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Fri Dec 06 11:41:04 BRT 2019
Planejamento | PLANO DE NEGÓCIOS
Como faço para identificar qual o cliente da empresa

A definição do cliente, sem dúvida é a etapa mais importante do planejamento do seu negócio. Todas as decisões são por ele e para ele.

· Atualizado em 06/12/2019
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Para quem é sua empresa?

Por maior que seja a vontade de atender todo mundo, a sua empresa não terá esta capacidade operacional, muito menos terá condições de atender a necessidade de todas as pessoas.

Acertar nas decisões de negócio nem sempre será fácil, porém se você conseguir identificar qual segmento de mercado sua empresa irá se dedicar, você encontrará o caminho certo para seguir.

Veja:

  • Onde os clientes moram?

  • Como eles são – idade, gênero, escolaridade, profissão, renda?

  • Família grande ou pequena?

  • O que gostam de fazer?

 

Se seus clientes forem outras empresas, considere:

  • Qual o ramo de atuação?

  • Número de empregados?

  • Quanto tempo estão no mercado?

  • Qual a capacidade de pagamento?

Comportamento do cliente

Interesse e comportamento do cliente

É importante perceber a necessidade de compra. Avalie em qual momento o consumidor procura pelo seu produto ou serviço.

  • Qual frequência de uso do produto ou serviço?

  • Em que quantidade compram?

  • Onde costumam comprar?

  • Que preço o cliente paga por esses produtos ou serviços, atualmente?  

  • O que faz o cliente decidir pela compra; preço?

  • A qualidade?

  • A marca?

  • O prazo de entrega?

  • As condições de pagamento (dinheiro, cartão de crédito, carnê)?

  • O relacionamento com o cliente? 

Tenha foco

Encontre as respostas e defina um grupo de pessoas ou empresas com características e necessidades parecidas e trate-os de maneira especial.

Você terá mais condições de oferecer um atendimento de qualidade, se estiver concentrado em ser a solução dos problemas de seus clientes.

Se eles tiverem semelhanças fica mais fácil acertar o preço que eles podem pagar, o tipo de produto, o prazo de entrega e tantos outros. Dedique-se a fazer o melhor, com carinho, para uma fatia do mercado. É provável que seu cliente se identifique com o seu negócio e volte mais vezes. 

 

Por Mayara Fernanda dos Santos - Analista do Sebrae no Amapá


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