Entenda como atuar no mercado global, utilizando produtos, marcas e materiais estrangeiros.

Participar do mercado global requer muita atenção do empreendedor. Para estar atento às perspectivas do mercado mundial é necessário muita pesquisa a fim de alinhar o planejamento estratégico aos novos mercados, adaptando produtos, marcas e materiais, construindo relacionamentos com os clientes.
Pensando nisso as empresas devem focar em criar uma identidade única para os seus produtos, que pareçam essenciais e vão de encontro às necessidades dos clientes.
Por que comprar e vender no mercado externo?
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Ajuda a identificar novos fornecedores;
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Abre novos mercados para o negócio;
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Ajuda o empreendedor a ter novas ideias de produtos e serviços;
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Reduz o risco de do negócio;
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Diminui o risco de negócio;
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A exportação diminui a carga tributária;
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Não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI);
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Imposto Sobre circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) não incide sobre operações de exportações;
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São excluídos os cálculos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
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Isenção da contribuição para Programa de Integração Social (PIS);
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Alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Identifique oportunidade em feira de negócios
A identificação de oportunidades de negócios em outros países requer um pouco mais de trabalho e paciência, mas vale a pena fazer isso.
Para isso é preciso definir 2 parâmetros:
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Público-Alvo:
As características do público-alvo podem variar de país a país, o que requer um estudo anterior através das várias ferramentas citadas anteriormente.
Posicionamento
Imagem criada no mercado por produto e respectiva marca.
-
Feiras e Eventos:
Outro ponto importante a ser levado em consideração, e que pode gerar ao empreendedor um bom relacionamento no mercado exterior, um excelente caminho para ele é participar de feiras de negócios.
As feiras funcionam especialmente para identificar se o mercado está aquecido.
Listamos alguns passos a serem seguidos a fim de proporcionar uma experiência ao empreendedor na compra e venda no mercado global.
a) Identifique o negócio pela internet
Há sites especializados em estabelecer contatos e negócios internacionais.
b) Planejamento
Para vender no exterior, o empreendedor deve realizar um planejamento prévio e atentar para alguns detalhes
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Analisar o próprio produto e a sua logística;
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Forma de acesso ao mercado estrangeiros;
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Propaganda;
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Haverá necessidades de investimentos?
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Custos;
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Equipe;
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Cliente;
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Concorrentes.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, oferece cursos gratuitos e virtuais para aprimorar suas habilidades de planejamento
c) Preço
Antes de comprar e vender para o mercado exterior faça as seguintes análises.
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Qual será o valor médio do produto a ser importado no mercado local?
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Qual é o valor médio praticado pela concorrência no país onde vendo meus produtos?
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Vale a pena vender apenas uma vez a um mercado no qual os concorrentes disputam um preço baixo e o público espera pouca qualidade?
Somente depois de analisar aspectos referentes ao mercado e de custo é que toma-se uma decisão mais concreta.
d) Negociar
Como já conheceu um pouco das informações sobre o mercado no exterior.
Essa é a hora de negociar.
Antes da negociação é preciso ter bem claro sobre:
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O objetivo da negociação;
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Informações e característica do cliente;
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Formalidades e cultura do referido país onde deseja comprar ou vender.
e) Negociar o contrato Incoterms
Dentro da negociação, um ponto importante é a entrega e forma de transporte nesse momento é importante ficar atento pois dependendo do Incoterms negociado, o exportador ou importador arca com os custos logísticos.
Acesse esse e veja as ferramentas de negociação pelo Incoterms
f) Negociar a forma de entrega
Há várias formas de escolher a linha modal de entregar.
Mas no Amapá tem duas exclusivas.
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O modal aéreo: sua principal característica é a rapidez. Desvantagem, tem-se o custo e a limitação para grandes cargas;
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O modal marítimo: essa é de grande uso internacional. Algumas de suas características o diferencial: capacidade de cargas superior ao dos outros modais. A desvantagem é a distância dos portos aos locais de entrega.
g) Negociar o contrato de pagamento
Para fechar um negócio é importante que o empreendedor amapaense observe as taxas de câmbio.
Quanto vale cada moeda em real e as tendências no câmbio mundial tendo ajuda intermediária dos bancos nos negócios internacionais.
O contrato de câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador.
Baixe em word o Modelo de Contrato de Câmbio de Compras de exportação - tipo 1
h) Habilitar a empresa
É preciso inscrever-se no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), corresponde ao registro de exportadores e importadores realizados pela Receita Federal, permitindo o acesso ao Siscomex.
