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Tue Jan 15 13:27:41 BRST 2019
Organização | GESTÃO
Termos que todo o empreendedor precisa entender: Dicionário financeiro

Conheças 10 termos que são usados dentro do ramo empresarial, e que você empreendedor precisa ficar por dentro para entender.

· Atualizado em 15/01/2019
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O Sebrae no Amapá separou dentre 20 termos que todo empreendedor deveria conhecer. Conheça o dicionário financeiro do empreendedor.

Veja abaixo os principais termos que não podem ficar de fora do seu vocabulário na hora de dirigir uma empresa, são termos usados no âmbito das finanças empresariais.

 

1- Despesas: no ramo empresarial, a palavra “despesas” são todos os gastos feito pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento.

Esses gastos são relativos à administração da empresa. Exemplo:  

  • Salários;

  • Comissões;

  • Gastos com publicidade e marketing;

  • Material de escritório, entre outros.

 

2 - Receitas: neste caso a palavra “receitas” é retorno que a empresa tem que foi gerado pelos valores das:

  • Vendas de produtos ou serviços que a empresa  comercializa;

  • Assim esse valores que entram no caixa da empresa são denominados como receitas.

 

3 - Fluxo de Caixa: já o fluxo de caixa é um artifício usado para o controle de todas as:

  • Entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa;

  • O controle do fluxo de caixa faz-se necessária para todo tipo negócio, esta é uma forma de manter a saúde financeira da empresa.

 

4 - Contas a pagar: esse é um termo que nem precisa explicar, mas para deixar mais claro são todas as despesas que a empresa precisa quitar. Entre as principais contas de uma empresa tem que quitar, estão os:

  • Pagamentos dos fornecedores;

  • Salário dos funcionários, e;

  • Comissões.

 

5 Contas a receber: esse termo fala por si só também, mas em outras palavras é tudo que ainda falta receber, o que ainda não foram pagos pelos devedores.

 

6 - Capital de giro: o objetivo do capital de giro  é manter seu negócio em tempos difíceis, no caso são os recursos disponíveis no caixa da empresa. Exemplo:

Quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas da empresa.

 

7 - Capital social: essa palavra diz respeito há novos negócios, o capital social é o valor  adequado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio.

Este valor tem variáveis, pois ele varia dependendo do negócio ou do tipo da empresa que deseja abrir.

 

8 - DRE: significa - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo:

Detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo.

Como ele o gestor poderá identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período de analisado.

 

9 - Faturamento: o faturamento é a soma dos valores recebidos pela empresa com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período de tempo. Exemplo:

  • Soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal da empresa;

  • A soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio.

 

10 - Margem de lucro: é a porcentagem que a empresa lucrará  com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor. é o cálculo sobre o valor de um determinado produto ou serviço após ter descontado todas as despesas da empresa.

 

Saiba mais

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