Com alguns passos, monte um plano de negócios e planeje bem o funcionamento de sua empresa para ter mais sucesso.

Maikon Richardson
· Atualizado em 06/09/2025
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança.
Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples!
Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar.
Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho.
Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada.
Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais.
No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural.
Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios.
O que é um plano de negócio?
O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas.
Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los.
A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc.
Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia.
A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor.
Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo:
O plano de negócio é só para quem está começando?
Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais.
A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais.
É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro.
Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso.
Antes de partir para a prática
Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se:
- Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina;
- Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado;
- Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Plano de negócios em 5 passos
1º passo – Sumário executivo
Para começar, monte um sumário contendo os pontos mais importantes de sua empresa.
Ele será uma guia geral de seu empreendimento, ajudando a norteá-lo e, também, a “vender a ideia” para outras pessoas, caso precise.
O sumário executivo deve conter:
- Principais pontos do plano
- Comece por uma descrição do que o seu negócio faz de fato;
- Elenque os produtos e serviços que você oferece;
- Identifique seu público-alvo e seus clientes;
- Analise a concorrência
- Pontue os principais indicadores de viabilidade.
Nota: Apesar do sumário ser o 1º passo do processo, este será feito por último!
Sócios e empreendimento
Descreva quem são os empreendedores envolvidos no negócio.
É interessante falar um pouco do perfil de cada um, suas experiências e conhecimentos.
Tente deixar claro como cada sócio contribuirá para a empresa.
Além disso, concentre aqui informações sobre a própria empresa.
É nesta parte que você deve incluir, por exemplo, o nome escolhido e o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Toda informação, quando formalizada, colabora para uma melhor organização visual e, consequentemente, melhor organização das ideias ao longo do caminho.
Missão, visão e valores
Entender o porquê do seu negócio existir talvez seja um dos principais passos para o sucesso. Afinal, quem trabalha com propósito tem mais resiliência perante os desafios a serem superados.
A definição da missão que sua empresa cumpre no mercado, da sua visão de futuro e dos valores que guiam os seus negócios servirão para mantê-los nos trilhos.
Isso significa que você sempre terá uma direção estratégica para integrar operações e motivar a equipe.
Além disso, esta é uma parte importante que te ajuda a perceber o papel que a sua empresa cumpre em nossa sociedade.
Clique aqui e veja como definir missão, visão e valores de sua empresa.
Setor, forma jurídica e enquadramento tributário
No plano de negócios também é essencial deixar claro em qual setor da economia sua empresa atua.
Agropecuária, comércio, prestação de serviços, indústria, etc. Para além disso, especifique sob qual maneira será a sua constituição formal.
Outro dado relevante é saber de qual enquadramento tributário sua empresa fará parte. Esteja atento às opções, pois a compreensão de impostos e tributos é crucial para a saúde financeira de sua empresa.
Capital social e principais fontes de recurso
Você sabe o que é capital social?
De forma simples, ele representa os recursos colocados pelos sócios na hora de montar o negócio.
Clicando aqui você encontra ajuda sobre como definir o capital social de uma empresa
Com ele, você terá mais facilidade de elaborar o plano financeiro.
No seu plano de negócios também devem estar descritas as formas pelas quais os recursos de abertura foram obtidos.
Podem ser, por exemplo, de fontes próprias ou terceiras – como empréstimos ou investidores.
2º passo – Análise de mercado
Com o sumário executivo em mãos, você já terá uma boa noção do que sua empresa precisa para prosperar.
A partir daí, é hora de analisar o mercado no qual você estará inserido de forma mais aprofundada.
Neste momento, identifique:
- As características gerais de seus clientes (faixa etária, gênero, renda, etc.);
- Interesses e comportamentos do público (Onde compram, quanto pagam, frequência, etc.);
- O que leva os clientes a fecharem negócio (preço, qualidade, prazos de entrega, etc.);
- Localização geográfica dos clientes.
Para conhecer os seus clientes de maneira mais aprofundada, use diferentes técnicas: pesquisas, entrevistas, conversas informais, e sempre fique de olho na concorrência.
Esta, inclusive, é a segunda parte da sua análise de mercado: os concorrentes.
Identifique quais os principais players de seu segmento de atuação e conheça seus pontos fortes e deficiências.
