazer as necessidades de qualquer um cliente. Procure no Sebrae consultorias que ajudarão você nesse processo de negociação. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
March, 2025
Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade
Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa. Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso. Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade. Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição. Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais. É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa. Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa. Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC. *Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo: Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc. Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros. Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente! Defina o método de coleta da informação De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores? Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro. A coleta será feita de forma manual ou automatizada? Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura. Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa. E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio: Qual o tamanho da sua produção? Qual o nível de detalhe da informação desejado? Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade? Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa. Controle o desempenho dos seus indicadores Agora que temos a informação disponível, é necessário definir: Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores? Qual periodicidade devem ser acompanhados? Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle? Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
March, 2025
4 dicas para otimizar o tempo no trabalho
Neste artigo produzido pelo Sebrae no Amapá, trazemos dicas super importantes para otimizar o seu tempo no trabalho. São com algumas informações de grandes importâncias com pequenas mudanças no seu dia a dia que farão toda a diferença no seu negócio. Veja as nossas 4 dicas e prepare-se para dias bem mais produtivos na empresa. 1 - Planeje-se Esse quesito serve tanto para a criação de um novo negócio ou para andamento de um que já esteja em execução, assim como o planejamento estratégico se faz fundamental em uma rotina de uma empresa. Planeje bem o seu dia; Determinar quais atividades podem ser prioridades; E quais podem ser adiadas, se for necessário. Criando uma boa lista de tarefas, você poderá ajudar bastante na percepção e na organização do trabalho. 2 - Estabeleça metas As metas se dão por tempo, ao definir as metas para sua empresa, estará colocando um tempo determinado para a realização de determinadas tarefas. Exemplo: aumentar a lucratividade da empresa em 18% nos próximos seis meses. Este fator temporal ajudará bastante nesse momento, ele serve como um norte na organização das suas ações da empresa. Desse jeito fica bem mais fácil de alcançar o objetivo quando se determina tempo para cada meta. 3 - Organização das suas atividades Para organizar seu tempo no trabalho, um bom começo é: Organizar as suas atividades; Planejar seu dia de acordo com as prioridades que a empresa necessita. Não faça muitas coisas de uma só vez: Concentre sua atenção e energia em uma tarefa só; Quando concluir, passe logo para a próxima atividade. Com a sensação de meta cumprido, isso vai ser um ótimo combustível para o seu cotidiano. 4 - Aprenda a delegar Para tornar mais eficiente e otimizar o tempo do seu negócio é fundamental você saber delegar e, para isso é preciso: Trabalhar com uma equipe eficiente e capacitada; Não ter medo de passar algumas tarefas para os colaboradores; Confiar e saber aproveitar o melhor da equipe. Desta forma, você conseguirá maior tempo para a realização das atividades fundamentais da empresa e sua equipe ficará cada vez mais confiante e produtiva. Agora é só colocar todas essas mudanças em prática e ter uma rotina cada vez mais profissional e muito mais eficiente no trabalho. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.
March, 2025
Conheça: A Cartilha Como Crescer com Práticas Responsáveis
Compartilhamos os mesmos espaços e problemas, mas também as soluções. É fundamental ter atitudes responsáveis, suprindo nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras. Isso é possível? Sim! Diminuindo o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de poluentes. Isso é ter atitudes que evitem desperdícios, produzindo mais e utilizando menos recursos.
March, 2025
7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica
Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura! Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção. Você sabe por onde começar? O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel. Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar. Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina. 7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica1. Ofereça um serviço especializado de qualidade As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio. 2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio. 3. Foque em um ramo de atuação Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço. 4. Defina um plano de ação Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir. 5. Aposte nas oportunidades Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos. 6. Tenha uma equipe capacitada Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários. 7. Invista em tecnologia automotiva Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo. Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio. Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.