Documentos necessários para habilitação
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CNPJ;
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Endereço completo do estabelecimento matriz;
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Endereço da página na internet;
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Nomes e telefones para contato;
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Modalidade de habilitação pretendida.
Responsável perante o Siscomex
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Nome completo;
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CPF;
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Documento Identidade/Órgão emissor;
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Qualificação;
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Endereço completo
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Endereço eletrônico;
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Telefone de contato.
i) Documentos exigidos
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Declaração de exportação (DE);
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Declaração de Importação (DI);
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Fatura pró-forma;
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Fatura Comercial;
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Romaneio de embarque;
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Conhecimento de embarque;
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Apólice de seguro;
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Registro de crédito (RC);
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Certificados de origem;
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Certificação de fitossanitária;
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Certificado sanitário internacional;
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Licenças de importação.
Segue uma Lista de Instrução normativa srf.
j) Conheça alguns órgãos anuentes
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Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
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Agência Nacional do Cinema (Ancine);
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Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);
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Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
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Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
l) Conheça o despachante Aduaneiro
O despachante aduaneiro é um profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação aduaneira da carga importada ou exportada.
M) Normas e procedimento aduaneiros
Nelas é possível consultar os roteiros de procedimento para as diversas etapas do despacho.
N) Importação
Esse processo se divide em três fases:
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Administrativa;
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Fiscal;
-
Cambial.
Faça o curso online e gratuito de “Importação” no Portal do Sebrae, e conheça as questões legais envolvidas e aprenda um passo a passo para fazer da importação uma alternativa de negócios, sem colocar em risco a sua empresa.
Abaixo listamos algumas fontes de informações seguras para conseguir ir além deste conteúdo sobre mercado global:
Alice Web: site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no Exterior.
Apex Brasil: órgão que cuida da promoção de exportações e investimentos.
Comex Brasil: site do Ministério da Relações Exteriores.
Exporta Fácil: programa dos Correios que permite exportar de forma simples
Market Acces Map: identificar condições de acesso a mercados e se preparar para negociações comerciais
Agora, não perca mais tempo! Alinhe suas estratégias e se aventure no mercado globalizado.
Entre em contato com o Sebrae mais próximo de você.
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Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como abrir uma franquia em Macapá/AP
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Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
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Como abrir um estúdio de música
O empreendedor de uma empresa de estúdio de música deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam: Registro da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; Corpo de Bombeiros Militar. Visita à prefeitura da cidade em que pretende montar a sua empresa de estúdio de gravação para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial. Algumas prefeituras disponibilizam esse serviço via internet, o que agiliza sobremaneira esse tipo de consulta. Passo seguinte para a formalização da empresa: Após a liberação do contrato social devidamente registrado na Junta Comercial de seu Estado, do CNPJ e da inscrição estadual (se aplicável), também, deve-se providenciar o registro da empresa na Prefeitura Municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento; Antes de iniciar a produção o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas); O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente. Segue legislação sobre incentivo à cultura no Brasil, conforme segue: a) Lei nº. 8.313/91, mais conhecida como Lei Rouanet. Essa Lei Federal teve o principal objetivo de incentivar os investimentos culturais pelas empresas privadas e pessoas físicas; b) Essa Lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), com verba própria do governo; o Incentivo Fiscal (Mecenato), financiado por empresas; e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART); c) O FNC destina recursos a projetos culturais por meio de empréstimos reembolsáveis ou cessão a fundo perdido e o FICART, mecanismo inativo atualmente; d) O Mecenato viabiliza benefícios fiscais para investidores que apoiarem projetos culturais sob a forma de doação ou patrocínio. Empresas e pessoas físicas aproveitam a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda e investem em projetos culturais. Além da isenção fiscal, elas investem também em sua imagem institucional e em sua marca; e) A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalho de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior. f) Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências; g) Lei n.º 12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera diversos artigos, acrescenta novos artigos e revogam outros, da Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências; Além da legislação Federal específica os Estados e Municípios têm legislação específica de incentivo à cultura, com regras próprias e direcionadas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Dicas e soluções para começar bem