Assim, você poderá investir em diferenciação.
Após compreender seus clientes e seus concorrentes, feche a sua análise de mercado estudando seus fornecedores.
Eles são as pessoas que irão fornecer a você as matérias-primas necessárias ou equipamentos e serviços que ajudarão o seu negócio a rodar.
Aqui, temos algumas dicas:
- Primeiro, faça uma lista de tudo que você irá precisar;
- Crie um cadastro com todos os fornecedores que você trabalhará;
- Pesquise sempre preço, qualidade, condições de pagamento e prazo de entrega para ver qual lhe atenderá melhor;
- Sempre analise mais de um fornecedor para um mesmo artigo;
- Mantenha contatos frequentes para estreitar relacionamento.
3º passo – Plano de marketing
O terceiro passo para montar um plano de negócios bem feito é o planejamento de marketing.
Ele deve conter, no mínimo, quatro pilares básicos, que os estudiosos do setor chamam de “4Ps”:
- Produto – o que você oferta;
- Preço – quanto custa o que você oferta;
- Praça – onde você oferta;
- Promoção – com quais condições você oferta.
Esses quatro elementos são fundamentais para você transmitir o posicionamento de sua empresa ao público-alvo.
Além de determinar o preço, onde você venderá e definir qual o produto, atente-se em criar estratégias promocionais atrativas.
No plano de marketing, você também deve descrever a estrutura de comercialização que terá disponível.
Liste todos os canais de distribuição que sua empresa terá e, se possível, as diferentes estratégias de venda para cada um.
4º passo – Plano operacional
O quarto passo no seu plano de negócios será a definição de como se dará a operação da sua empresa. Aqui, você deverá definir:
Espaço físico
Entenda qual será a disposição física de sua empresa. Mais do que o layout, pense na disposição estratégica de elementos.
Isso poderá te ajudar a otimizar processos, aumentar a agilidade, reduzir custos e muito mais.
Tenha em mente, também, que existem negócios que funcionam apenas em ambiente digital.
Capacidade instalada
Você deve saber de forma clara o quanto tem capacidade de produzir e quantos clientes consegue atender com a estrutura montada.
Aqui está um ponto-chave para manter um bom índice de satisfação dos clientes, diminuir ociosidade e reduzir possíveis desperdícios.
Processos operacionais
Os processos operacionais são a alma de toda empresa. Basicamente, eles definem como a empresa funcionará.
Mapeie atividades, descreva etapa por etapa e defina quem será o responsável por cada uma delas.
Neste momento, identifique as boas práticas internas e os padrões para a manutenção da qualidade. Processos operacionais podem - e devem - ser implementados em todas as áreas do negócio.
Pessoal
Apenas após as três etapas anteriores, feche o seu plano operacional pensando em dimensionamento de pessoal.
Com espaço, capacidade e processos bem definidos, será mais fácil quantificar o número de profissionais necessários para colocar tudo em funcionamento.
Assim, você vai trabalhar de maneira mais assertiva, evitando gastos a mais por falta de planejamento.
5º passo – Plano financeiro
Sabemos que a parte financeira é o pulmão de toda empresa.
Por isso, no plano financeiro começamos com uma dica de ouro: seja realista.
Uma boa análise financeira do negócio pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso logo nos primeiros meses de vida.
Quando for desenvolver o seu plano financeiro considere, no mínimo, os seguintes pontos:
- Estimativa de investimentos necessários;
- Capital de giro;
- Estimativa de faturamento mensal;
- Custos fixos e variáveis;
- Custos com mão-de-obra;
- Indicadores de viabilidade.
Os cenários a partir do plano de negócio
Após passar por todos os pontos dos cinco passos mencionados, você já contará com um plano de negócios robusto.
Mas ele pode ser ainda melhor! Agora que você já tem dados suficientes, construa cenários hipotéticos que irão te ajudar nas tomadas de decisões ao longo do caminho.
Simule situações favoráveis e resultados pessimistas. Assim, você conseguirá pensar de forma antecipada em ações a serem tomadas e estar prevenido caso elas aconteçam de fato.
Aqui, mais uma vez, vale o conselho para ser o mais realista possível.
Por mais que você empregue todos os seus esforços, algumas coisas podem sair do que é esperado e isto é super normal. O importante é sempre avaliar soluções e seguir em frente.
