O Programa Cidade Empreendedora do Sebrae visa fortalecer a economia dos municípios.
Rômulo Brasão
· Atualizado em 09/10/2023O que é?
O Cidade Empreendedora é uma abordagem de transformação dos municípios, conectado com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria
do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.
Na prática, o Cidade Empreendedora é um HUB que organiza a oferta do Sebrae, conectando as diversas linhas de atuação, integrando suas ações para potencializar e monitorar o conjunto de esforços realizado e atuando com o poder público local a partir de uma visão sistêmica do município.
Objetivo
Atuar junto ao poder público municipal e lideranças locais, de forma integrada, para a promoção do empreendedorismo, a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento da economia local.
Público-alvo
O público-alvo do Cidade Empreendedora são os pequenos negócios, mas a atuação passa, impreterivelmente, pela parceria com as prefeituras municipais e articulação com outros atores locais, como entidades empresariais e de classe, agentes de crédito, instituições de ensino e o ecossistema de inovação.
Premissas Operacionais
O Cidade Empreendedora tem na sua concepção princípios sólidos que permeiam todas as suas etapas:
1. Inteligência Territorial:
Atuar conhecendo as reais necessidades, vocações e oportunidades de cada local, por meio de dados e do relacionamento com o município;
2. Jornada de Relacionamento:
Participar constantemente da jornada de desenvolvimento do município e nas suas ramificações, posicionando o Sebrae como um ator essencialmente local, capaz de construir relações de confiança e cooperação;
3. Catalização de Recursos e Competências:
Identificar e organizar recursos e articular rede de atores para convergir à agenda do desenvolvimento local;
4. Protagonismo Local: Dotar os atores locais de ferramentas e habilidades para poderem liderar e sustentar o processo de desenvolvimento.
Eixos de Atuação
O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação definidos para contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um município em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.
Eixos prioritários
Gestão Municipal
O eixo de Gestão Municipal promove o engajamento, a qualificação e capacitação dos gestores públicos, com foco na alta direção do poder público municipal, priorizando a agenda do desenvolvimento econômico do município.
O eixo de Gestão Municipal possui soluções para a constituição do comitê de governança do plano de desenvolvimento econômico do município que considerem as vocações, características e dinâmica do território.
Uma vez executado o plano, o município está apto a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), assim como, a partir do histórico do PSPE, gerar inteligência e práticas de referência.
Desburocratização
O eixo de Desburocratização é visto como um facilitador para o sucesso dos pequenos negócios, proporcionando aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas, geração de empregos e oportunidades aos seus cidadãos.
O eixo de Desburocratização oferece ferramentas e soluções para que o município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica e a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim).
Também são oferecidas soluções relacionadas à implementação do Selo ARTE, do Serviço de Inspeção Municipal, entre outras.
Compras Governamentais
O eixo de Compras Governamentais objetiva aumentar a participação dos pequenos negócios locais nas compras governamentais, o que contribui para o aumento do emprego, garante maior economicidade e retém renda no próprio município.
Além de apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios frente às determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - que preconiza o tratamento diferenciado aos pequenos negócios locais - o eixo de Compras Governamentais também traz
soluções que visam capacitar os gestores públicos de compras, desenvolver fornecedores locais, elaborar e divulgar o Plano de Compras Municipal e promover o fomento da agricultura familiar.
Empreendedorismo na Escola
O eixo de Empreendedorismo na Escola está em consonância com os quatro pilares da educação propostos pela Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser) em busca de promover o empreendedorismo nas escolas
e avaliar o ambiente institucional a fim de implementar a educação empreendedora.
O eixo de Empreendedorismo na Escola possui soluções para fortalecer a perspectiva da educação integral com foco no exercício da cidadania e qualificação para o trabalho e para capacitar os gestores escolares e professores em educação empreendedora.
Eixos temáticos
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor tem como objetivo a prestação de serviços que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas para empresários potenciais ou já estabelecidos.
A Sala do Empreendedor pode abrigar, em um único local, o atendimento que compete a diferentes órgãos de governo, bem como aqueles provenientes dos agentes financeiros ou associações empresariais.
O eixo Sala do Empreendedor possui um conjunto de soluções completas para a estruturação, gestão e avaliação das Salas do Empreendedor, garantindo que sejam espaços de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local.
Lideranças Locais
Todo processo de desenvolvimento é conduzido e sustentado por pessoas que desejam mudança e cooperam entre si.
Para que isso ocorra de forma otimizada, o eixo de Lideranças Locais objetiva identificar e capacitar as lideranças locais.
O eixo de Lideranças Locais traz abordagens para o Agente de Desenvolvimento (AD), capacitando-o a participar do planejamento das políticas de desenvolvimento do município e articular iniciativas relacionadas à melhoria do ambiente de negócios no município em que atua.
Além disso, são oferecidos cursos e consultorias voltados para a mobilização, integração e o comprometimento de lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.
