Entenda como funciona, o que é, e os objetivos de trabalhar o benchmark na sua empresa.

Existem muitas empresas no mercado com:
-
Objetivos;
-
Produtos, e;
-
Serviços.
Parecidos com os que sua empresa oferece, não importa o ramo do seu negócio, provavelmente haverá empresas concorrentes como a sua e, por isso você precisa destacar-se da concorrência, para isso acontecer, é preciso que você entenda o que já foi feito em seu negócio, o que ainda precisa ser feito e como você pode fazer inovar ainda mais.
O que é benchmark?
A prática benchmark, ela se dá pela busca das melhores referências e práticas que são realizados pelo mercado, no caso, seus próprios concorrentes.
Objetivo
O objetivo do benchmark é melhorar a percepção do seu público em relação a sua marca é encontrar oportunidades para o seu negócio.
Entenda como funciona essa estratégia e saiba como fazer um benchmark na sua empresa!
Primeiro, iremos mostrar a você 4 tipos de benchmark mais comuns no mercado atual:
1 - Benchmark de processos
processos da empresa. Podendo ser recolhido dados por meio de:
-
Visitas;
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Pesquisas;
-
Entrevistas;
-
Eventos de networking e muito mais.
Assim, você pode identificar como a concorrência anda executando suas tarefas, essa é uma parte do processo muito importante para avaliar se há pontos de melhoria ou oportunidades na execução destas tarefas para sua empresa.
2 - Benchmark de métricas de desempenho
Neste segundo ponto, vale ressaltar que você poderá observar como a sua concorrência avalia o desempenho do seu negócio. Então, a partir disso, você começa a criar as próprias métricas de desempenho para sua empresa.
3 - Benchmark estratégico
Aqui, é a parte que se identifica quais as estratégias ganhadoras, que ajudaram as empresas concorrentes a chegarem no podium, de onde estão classificadas no mercado.
A partir do benchmark estratégico, torna-se possível a avaliação do que irá funcionar para seu negócio crescer e como poderá ser adaptado para sua empresa.
4. Benchmark funcional
O benchmark funcional tem como objetivo, a identificação das várias maneiras para o desenvolvimento das atividades do cotidiano operacional do seu próprio negócio.
Agora é a hora de aprender a fazer um benchmark no meu negócio.
Então, vamos ao passo a passo!
Primeiro, você tem que definir os seus objetivos
Definir objetivos: você precisa antes de tudo, ter em mente, exatamente o que você vai ser analisado do seu concorrente e, o que pretende melhorar dentro da sua empresa, para depois começar a estudar de maneira correta e objetiva seus concorrentes.
Com esse preparatório antes, você poupará
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Tempo, e;
-
Esforços desnecessários.
Focará apenas nos pontos que realmente são interessantes da concorrência.
Segundo, você tem que buscar as melhores referências de empresas no mercado
Como buscar as melhores referências: buscar as empresas que são destaques e que são de referências no mercado que se deseja analisar, é um ponto assertivo para quem quer aprender com a concorrência, já que vamos aprender com elas, que saibamos escolher as melhores. Você precisa entender como as empresas concorrentes alcançaram os objetivos, e dessa forma usar toda essa estratégia e conhecimento para dar o pontapé inicial para montar a base do próprio plano de ação da sua empresa
Terceiro, você precisará debater as lições que foram aprendidas com a concorrência
Discuta as lições aprendidas: o debate é um dos maiores benefícios benchmark, que estimula a discussão interna da empresa sobre as novas descobertas feitas durante toda a pesquisa realizada.
Compartilhar tudo o que já foi coletado com sua equipe, uma forma em que todos os seus colaboradores possam opinar e decidir juntos quais serão as melhores atitudes a serem tomadas para melhoria da empresa.
Quarto, você precisará antes de tudo, testar tudo que foi aprendido nas pesquisas
Teste tudo que aprendeu: nesta fase você coloca em prática toda pesquisa já foi realizada, essa é a hora de mostrar todo conhecimento que foi adquirido e colocar a mão na massa.
Faça testes rápidos com as ideias que foram geradas a partir do banchmark, montando um plano de ação. Essa será a maneira mais fácil para você ter a garantia de melhoria na empresa.