Use a matriz F.O.F.A no seu plano de negócio
Para fechar o seu plano de negócios, use a matriz F.O.F.A (O nome é uma abreviação para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, ou matriz de análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), como também é conhecida.
Ela é uma ferramenta simples, mas muito efetiva, para avaliar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua empresa.
Assim, você terá tudo o que precisa em mãos para empreender com mais segurança.
Saiba o que é a matriz F.O.F.A e como montá-la, clicando aqui.
Plano de negócios além da abertura
Neste artigo, você entendeu a importância de um plano de negócios bem estruturado e quais os passos para montar o seu.
Lembre-se de que ele é um documento valioso que pode te ajudar muito além da abertura de sua empresa.
Um plano de negócios bem-feito te ajuda a conseguir novos sócios, investidores, estabelecer parcerias empresariais de confiança e, até mesmo, vantagens junto a instituições financeiras.
Caso queira se aprofundar mais no assunto, o Sebrae preparou o PNBOX uma ferramenta online gratuita. O seu plano de negócios ficará mais atualizado e muito mais profissional.
O PNBOX é seu novo plano de negócios totalmente digital. Agora, você pode pensar seu negócio no todo ou em partes. São 14 ferramentas para você utilizar on-line de maneira modular ou integrada.
Ou acesse o curso Como elaborar um plano de negócio, online 100% gratuito e com certificado digital.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Planejamento na agricultura familiar como diminuir riscos de produção
Os pequenos agricultores e pecuaristas são responsáveis por boa parte da produção do alimento consumido no Brasil. Diante deste dado animador, a agricultural rural vem crescendo e atraindo novos investidores. O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento. A agricultura familiar, como qualquer negócio empresarial, está propensa a alguns erros primários de gestão, mesmo sendo considerada um negócio pequeno. A falta de planejamento, erros na gestão financeira, excesso de participação dos líderes nas atividades operacionais deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário, são erros comuns observados neste ramo de atividade. Por isso, é essencial para o sucesso da produção, que a liderança do negócio familiar fique atento pois existem armadilhas de gestão que podem levá-lo ao fracasso. É essencial estar preparado para gerenciar estes possíveis riscos. Para auxiliar no seu planejamento e diminuir assim as chances de algo dar errado.Preparamos alguns pontos importantes a serem observados:
Setembro, 2025
Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade
Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa. Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso. Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade. Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição. Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais. É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa. Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa. Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC. *Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo: Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc. Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros. Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente! Defina o método de coleta da informação De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores? Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro. A coleta será feita de forma manual ou automatizada? Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura. Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa. E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio: Qual o tamanho da sua produção? Qual o nível de detalhe da informação desejado? Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade? Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa. Controle o desempenho dos seus indicadores Agora que temos a informação disponível, é necessário definir: Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores? Qual periodicidade devem ser acompanhados? Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle? Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
Setembro, 2025
Negócios familiares: Dicas para garantir o sucesso
Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares
Julho, 2025
Guia prático de manejo de açaizais para produção de frutos
A técnica do manejo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa (Embrapa), é uma estratégia que visa garantir a renda do produtor, além de preservar a diversidade da floresta Os produtores de açaí do Amapá têm a disposição uma importante ferramenta para aumentar a produção do fruto. Desde 2001, a Embrapa distribuiu o “Guia prático de manejo de açaizais para a produção de frutos”. Abaixo listamos algumas dicas do Guia prático de manejo:
Julho, 2025
Dicas para tornar sua empresa mais competitiva e sustentável
