Fique atento e aproveite para aumentar suas vendas nas festas de final do ano.
Maikon Richardson
· Atualizado em 30/08/2021Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá.
Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem.
Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você.
Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa.
Treinamento dos funcionários
Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender.
Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento.
Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial.
Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização.
Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva.
Fidelização dos clientes
Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo.
Produto
Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Redes Sociais
Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar.
No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas.
Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial.
Se você ainda não sabe como fazer, o Sebrae em parceria com o Facebook criou um jogo que ensina como empreender nessa rede social. Acesse e saiba mais.
Call to Action significa “Chamada para ação”
Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso.
E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer.
Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca.
Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria.
Use o Instagram para mostrar sua marca
Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição.
Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos.
Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais.
Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter.
Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais.
Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção.
E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente.
Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir.
Abertura e Fechamento do estabelecimento
Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você.
Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores.
Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento.
Formas de pagamento
Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja.
Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo.
Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos.
O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco!
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4 dicas para otimizar o tempo no trabalho
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Fri Mar 18 17:51:30 BRT 2022
Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade
Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa. Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso. Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade. Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição. Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais. É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa. Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa. Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC. *Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo: Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc. Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros. Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente! Defina o método de coleta da informação De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores? Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro. A coleta será feita de forma manual ou automatizada? Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura. Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa. E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio: Qual o tamanho da sua produção? Qual o nível de detalhe da informação desejado? Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade? Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa. Controle o desempenho dos seus indicadores Agora que temos a informação disponível, é necessário definir: Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores? Qual periodicidade devem ser acompanhados? Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle? Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
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Negócios familiares: Dicas para garantir o sucesso
Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares
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7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica
Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura! Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção. Você sabe por onde começar? O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel. Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar. Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina. 7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica1. Ofereça um serviço especializado de qualidade As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio. 2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio. 3. Foque em um ramo de atuação Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço. 4. Defina um plano de ação Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir. 5. Aposte nas oportunidades Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos. 6. Tenha uma equipe capacitada Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários. 7. Invista em tecnologia automotiva Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo. Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio. Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.