Inclusão Produtiva
O eixo de Inclusão Produtiva propõe unir esforços com as Prefeituras, apoiando os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) a fazerem parte de um grande programa de capacitação para o empreendedorismo.
É o SEBRAE gerando oportunidades para quem mais precisa!
O censo de 2019 do Sistema Único da Assistência Social, apresentou quase 76 milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único da Assistência Social (CADÚNICO), com renda até meio salário mínimo.
Destes, 39 milhões recebendo bolsa família. Por meio do eixo de Inclusão Produtiva são geradas oportunidades de vida, renda, emprego e qualificação para o trabalho.
Marketing Territorial e Setores Econômicos
O eixo de Marketing Territorial trata das vocações capazes de criar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos para o território.
O eixo de Marketing Territorial inclui estratégias e soluções para o desenvolvimento do potencial turístico e sua produção associada, a indicação geográfica e o apoio aos segmentos econômicos estratégicos para a potencialização da economia local, conforme as características e dinâmica de cada município, como a modernização de feiras livres, campanhas de valorização do comércio local e encadeamento produtivo com foco territorial.
Cooperativismo e Crédito
O cooperativismo, o associativismo e o crédito são caminhos seguros para gerar desenvolvimento local e regional, a criação de novos empregos, renda e arrecadação.
O eixo de Cooperativismo e Crédito possui soluções para o desenvolvimento de cooperativas de crédito e de instituições alternativas de microcrédito, Empresas Simples de Crédito, etc. para ampliar oportunidades aos pequenos negócios.
O eixo de Cooperativismo e Crédito atua com a abordagem de consórcios intermunicipais, que viabilizam investimentos, iniciativas e a prestação de serviços com economia de escala, além de contribuírem para a expansão do mercado para os pequenos negócios.
São muitas as aplicações de um consórcio intermunicipal, como a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para agilizar a fiscalização dos produtos alimentícios de origem animal; obras de infraestrutura e saneamento; tratamento de resíduos; a implantação de projetos de encadeamento produtivo.
Inovação e Sustentabilidade
No cenário atual de mercado, com uma economia cada vez mais intensiva em conhecimento, as análises dos determinantes do desenvolvimento econômico dos territórios, assim como da competitividade empresarial, ressaltam cada vez mais a importância da inovação, do acesso à tecnologia e da sustentabilidade.
É cada vez mais universal a percepção de que a sustentabilidade empresarial depende diretamente da capacidade de inovar e agregar, permanentemente, novos valores aos produtos e serviços ofertados no mercado.
O eixo de Inovação e Sustentabilidade traz soluções para fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios por meio da facilitação de acesso a serviços tecnológicos e da identificação e conexão com os demais atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do território.
Também é foco desse eixo do programa inserir os temas de inovação e sustentabilidade no setor público, com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência de seus serviços e adequação à legislação ambiental.
Resultados
No Amapá, são contemplados pelo Cidade Empreendedora 15 municípios, com adesão ao plano de trabalho para o biênio de 2023/2024, tem relevantes resultados para a gestão municipal e principalmente para a melhoria do ambiente de negócios.
Como reconhecimento aos municípios, o Sebrae/AP realiza o Prêmio Prefeito Empreendedor, com os últimos resultados sendo:
Categoria Cidade Empreendedora – Projeto Pedra Branca do Amapari Empreendedora, Prefeita do Município de Pedra Branca do Amapari – Beth Pelaes;
Categoria Compras Governamentais – Projeto Apoiar, Empreender, Comprar e Fomentar, Prefeito do Município de Tartarugalzinho – Bruno Mineiro;
Categoria Desburocratização – Projeto Santana Rápida, Prefeito do Município de Santana – Sebastião Rocha;
Categoria Empreendedorismo na Escola – Projeto Cupuaçu Voador, Prefeito do Município de Oiapoque – Breno de Almeida;
Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal – Projeto Próaves Macapá na Educação, Prefeito do Município de Macapá – Antônio Furlan;
Categoria Inovação e Sustentabilidade – Projeto Infraestrutura em Energia Solar para o Desenvolvimento de Mazagão – Prefeito do Município de Mazagão – João da Silva Costa;
Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos – Projeto Próaves Macapá, Prefeito do Município de Macapá – Antônio Furlan;
Categoria Sala do Empreendedor – Projeto Amapari Empreendedora, Prefeita do Município de Pedra Branca do Amapari – Beth Pelaes.
‘’O Sebrae Amapá tem sido parceiro da prefeitura de Pedra Branca do Amapari na implementação de iniciativas de fomento ao empreendedorismo e cultura empreendedora.
Após inaugurar a Sala do Empreendedor, a prefeitura tem investido na oferta e capacitação de mão de obra para pequenos negócios, além de oferecer consultoria para novos empreendimentos.
Também atua na implementação de programas de educação empreendedora em todas as escolas municipais.’’
Prefeita de Pedra Branca do Amaparí, Beth Pelaes.