Empresa e sustentabilidade Se preocupar com a sociedade já não é mais uma tarefa só para as grandes empresas. Se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em geral é uma tarefa de todos, principalmente dos empreendedores. Para as empresas acompanharem as tendências de uma boa gestão e alcançar a competitividade no mercado, é preciso investir em sustentabilidade nas corporações. O Sebrae traz algumas dicas e práticas sustentáveis, para empresas que buscam o reconhecimento da sociedade como partes interessadas pelo assunto.Veja a seguir sugestões para uma gestão mais sustentável. Faça um diagnóstico da sua empresa Em primeiro lugar, a companhia deve: Mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente; Tratá-los de forma planejada. Estabeleça metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. O consumo não controlado de água; Energia elétrica e combustível; Descartes incorretos de sobras de produção, lâmpadas fluorescentes, lixo, embalagens e cartuchos de impressora entre outras coisas. Ficar atento para o inesperado É fundamental ficar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência na empresa. Adote um planejamento eficaz: Realizar treinamentos de situações emergenciais. Documente seus resultados, para saber qual o nível de preparação da sua empresa. Tenha conhecimento da legislação ambiental Para que a empresa trabalhe com ética, é preciso estar ciente da legislação ambiental, pegue todas informações necessárias no site do Ministério do Meio Ambiente. Mantenha-se informado sobre as exigências legais aplicáveis aos seus: Serviços; Produtos; Processos e; Instalações. Dessa forma ficará mais fácil sua empresa atuar no mercado e evitar eventuais sanções negativas no seu negócio. Tenha iniciativa Será fundamental você criar projetos de forma voluntária! Se quiser destacar sua empresa das concorrentes e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Desenvolver parcerias para a implantar ou apoiar ações que contribuam para a solução de grandes problemas ambientais, como: A minimização do consumo de recursos naturais; O aquecimento global; A reutilização de materiais; A recuperação de ecossistemas; A reciclagem e entre outros. Conheça as “Chamadas de Projetos” que o Sebrae selecionou algumas propostas para apoiar projetos que estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Julho, 2025
Conheça: a cartilha Gestão Sustentável nas Empresas
O que é? A cartilha de “Gestão Sustentável nas Empresas” produzido pelo “Centro Sebrae de Sustentabilidade” apresenta um conteúdo didático e de fácil compreensão para quem tem o desejo de conhecer do que se trata e para quem tem interesse em obter informações sobre o tema e deseja inovar no mercado. A mesma tem a finalidade de ajudar empresários, a ver na sustentabilidade como uma oportunidade para o equilíbrio na economia, sociedade e meio ambiente. Com ações bem estruturadas, participativas, e colaborativas. Trazendo retorno, que são fundamentais, fazendo-se necessárias no cotidiano da sua empresa. Saiba alguns dos conceitos e definições que você encontrará na cartilha. Política ambiental; Sistema de gestão ambiental (SGA); Ferramentas de gestão; Avaliação de impacto ambiental; Avaliação de desempenho ambiental; Auditoria ambiental; Levantamento do passivo ambiental; Licenciamento ambiental; Metodologias ecoeficiência e sustentabilidade; Produção mais limpa e muito mais. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Gestão Sustentável nas Empresas”. Esta cartilha foi desenvolvida para você aprimorar seus conhecimentos. Boa leitura!
Junho, 2025
Como tornar sua indústria cerâmica mais sustentável
Sustentabilidade é um bom negócio! A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal. Algumas medidas que podem ajudar o seu negócio a ser mais sustentável e lucrativo: Certifique-se de que seu negócio esteja próximo dos fornecedores; Conheça seu público, crie um ambiente agradável e venda mais; Siga a legislação e as normas de segurança no trabalho; Faça as avaliações de impacto e de desempenho ambiental; Informe sobre as exigências para obter as licenças e autorizações para o seu tipo de negócio; Consultar o Sebrae e buscar medidas sustentáveis para a sua empresa; Veja algumas formas de deixar sua indústria cerâmica sustentável. 1. Alimente os fornos com biomassa para uma produção responsável Use carvão vegetal, ele gera gases que contribuem com o efeito estufa, há várias opções de biomassa que podem ser usadas nos fornos de cozimento, como: Madeira de reflorestamento; Casca de arroz; Bagaço de cana ou resíduos agroindustriais. 2.Troque o gasto de eletricidade pelo processo natural de secagem Troque ventiladores e secadores que consomem muita eletricidade. Utilize aparelhos pela luz do sol. 3. Atente para a necessidade de licenciamento ambiental do seu negócio Obtenha orientações sobre a legislação aplicável na sua cidade para a instalação, a ampliação ou a modificação das atividades da sua empresa que utilizam recursos naturais ou que possam causar degradação ambiental. 4. Poupe o calor do forno cerâmico para outra etapa do processo de fabricação A energia poupada é direcionada para o aquecimento do secador onde é feito o biscoito cerâmico. O investimento é recuperado rapidamente com a economia de quase metade de gás natural usado na secagem. 5. Proteja os trabalhadores com equipamento adequado Use os Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. Busque mais informações sobre o modelo ideal de luvas, máscaras e outros acessórios necessários para essa atividade no Portal Sebrae 6. Dê preferência aos processos de fabricação que usem menos água É possível economizar água com mudanças em todas as etapas, desde a o processo de moagem por via úmida, por exemplo, consome quatro vezes mais água que o método a seco. Considere também o reaproveitamento da água tratada nos processos de lavagem e umidificação da argila. Saiba mais sobre sustentabilidade conhecendo uma consultoria do Sebrae no Amapá.
