Saiba como fazer um plano de negócios, a estruturação, o recrutamento de equipe e a divulgação de uma empresa de assessoria e limpeza doméstica.

Ester Resende
3 min de leitura · Atualizado em 22/09/2023
Demanda e Planejamento
A vida moderna nos leva a passar mais tempo fora de casa, devido à rotina de trabalho, distâncias e congestionamentos.
Por isso, o serviço doméstico, os pequenos reparos e as manutenções acabam ficando para o fim de semana ou sendo terceirizados.
A prestação de serviços domésticos personalizados sempre terá alta demanda e se houver oportunidade de criar um negócio especializado, com serviços diferenciados, a possibilidade de atrair uma boa clientela é garantida.
Antes de tudo, é necessário conhecer os riscos do negócio, e para isso é importante montar um plano de negócio.
Acesse o artigo: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio no Portal do Sebrae.
Pesquisa de Mercado
Faça uma pesquisa para saber quantas empresas de assessoria doméstica existem na sua cidade e quais serviços são oferecidos.
Assim você saberá oferecer um diferencial competitivo e se destacar no mercado.
Leia também: “Como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes” no Portal do Sebrae.
Infraestrutura, Ponto Comercial e Equipe
A infraestrutura de uma empresa deste ramo deve ter uma área total de 50m² e deve conter:
- Recepção;
- Vestiários;
- Banheiros;
- Escritório;
- Recepção.
Quanto ao ponto onde a empresa vai ficar é preciso estudar a região onde você pretende instalar.
Veja em qual parte da cidade há maior demanda, onde não existe a concorrência de outras empresas, principalmente. Opte por um local em que a empresa possa ser vista.
É importante também pesquisar imóveis que tenham espaço amplo e possam ser adequados conforme as necessidades da empresa.
Geralmente negócios deste tipo têm mais chances de prosperar em áreas comerciais, próximo a prédios empresariais.
Contratação da Equipe
Na hora de contratar a sua equipe leve em consideração a experiência dos profissionais.
Eles devem possuir algumas características essenciais para este tipo de trabalho:
- Saber ouvir;
- Boa vontade;
- Persistência;
- Paciência;
- Poder de negociação;
- Equilíbrio emocional;
- Percepção aguçada;
- Agilidade.
Também é importante realizar um treinamento após recrutar a equipe para que o serviço fornecido pela empresa seja feito de maneira padronizada.
Para uma empresa pequena, sugere-se o seguinte número de colaboradores:
- 1 gerente comercial;
- 8 faxineiras;
- 2 serviços gerais (serviços de reparo e conservação, hidráulica, elétrica, carpintaria, pedreiro, etc.)
Identificando Fornecedores e Parceiros
Pesquise quais melhores fornecedores para a sua empresa, ainda que não seja necessário um estoque elevado, é sempre bom dispor de materiais de limpeza, produtos elétricos, hidráulicos.
Opte por fornecedores com o melhor custo-benefício e faça pesquisas em sua cidade e na internet para saber se é mais vantajoso ter um fornecedor de fora ou local.
Marque um café com seu concorrente e proponha uma parceria para que não exista animosidade ou concorrência desleal.
Veja se existe a possibilidade de associar-se, pois o associativismo é uma forma de trabalho onde as empresas se juntam para superarem desafios comuns a todos como por exemplo, ampliar o poder de compra frente aos fornecedores, reduzindo o custo da operação da empresa.
Abertura da Empresa e Divulgação
Para abrir a empresa de assessoria doméstica e pessoal, você deverá seguir algumas normas gerais, que são exigidas, que são:
- Consulta e viabilidade do nome da empresa;
- Registro legal na Junta Comercial do Amapá - JUCAP;
- Registro da inscrição estadual;
- Registro municipal;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Alvará de funcionamento;
- Cadastro na Previdência Social;
Você pode conhecer todas as etapas desse processo em 6 passos para abrir seu novo negócio.
Divulgação
Agora que você já passou pelo processo de abertura da empresa, aluguel de um local e escolha da equipe, está na hora de pensar na divulgação do novo negócio.
Vale identificar qual a maneira mais eficiente de divulgar em sua região e pedir o auxílio de um profissional da área.
Além disso, existem os meios de comunicação, onde você poderá veicular comerciais e propagandas, de acordo com cada meio. São eles:
- TV;
- Rádio;
- Jornal impresso;
- Internet.
E aí, gostou das dicas? Para saber mais leia: Dicas práticas para divulgar o seu negócio com mais eficiência.
Foi um prazer te ajudar :)