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Mon Aug 30 20:43:54 BRT 2021
Planejamento | COMPETITIVIDADE
Dicas de sucesso para aumentar suas vendas no fim de ano

Fique atento e aproveite para aumentar suas vendas nas festas de final do ano.

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Maikon Richardson

· Atualizado em 30/08/2021
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Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá.

Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem.

Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você.

Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa.

Treinamento dos funcionários

Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender.

Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento.

Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial.

Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização.

Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva.

Fidelização dos clientes

Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo.

Produto

Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Redes Sociais

Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar.

No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas.

Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial.

Se você ainda não sabe como fazer, o Sebrae em parceria com o Facebook criou um jogo que ensina como empreender nessa rede social. Acesse e saiba mais.

Call to Action significa “Chamada para ação”

Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso.

E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer.

Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca.

Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria.

Use o Instagram para mostrar sua marca

Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição.

Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos.

Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais.

Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter.

Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais.

Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção.

E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente.

Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir.

Abertura e Fechamento do estabelecimento

Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você.

Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores.

Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento.

Formas de pagamento

Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja.

Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo.

Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos.

O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco!

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Amplie seus conhecimentos, busque o Sebrae mais perto de você, e confira mais vantagens ou entre em contato pelo Portal Sebrae no Amapá e agende nossas consultorias.


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