Preço e produto devem seguir uma estratégia que priorize o custo benefício do produto, sem abalar a lucratividade de sua empresa.

Com dificuldades de definir o preço do seu produto? Fique atento nas dicas que separamos pra você. Esse processo pode ser mais fácil do que você imagina.
O Primeiro passo é definir o quanto custa produzir o seu produto, com base nessa definição chegou a hora de formar o preço de venda do seu produto.
Determinar o preço de venda do seu produto é uma estratégia muito importante para o sucesso da sua empresa.
Preço e produto devem seguir uma estratégia que priorize o custo benefício do produto, sem abalar a lucratividade de sua empresa
O risco de se cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio, portanto, vamos ficar atentos e utilizar a estratégia correta.
Como estipular o preço de venda?
Estipular o preço de venda do seu produto é calcular quanto sua empresa cobrará do consumidor final.
Para isso é primordial conhecer todos os custos envolvidos na produção, e todas despesas para venda, além de determinar qual a margem de lucro que será gerado.
É importante lembrar que o preço final determina também o quanto competitiva será sua empresa frente ao seus concorrentes.
Para ilustrar e explicar melhor, abaixo demonstramos um modelo de estrutura de Formação do Preço de Venda de um produto ou serviço:

Onde,
Custos: Um custo é quanto a sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes.
Despesas: Uma despesa é quanto a sua empresa gasta para vender um serviço ou produto e, assim, gerar receitas.
Lucro: É o retorno que a sua empresa terá ao vender um produto ou serviço. O lucro é o dinheiro que irá financiar o crescimento do negócio.
A definição de preço é uma estratégia que deve ser continuamente verificada, pois interfere diretamente na otimização do fluxo de seu negócio.
Ao definir o produto que vai ser ofertado ao consumidor final, observe a qualidade física, conceitual e estrutural.
Observados estes três pontos o cliente será conquistado na essência de sua necessidade, não somente pelo produto.
Para atender o consumidor o produto deve conter os seguintes componentes:
Benefício central: é a utilidade do produto real e específica do produto. O benefício central está diretamente relacionado à necessidade que o consumidor quer suprir.
Transformação do benefício central em produto básico: em outras palavras, as demais funções do produto, além da função central.
Produto esperado: significa as condições mínimas ou básicas e esperadas de um produto, por exemplo, que ele funcione adequadamente.
Produto ampliado: excede as expectativas do cliente. Este nível é geralmente aplicado no posicionamento da marca.
Sistema de consumo: é a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto.
Neste processo de definição do produto, o empreendedor deve identificar:
- Em que consiste o produto;
- A quem se destina;
- Para que serve;
- Qual o desempenho.
O que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos dos concorrentes e também definir o momento em que este é utilizado.
Todas estas informações vão permitir a identificação dos critérios a serem avaliados e desenvolvidos em relação aos produtos da empresa.
Esse trabalho é considerado difícil e minucioso, pois envolve muitos detalhes que visam um bem comum, a lucratividade.
Para determinar de forma precisa o preço de sua mercadoria, é necessário levar em consideração custo, valor e concorrência.
Para que sua remarcação de preço seja estratégica e não te traga prejuízo.
Quando falamos em preço, produto e remarcação, estamos falando também do cliente, que deve ser respeitado e se sentir bem atendido sempre.
Afinal a estratégia é visar o menor custo benefício ao consumidor final.
Guerra de Preços Baixos
Antes de cair no que se entende por “guerra de preços baixos”, faça o consumidor perceber que:
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Seu atendimento e produto tem diferencial no mercado;
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Agregue valor conceitual a sua marca;
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Invista em capacitação de equipe.
Deixe claro:
- Essas ferramentas lhe darão suporte nas vendas;
- Seu valor no mercado;
Faça o cliente perceber que ao comprar seu produto ele não está gastando e sim investindo em uma marca, um conceito.
Induza a decisão de compra, criar conexões entre os consumidores são objetivos principais na hora da decisão de baixar os preços.
Antes de baixar seus preços, questione-se, sobre pontos importantes:
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Existe realmente a necessidade de baixar preços?
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O meu cliente está verdadeiramente insatisfeito com meu preço?
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Meu preço e produto estão bem no mercado?
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Minha equipe está capacitada para vender conceito?
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O concorrente está correto em baixar desordenadamente?
Gestão de Preços
Este ponto deve estudar com detalhes itens que farão com que sua estratégia de preço consiga alcançar sucesso, são eles:
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Mercado
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Concorrente
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Perfil do consumidor da loja
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Qualidade do atendimento
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Vantagens do preço
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Facilidade ao cliente
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Comodidade ao cliente
Equipe de Vendas
Esta deve ser preparada para efetivação das vendas, veja agora algumas características de uma boa equipe:
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Atendimento de excelência
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Focada nas vendas
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Capacitada a explorar as missões da empresa
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Atenta aos desejos dos clientes
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Oferecer promoções especiais .
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Considerar e respeitar a fidelização dos clientes
Com essas dicas ficará mais fácil compreender preço, produto e a resposta do consumidor.
Com isso as decisões sobre preço serão espontâneas e seguras. Não restando dúvidas para efetivar a remarcação com um preço justo para ambos os lados.
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