March, 2025
Conheça: A Cartilha Produção e Consumo Responsável
A produção e o consumo são grandes impulsionadores da economia verde, inclusiva e responsável. As empresas têm a responsabilidade de criar, inovar e produzir com práticas sustentáveis. Além disso, elas também são consumidoras de matérias primas e insumos. Descubra na cartilha Produção e consumo responsável, práticas e propostas para produzir e consumir com mais consciência, olhando seu processo produtivo sob uma nova ótica de sustentabilidade. A cartilha de “Produção e consumo responsável” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade afim de mostrar e ensinar como sua empresa poderá ser mais lucrativa e sustentável usando da didática contida na cartilha. Saiba quais conteúdos você vai encontrar na cartilha Produção e consumo responsáveis; Papel das empresas; Os “erres” do consumo responsável; Produção responsável; Práticas de sustentabilidade nas empresas; Ecoeficiência; Benefícios de ser uma empresa Ecoeficiente; Educação para transformar; Ser um empreendedor sustentável. Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “Produção e consumo responsável” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Produção e consumo responsável”. Boa leitura!
March, 2025
Como tornar sua indústria cerâmica mais sustentável
Sustentabilidade é um bom negócio! A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal. Algumas medidas que podem ajudar o seu negócio a ser mais sustentável e lucrativo: Certifique-se de que seu negócio esteja próximo dos fornecedores; Conheça seu público, crie um ambiente agradável e venda mais; Siga a legislação e as normas de segurança no trabalho; Faça as avaliações de impacto e de desempenho ambiental; Informe sobre as exigências para obter as licenças e autorizações para o seu tipo de negócio; Consultar o Sebrae e buscar medidas sustentáveis para a sua empresa; Veja algumas formas de deixar sua indústria cerâmica sustentável. 1. Alimente os fornos com biomassa para uma produção responsável Use carvão vegetal, ele gera gases que contribuem com o efeito estufa, há várias opções de biomassa que podem ser usadas nos fornos de cozimento, como: Madeira de reflorestamento; Casca de arroz; Bagaço de cana ou resíduos agroindustriais. 2.Troque o gasto de eletricidade pelo processo natural de secagem Troque ventiladores e secadores que consomem muita eletricidade. Utilize aparelhos pela luz do sol. 3. Atente para a necessidade de licenciamento ambiental do seu negócio Obtenha orientações sobre a legislação aplicável na sua cidade para a instalação, a ampliação ou a modificação das atividades da sua empresa que utilizam recursos naturais ou que possam causar degradação ambiental. 4. Poupe o calor do forno cerâmico para outra etapa do processo de fabricação A energia poupada é direcionada para o aquecimento do secador onde é feito o biscoito cerâmico. O investimento é recuperado rapidamente com a economia de quase metade de gás natural usado na secagem. 5. Proteja os trabalhadores com equipamento adequado Use os Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. Busque mais informações sobre o modelo ideal de luvas, máscaras e outros acessórios necessários para essa atividade, Portal Sebrae, “Fale com o Sebrae no Amapá” 6. Dê preferência aos processos de fabricação que usem menos água É possível economizar água com mudanças em todas as etapas, desde a o processo de moagem por via úmida, por exemplo, consome quatro vezes mais água que o método a seco. Considere também o reaproveitamento da água tratada nos processos de lavagem e umidificação da argila. Saiba mais sobre sustentabilidade conhecendo uma consultoria do Sebrae no Amapá.
March, 2025
Conheça: o Guia de Acessibilidade em Eventos
O que é? O Guia de Acessibilidade em Eventos, tem como objetivo: Promover práticas inclusivas na organização de eventos. Ele se destina às empresas responsáveis por organização de: Palestras; Workshops; Feiras ou outros encontros abertos ao público. Este guia foi produzido pelo Sebrae, e nele é abordado várias questões que envolvem a inclusão em eventos. Veja o que você vai encontrar dentro deste material, incluindo os tópicos a seguir: Planejar é essencial; Áreas reservadas; Autonomia para todos; Banheiros; Reserve vagas; Comer e beber; Sinalização; Em caso de emergências; Comunicação para todos, e; Equipe informada. Em um planejamento de um evento acessível você tem que oferecer ao seu público uma experiência para todos, oferecer uma programação confortável e fazer com que todos os participantes se sintam bem a vontade! Por isso, o Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com o “Guia de Acessibilidade em Eventos” Este guia foi desenvolvido para você aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Boa leitura!