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Planejamento | FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO
Identificando as necessidades de seus fornecedores

Passo a passo para identificar as necessidades dos fornecedores de serviço da sua empresa.

· 27/10/2017 · Atualizado em 14/01/2019
Necessidades

Porque indentificar necessidades?

As empresas que desejam ser mais competitiva e ter excelência na gestão geralmente fazem adesão de algum programa de excelência.

No Modelo de Excelência da Gestão – MEG da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, existem 8 critérios de excelência.

No Critério 7, Item 2, letra b do MEG temos a seguinte questão: Como as necessidades e expectativas dos fornecedores são identificadas, analisadas, traduzidas em requisitos de desempenho e utilizadas para a definição e melhoria das políticas e dos programas relativos aos fornecedores.

Para dar resposta a esta questão sugerimos aqui uma dinâmica de grupo testada e aprovada pela gestão de fornecedores de serviços do Sebrae no Amapá, a qual compartilhamos neste artigo.

Requisitos

Requisitos para aplicar a dinâmica.

  • Conhecer seus fornecedores de serviços.

  • Manter um banco de dados sempre atualizado sobre cada fornecedor.

  • Criar um ambiente de integração entre os profissionais das empresas de prestação de serviço em um evento que os reúna.

Ter definidos quais temas precisam ser tratados nesta dinâmica. 

Sugerimos os seguintes temas:

1. Contratação dos serviços;

2. Relacionamento com a empresa;

3. Gestão de contratos;

4. Comunicação com a empresa;

5. Pagamento dos serviços;

Aplicação da dinâmica

Os fornecedores presentes ao evento são divididos em grupos conforme temas propostos, e cada grupo fica responsável em promover discussão sobre o tema sorteado. Para nortear essa atividade são feitas apenas duas perguntas dentro dos temas:

1 - Quais são os pontos fortes da empresa e,

2 -  quais as oportunidades de melhoria?

Exemplo: 

1 - Quais são os pontos fortes da empresa XXX na CONTRATAÇÃO dos nossos serviços?  

2 – Qual ponto precisa ser melhorado pela empresa XXX na CONTRATAÇÃO dos nossos serviços?

Todas as respostas são anotadas e ao final, cada grupo elege 2 pontos fortes e 2 pontos de melhoria prioritários identificados pelo grupo. Cada grupo elege um representante que fará a apresentação do resultado em plenária.

Resultados

Apuração e aplicação dos Resultados

Após as apresentações dos resultados por grupo, são definidas pelos próprios fornecedores, cinco prioridades de “reivindicações” que serão encaminhadas e analisadas pelo gestor da empresa. Essas reivindicações, se procedentes são transformadas em PLANO DE AÇÃO para a melhoria da gestão e do relacionamento da empresa com seus fornecedores.

Exemplo de Plano de ação resultante da dinâmica:

1. Contratação dos serviços: Solicitar serviços com antecedência mínima de 72 horas;

2. Relacionamento com a empresa: Fornecer o nº dos telefones dos gestores de contratos.

3. Gestão de Contratos: Pagar multa ao fornecedor em caso de desistência do serviço.

4. Comunicação com a empresa: Manter canal de comunicação aberto 24 horas entre a empresa e os fornecedores.

5.  Pagamento dos serviços: Realizar pagamento do serviço prestado em até 5 dias úteis.

Esse é um exemplo de NECESSIDADES prioritárias elencadas pelos fornecedores durante a dinâmica e transformadas em plano de ação pela empresa.

 

Por Ester Pereira Resende - Analista do Sebrae no Amapá


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