Junho, 2025
Como o planejamento tem impacto sobre o seu sucesso
A natureza do planejamento O planejamento é definido como o ato ou processo de estabelecer ou manter metas, políticas e procedimentos para seu trabalho. Uma empresa sem planejamento pode levar seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processo que não foram planejados. Habilidades de planejamento são habilidades de sobrevivência para pessoas muito ocupadas, dando condições de traçar um mapa esquemático do curso de projeto com sucesso, montando um passo a passo e, dessa forma, servindo como um guia até sua conclusão. Focando nas oportunidades que apareçam em seu caminho. Para ter habilidades de planejamento isso requer avaliação lógica de projetos e problemas. A lógica chama você para olhar e pensar desde o plano mais amplo até o plano menor. Quando for traçar um projeto, você deverá olhar para as metas como um todo, as grandes ramificações e os recursos de que vai precisar. O planejamento ajuda você a realizar mais com menos O empreendedor de sucesso é aquele que melhor se adapta aos desafios e sabe planejar. Habilidade de planejamento: Previsão, priorização, análises de pareto. O maior cliente da empresa quer que melhore nosso tempo de entrega em dois dias, sem afetar nosso preço. Habilidades de planejamento: Análise de sistemas e processos, ajuste de objetivos, planejamento estratégico. Dois funcionários estão doentes e já é tarde para chamar outros para substituí-los. Habilidades de planejamento: Plano de contingência, redefinição de tarefas, verificação dos avanços. Estamos em um ponto crítico do projeto, se tomarmos uma decisão errada, estaremos fora... Habilidades de planejamento: Definição da visão geral e das metas, análises do caminho crítico, simulações/previsões. Essas e outras habilidades de planejamento permitem manipular melhor as demandas difíceis que estão à frente, assim aprendendo mais com menos. Suas habilidades de planejamento influenciam a produtividade dos outros. Quanto mais efetivamente você planeja seu trabalho, mais claramente seus funcionários entenderão o que espera deles. A falta de metas e responsabilidades claras é frustrante os colocam em desvantagem. Antes de começar um projeto ou atribuição, você deverá ter uma ideia geral de como isso afetará os outros, será necessária uma reavaliação quando houver uma alteração no ambiente de trabalho uma reavaliação sempre será necessária. Estabeleça padrões altos para obter qualidades no desempenho dos seus projetos, assim você estará mais próximo de alcançar o topo da qualidade e um desempenho superior em outros projetos. Quer saber mais sobre planejamento? Procure o Portal Sebrae no Amapá e consulte uma assessoria para seu negócio.
Junho, 2025
Como montar uma empresa de assessoria e limpeza doméstica
Demanda e Planejamento A vida moderna nos leva a passar mais tempo fora de casa, devido à rotina de trabalho, distâncias e congestionamentos. Por isso, o serviço doméstico, os pequenos reparos e as manutenções acabam ficando para o fim de semana ou sendo terceirizados. A prestação de serviços domésticos personalizados sempre terá alta demanda e se houver oportunidade de criar um negócio especializado, com serviços diferenciados, a possibilidade de atrair uma boa clientela é garantida. Antes de tudo, é necessário conhecer os riscos do negócio, e para isso é importante montar um plano de negócio. Acesse o artigo: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio no Portal do Sebrae. Pesquisa de Mercado Faça uma pesquisa para saber quantas empresas de assessoria doméstica existem na sua cidade e quais serviços são oferecidos. Assim você saberá oferecer um diferencial competitivo e se destacar no mercado.