E por fim o quinto passo, é você fazer do benchmark uma atividade contínua
Uma atividade contínua: depois de toda essa análise feita pela sua empresa com a concorrência, estabeleça uma nova didática dentro da sua empresa, com:
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A prática de observar constantemente o mercado;
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O que ele está fazendo de bom, diferente e inovador;
-
E, aprender com essas ações.
Dessa maneira sua empresa irá se inovar e manter-se em constante crescimento e evolução.
Se, sua empresa trabalhar de forma correta com o benchmark, ela sempre estará aberta para aprender com suas próprias dificuldades e erros, assim, ela terá grandes melhorias com base no aprendizado com a sua concorrência.
Viu como é fácil aplicar o benchmark na sua empresa? Você entendeu como fazer um benchmark? O Sebrae está à disposição para ajudar da melhor forma você a melhorar o seu desempenho empresarial. Acesse o Portal Sebrae!
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March, 2025
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March, 2025
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March, 2025
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O empreendedor de uma empresa de estúdio de música deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam: Registro da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; Corpo de Bombeiros Militar. Visita à prefeitura da cidade em que pretende montar a sua empresa de estúdio de gravação para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial. Algumas prefeituras disponibilizam esse serviço via internet, o que agiliza sobremaneira esse tipo de consulta. Passo seguinte para a formalização da empresa: Após a liberação do contrato social devidamente registrado na Junta Comercial de seu Estado, do CNPJ e da inscrição estadual (se aplicável), também, deve-se providenciar o registro da empresa na Prefeitura Municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento; Antes de iniciar a produção o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas); O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente. Segue legislação sobre incentivo à cultura no Brasil, conforme segue: a) Lei nº. 8.313/91, mais conhecida como Lei Rouanet. Essa Lei Federal teve o principal objetivo de incentivar os investimentos culturais pelas empresas privadas e pessoas físicas; b) Essa Lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), com verba própria do governo; o Incentivo Fiscal (Mecenato), financiado por empresas; e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART); c) O FNC destina recursos a projetos culturais por meio de empréstimos reembolsáveis ou cessão a fundo perdido e o FICART, mecanismo inativo atualmente; d) O Mecenato viabiliza benefícios fiscais para investidores que apoiarem projetos culturais sob a forma de doação ou patrocínio. Empresas e pessoas físicas aproveitam a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda e investem em projetos culturais. Além da isenção fiscal, elas investem também em sua imagem institucional e em sua marca; e) A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalho de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior. f) Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências; g) Lei n.º 12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera diversos artigos, acrescenta novos artigos e revogam outros, da Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências; Além da legislação Federal específica os Estados e Municípios têm legislação específica de incentivo à cultura, com regras próprias e direcionadas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
March, 2025
Dicas e soluções para começar bem
O Sebrae ao longo do tempo, tem desenvolvido algumas soluções para que você comece bem seu negócio. Por isso, resolvemos juntar algumas dessas soluções para você encontrá-las aqui neste artigo. Então, antes da formalização, é importante que você saiba e conheça soluções para começar bem e administrar o seu negócio de maneira correta e inteligente. Vamos as seguintes soluções: Começar Bem: oferece palestras e oficinas que auxiliam e ensinam o empreendedor, a aumentar o seu lucro e a redução prejuízos; Aprender a Empreender: é um curso que ajuda o empreendedor desenvolver suas atitudes que constituem o perfil de um empreendedor. Com uma breve observação da interação e conceitos a respeito do mercado, finanças e empreendedorismo; Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: esse curso, tem o intuito de auxiliar o empreendedor na preparação para a abertura de negócios, princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo; 6 passos para iniciar bem o seu novo negócio: Este auxilia na abertura e no gerenciamento de empresas, lhe ajudando a entender o mercado, o público e planejar bem seu negócio; Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio? você vai conferir alguns dos erros mais cometidos pelos novos empreendedores e veja como evitá-los. Saiba mais Essas foram algumas das ferramentas e soluções que você pode encontrar no portal do Sebrae. Então, busque mais soluções para o aprimoramento do seu empreendimento no Portal Sebrae.
