As orientações do guia permitem a exploração do potencial econômico do açaí, garantindo a manutenção da diversidade florestal do açaizal.

A técnica do manejo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa (Embrapa), é uma estratégia que visa garantir a renda do produtor, além de preservar a diversidade da floresta
Os produtores de açaí do Amapá têm a disposição uma importante ferramenta para aumentar a produção do fruto. Desde 2001, a Embrapa distribuiu o “Guia prático de manejo de açaizais para a produção de frutos”.
Abaixo listamos algumas dicas do Guia prático de manejo:
-
Manejo e recuperação de açaizais nativos
-
Exploração do potencial econômico do açaí
-
Manutenção da diversidade florestal do açaizal
Fazendo o manejo correto, é possível:
-
Aumentar em até cinco vezes a produção de frutos;
-
Melhorar o rendimento dos produtores.
O melhor de tudo é o baixo investimento para sua implementação, pois, o maior custo é a mão-de-obra do próprio produtor.
A tecnologia apresentada no guia determina a combinação e população de árvores folhosas e outras palmeiras adequadas para produção de frutos em açaizais nativos, evitando o monocultivo e os possíveis danos ambientais em açaizais.
Por exemplo, plantas como
-
Aningas;
-
Aturiás;
-
Mururés;
-
Murumurus;
-
Buritis;
-
Jarandubas.
Protegem as margens dos rios e igarapés contra a erosão, mas, também, garantem que os açaizais tenham uma vida produtiva muito mais longa.
1. Limpar o Açaizal.
O primeiro trabalho no açaizal deve ser a limpeza da área. Por meio de roçagem, eliminação de cipós e derrubada de parte das palmeiras, como murumuzeiros, marajazeiros e ubuçuzeiros e buritizeiros.
2. Demarcar os blocos.
Deve-se realizar a demarcação de um bloco de 40 metros x 25 metros (1.000 metros quadrados)
3. Classificar as árvores.
Em seguida, deverão ser medidos os troncos das árvores com a fita métrica para classificá-la da seguinte forma:
-
Grossa: árvores maiores de 140 centímetros de roda;
-
Médias: árvores entre 60 e 140 centímetros de roda e
-
Finas árvores entre 15 e 60 centímetro de roda.
4. Selecionar as árvores.
Nesta etapa, deve-se selecionar e manter no bloco as plantas com produtos de maior valor, seja madeira, frutos, fibras, látex ou medicinal. Deve-se, também, manter pelo menos uma planta de valor desconhecido de cada espécie para manutenção da biodiversidade local.
5. Selecionando os açaizeiros.
Finalmente devem ser deixadas no bloco as 40 melhores touceiras e os 5 melhores açaizeiros de cada touceira. Na seleção, devem ser cortadas as plantas muito altas, finas e tortas de baixa produção de frutos. O palmito destas plantas deve ser aproveitado.
6. Plantar açaizeiros.
Caso não tenham pés de açaí em número suficiente para a formação das 40 touceiras no bloco, deve ser feito o plantio de mudas ou sementes nos espaços abertos pelo corte das árvores.
Conheça na íntegra as técnicas do Guia Prática de Manejo de Açaizais para Produção de Frutos, baixe o arquivo em PDF e aprenda mais sobre o manejo.
![]() |
Especialista em Gestão de Pequenos Negócios |
|
Foi um prazer te ajudar :)