Junho, 2025
Avalie a solução para o problema de sua empresa
É essencial que sua equipe continua a lhe ajudar neste estágio. O planejamento deve ser detalhado com o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo almejado. O plano de ações define o que precisa ser feito, por quem será feito, quando precisa ser feito e que recursos serão necessários. Embora não haja um formato padrão, o plano de ações deve explicitar claramente os seguintes itens: A sequência lógica em que as ações e respectivas atividades devem ser executadas; O responsável pela execução de cada ação ou atividade; Os recursos necessários (financeiros, humanos, materiais). Existe uma ferramenta denominada de 5W2H, composta por sete perguntas que auxiliam a elaboração de um plano de ações. Objetivo do plano O ponto inicial é explicitar claramente o objetivo desejado, que no caso é a introdução de uma inovação, mencionando quais são os resultados esperados. Detalhamento das ações Deverá ser feita uma reunião com a equipe em que sejam definidas as ações, utilizando-se como guia uma pergunta simples: “O que é preciso fazer para ir da situação A para a situação B?”. As respostas deverão ser anotadas e posteriormente deverão ser escolhidas aquelas que fizerem mais sentido para a equipe levando-se em conta fatores como: Prazo para execução; Custo da execução; Recursos humanos necessários e outros. Todos eles ponderados conforme a realidade da empresa. Em seguida, cada ação deverá ser detalhada conforme os seguintes tópicos: Nº Ação/atividade: código em sequência numérica crescente (variando de a ‘n’) da ação e respectivas atividades; Descrição de atividades (O quê/Como fazer) Onde fazer): nome das ações e respectivas atividades. A descrição vinculadas a determinada ação deve ser iniciadas por um verbo (ex: comprar, agendar, realizar, contratar, testar); Responsável (Quem): decidir quem deverá ser responsável por determinada ação ou atividade; Dependência: código numérico da ação ou atividade que precede a atividade analisada, ou seja, se houver uma relação de dependência entre duas atividades e se a primeira atividade atrasar, a atividade seguinte sofrerá atraso; Custo: deverão ser estimados todos os custos envolvidos na execução da ação, incluindo: recursos financeiros, materiais. Seguindo esse passo-a-passo, você poderá fazer escolhas bastante assertivas e que poderá ajudar sua empresa a alcançar objetivos e metas necessárias. Gostou deste artigo? O Sebrae está à disposição para ajudar da melhor forma, você a melhorar o seu desempenho empresarial, acesse o Portal Sebrae!
Março, 2025
Como tornar seu lava a jato mais sustentável
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Instale calhas e cisternas para colher a água da chuva Existem leis municipais que preveem o uso de sistemas de captação de água em todos os estabelecimentos de lavagem de veículos. Ainda que não haja obrigatoriedade prevista em lei no seu município, prefira reaproveitar a água utilizada para lavar os carros em seu estabelecimento.
Março, 2025
Relatório de Satisfação dos Funcionários: entenda como funciona
Em uma empresa os funcionários tornam-se o coração da empresa. São eles que: Produzem; Vendem; Cobram; Limpam; Mantém a empresa a pleno vapor. E para manter em sua empresa um bom quadro de funcionários e uma equipe sempre motivada, é preciso que sua empresa ofereça mais do que um bom salário. O Relatório de Satisfação dos Funcionários foi criado com essa funcionalidade, embora as perguntas possam mudar de empresa para empresa. Veja alguns itens que tendem a ser mais usados, entre as empresas Perguntas relacionadas ao: Supervisor; Aos colegas; As funções exercidas; Aos benefícios oferecidos; Ao ambiente de trabalho; As condições de trabalho. Sabe-se o que nem sempre a empresa poderá atender todas as expectativas dos seus colaboradores, mas é importante lembrar que, muitas vezes, pequenos atitudes podem favorecer esta relação da empresa com seus colaboradores . Outro ponto crucial da interação da empresa com os colaboradores é que ela precisa ser anônima. Os funcionários sem medo de demissões, eles tendem a responder com maior honestidade. Saiba mais Veja o passo a passo de como montar um relatório para sua empresa, lendo o artigo “Saiba como como fazer um relatório gerencial”. Outras dúvidas relacionadas a este e outros assuntos, que poderão ser de interesse empresarial, você poderá encontrar no Portal Sebrae.