March, 2025
Correios: Conheça o Exporta Fácil dos Correios
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países. Saiba mais Qualquer dúvida “Fale com os Correios”.
March, 2025
Conheça a arqueologia do Amapá e torne-se um guia turístico local
Entenda um pouco da arqueologia do Estado do Amapá Peças achadas mostram como os primeiros habitantes ocuparam a Amazônia.Arqueólogos do Amapá descobriram, no município de Calçoene, vestígios de uma edificação em pedra que pode ter sido utilizada como observatório astronômico pelos antigos habitantes das Américas. O monumento de 127 blocos de pedra talhada, fincado no solo e arranjado em círculo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá - Sebrae acredita e incentiva a disseminação desta riqueza amapaense. São muitas as oportunidades de negócios com a arqueologia do Amapá. Como viviam as sociedades primitivas do Amapá? A resposta pode mudar sua visão sobre a região. A Amazônia foi ocupada por grupos mais simples, pouco populosos e de pobre expressão cultural. Na dúvida, os arqueólogos escavaram a região em busca de novas peças. Encontraram cerâmicas, ossos humanos e restos orgânicos que foram encaminhados para datação. O Amapá é um campo promissor para descobertas arqueológicas, herança das populações que ocuparam as zonas mais planas e férteis, próximas aos rios, muito tempo antes da chegada dos europeus. No norte do Estado, destaca-se a cultura Cunani, descobriu-se no local jarros, bandejas, moringas e outras peças decoradas com diversos motivos geométricos. Oportunidade para Negócio Seja um guia turístico no Amapá, faça planejamento e coordene viagens que vão proporcionar o contato de turistas a ambientes extremamente conservados e de rara beleza arqueológica e cultural do Amapá. Além do contato com o meio natural, você terá a dinâmica de conciliar a conservação dos recursos naturais com alternativas de emprego e renda. Perfil do Empreendedor O perfil do futuro empreendedor que acredita nesta idéia é: Empresários; Turismólogo; Microempresários Futuro empresários Quem busca novas opções de abrir um negócio com potencial lucrativo, valorizando a cultura amapaense e o setor turístico do Estado. Encontra no Amapá uma grande oportunidade para empreender. Fique atento às novas tendências O turismo amapaense, é uma oportunidade de negócio que fará com que você destaque-se frente ao mercado e aos concorrentes no Estado. Muitas são as motivações para que você trilhe o caminho do sucesso, e a utilização da arqueologia e o turismo amapaense. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Procure no Portal Sebrae no Amapá um plano de negócio e saiba mais sobre o assunto. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista
March, 2025
Estabeleça objetivos em seu negócio em 5 passos
Preocupado em estabelecer objetivos e metas para o seu negócio? Geralmente para alguns empreendedores isso é bem difícil, já que um negócio está sempre em fase de modificação para melhoria. Por isso, o Sebrae Amapá selecionou 5 dicas super importantes para você estabelecer objetivos no seu negócio. 1 - No momento de definição de metas, ouça as opiniões de: Diretores; Gerentes, e; Converse com todos os colaboradores da empresa. Desta forma será muito mais fácil estabelecer os objetivos e concretizá-los. 2 - Convoque e consulte seus colaboradores para solucionar possíveis dúvidas e enxergar questões que talvez estejam ocultas. Pergunte a sua equipe o objetivo que ainda não foi atingido, e que no ponto de vista deles, o que deve continuar buscando para aperfeiçoar ainda mais o trabalho. 3 - Tente por em prática todos os ensinamentos que já foram passados anteriormente para sua equipe e busque entender quais lições vocês aprenderam e já colocaram em execução. E não esqueça de perguntar da sua equipe se está havendo mudanças na empresa. 4 - Monte uma lista de metas para ser trabalhada durante o ano, e depois verifique se as metas estão alinhadas com os planos da empresa a longo prazo. Já com os objetivos escolhidos, verifique se os mesmos contribuem para a realização da: Visão, e; Missão. Que foram estabelecidas pela empresa e se necessário reavalie sua visão de negócio. 5 - Com as metas e objetivos definidas, é importante que elas sejam abertas com a sua equipe. Assim todos entenderão o que foi estabelecido e ficarão por dentro de tudo, deixando aberto ao diálogo.