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Dicas importantes na hora de participar de uma licitação
O Sebrae tem registrado cerca de 14 mil empreendedores, mais de 50% desses empreendedores fazem parte do ramo de alimentação, veja que aqui existe uma grande possibilidade de crescimento. 1) Análise de risco A análise de risco é a fase que leva um pouco mais de tempo no processo de licitação, nela você deve fazer as buscas das oportunidades e a análise dos riscos associados a essa oportunidade. Verifique todos os requisitos no edital, e faça a validação de todos os documentos de habilitação e garanta que sua proposta é encantadora e competitiva e que não trará prejuízo para a sua empresa, caso ela seja aprovada. 2) Preparando o envelope Verifique o dia marcado para ida à sessão pública, para cumprir todas as regras previstas pelo edital. A fase da sessão pública é a parte mais competitiva da licitação. Mas, é comparativamente simples e ligeira. É preciso ter cumprido todos os requisitos pedidos no edital. Lembre-se que há uma competição entre empresas em um processo de licitação pública. Siga tudo o que está descrito no edital e vá adiante, acredite no seu trabalho, o mercado está preparado para você. Na ocasião em que for enunciado como o vencedor, de acordo como foi descrito no edital você deverá assinar o contrato e terá que fazer as entregas. 3) Calculando os riscos Pequenos problemas podem acarretar sanções e multas. Por tanto, a cada novo edital de licitação merece uma análise de bem aprofundada de riscos. Também é válido ressaltar que nem sempre é bom baixar muito o valor do seu serviço ou produto em um pregão, pois a empresa acabará ficando sem os lucros do serviço, uma vez que é preciso levar em conta os custos que serão obtidos, caso a empresa vença o processo. 4) Gostou? Amplie seu conhecimento sobre licitações, confira todas as informações sobre licitação em nossa Cartilha do Fornecedor e comece a trabalhar de forma segura e passe a ganhar dinheiro. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
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February, 2019
Termos que todo o empreendedor precisa entender: Dicionário financeiro
O Sebrae no Amapá separou dentre 20 termos que todo empreendedor deveria conhecer. Conheça o dicionário financeiro do empreendedor. Veja abaixo os principais termos que não podem ficar de fora do seu vocabulário na hora de dirigir uma empresa, são termos usados no âmbito das finanças empresariais. 1- Despesas: no ramo empresarial, a palavra “despesas” são todos os gastos feito pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento. Esses gastos são relativos à administração da empresa. Exemplo: Salários; Comissões; Gastos com publicidade e marketing; Material de escritório, entre outros. 2 - Receitas: neste caso a palavra “receitas” é retorno que a empresa tem que foi gerado pelos valores das: Vendas de produtos ou serviços que a empresa comercializa; Assim esse valores que entram no caixa da empresa são denominados como receitas. 3 - Fluxo de Caixa: já o fluxo de caixa é um artifício usado para o controle de todas as: Entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa; O controle do fluxo de caixa faz-se necessária para todo tipo negócio, esta é uma forma de manter a saúde financeira da empresa. 4 - Contas a pagar: esse é um termo que nem precisa explicar, mas para deixar mais claro são todas as despesas que a empresa precisa quitar. Entre as principais contas de uma empresa tem que quitar, estão os: Pagamentos dos fornecedores; Salário dos funcionários, e; Comissões. 5 Contas a receber: esse termo fala por si só também, mas em outras palavras é tudo que ainda falta receber, o que ainda não foram pagos pelos devedores. 6 - Capital de giro: o objetivo do capital de giro é manter seu negócio em tempos difíceis, no caso são os recursos disponíveis no caixa da empresa. Exemplo: Quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas da empresa. 7 - Capital social: essa palavra diz respeito há novos negócios, o capital social é o valor adequado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio. Este valor tem variáveis, pois ele varia dependendo do negócio ou do tipo da empresa que deseja abrir. 8 - DRE: significa - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo: Detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo. Como ele o gestor poderá identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período de analisado. 9 - Faturamento: o faturamento é a soma dos valores recebidos pela empresa com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período de tempo. Exemplo: Soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal da empresa; A soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio. 10 - Margem de lucro: é a porcentagem que a empresa lucrará com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor. é o cálculo sobre o valor de um determinado produto ou serviço após ter descontado todas as despesas da empresa. Saiba mais O Sebrae no Amapá possui muitos outros artigos que são especificamente voltados para pequenos negócios como o seu. Se estiver interessado em outros materiais produzidos pelo Sebrae, basta entrar no Portal Sebrae no Amapá.
January, 2019
Lidando com clientes furiosos
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
January, 2019
Higienização dos Lavatórios, Fogão e luminárias da Amassadeira de Açaí
A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm e esponjas ou escovas. Procedimentos: Lavar a torneira e toda a superfície do lavatório com água e sabão líquido, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Aplicar a solução de cloro na torneira e em toda a superfície do lavatório.