O Sebrae ao longo do tempo, tem desenvolvido algumas soluções para que você comece bem seu negócio. Por isso, resolvemos juntar algumas dessas soluções para você encontrá-las aqui neste artigo. Então, antes da formalização, é importante que você saiba e conheça soluções para começar bem e administrar o seu negócio de maneira correta e inteligente. Vamos as seguintes soluções: Começar Bem: oferece palestras e oficinas que auxiliam e ensinam o empreendedor, a aumentar o seu lucro e a redução prejuízos; Aprender a Empreender: é um curso que ajuda o empreendedor desenvolver suas atitudes que constituem o perfil de um empreendedor. Com uma breve observação da interação e conceitos a respeito do mercado, finanças e empreendedorismo; Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: esse curso, tem o intuito de auxiliar o empreendedor na preparação para a abertura de negócios, princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo; 6 passos para iniciar bem o seu novo negócio: Este auxilia na abertura e no gerenciamento de empresas, lhe ajudando a entender o mercado, o público e planejar bem seu negócio; Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio? você vai conferir alguns dos erros mais cometidos pelos novos empreendedores e veja como evitá-los. Saiba mais Essas foram algumas das ferramentas e soluções que você pode encontrar no portal do Sebrae. Então, busque mais soluções para o aprimoramento do seu empreendimento no Portal Sebrae.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Correios: Conheça o Exporta Fácil dos Correios
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países. Saiba mais Qualquer dúvida “Fale com os Correios”.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Conheça a arqueologia do Amapá e torne-se um guia turístico local
Entenda um pouco da arqueologia do Estado do Amapá Peças achadas mostram como os primeiros habitantes ocuparam a Amazônia.Arqueólogos do Amapá descobriram, no município de Calçoene, vestígios de uma edificação em pedra que pode ter sido utilizada como observatório astronômico pelos antigos habitantes das Américas. O monumento de 127 blocos de pedra talhada, fincado no solo e arranjado em círculo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá - Sebrae acredita e incentiva a disseminação desta riqueza amapaense. São muitas as oportunidades de negócios com a arqueologia do Amapá. Como viviam as sociedades primitivas do Amapá? A resposta pode mudar sua visão sobre a região. A Amazônia foi ocupada por grupos mais simples, pouco populosos e de pobre expressão cultural. Na dúvida, os arqueólogos escavaram a região em busca de novas peças. Encontraram cerâmicas, ossos humanos e restos orgânicos que foram encaminhados para datação. O Amapá é um campo promissor para descobertas arqueológicas, herança das populações que ocuparam as zonas mais planas e férteis, próximas aos rios, muito tempo antes da chegada dos europeus. No norte do Estado, destaca-se a cultura Cunani, descobriu-se no local jarros, bandejas, moringas e outras peças decoradas com diversos motivos geométricos. Oportunidade para Negócio Seja um guia turístico no Amapá, faça planejamento e coordene viagens que vão proporcionar o contato de turistas a ambientes extremamente conservados e de rara beleza arqueológica e cultural do Amapá. Além do contato com o meio natural, você terá a dinâmica de conciliar a conservação dos recursos naturais com alternativas de emprego e renda. Perfil do Empreendedor O perfil do futuro empreendedor que acredita nesta idéia é: Empresários; Turismólogo; Microempresários Futuro empresários Quem busca novas opções de abrir um negócio com potencial lucrativo, valorizando a cultura amapaense e o setor turístico do Estado. Encontra no Amapá uma grande oportunidade para empreender. Fique atento às novas tendências O turismo amapaense, é uma oportunidade de negócio que fará com que você destaque-se frente ao mercado e aos concorrentes no Estado. Muitas são as motivações para que você trilhe o caminho do sucesso, e a utilização da arqueologia e o turismo amapaense. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Procure no Portal Sebrae no Amapá um plano de negócio e saiba mais sobre o assunto. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Estabeleça objetivos em seu negócio em 5 passos
Preocupado em estabelecer objetivos e metas para o seu negócio? Geralmente para alguns empreendedores isso é bem difícil, já que um negócio está sempre em fase de modificação para melhoria. Por isso, o Sebrae Amapá selecionou 5 dicas super importantes para você estabelecer objetivos no seu negócio. 1 - No momento de definição de metas, ouça as opiniões de: Diretores; Gerentes, e; Converse com todos os colaboradores da empresa. Desta forma será muito mais fácil estabelecer os objetivos e concretizá-los. 2 - Convoque e consulte seus colaboradores para solucionar possíveis dúvidas e enxergar questões que talvez estejam ocultas. Pergunte a sua equipe o objetivo que ainda não foi atingido, e que no ponto de vista deles, o que deve continuar buscando para aperfeiçoar ainda mais o trabalho. 3 - Tente por em prática todos os ensinamentos que já foram passados anteriormente para sua equipe e busque entender quais lições vocês aprenderam e já colocaram em execução. E não esqueça de perguntar da sua equipe se está havendo mudanças na empresa. 4 - Monte uma lista de metas para ser trabalhada durante o ano, e depois verifique se as metas estão alinhadas com os planos da empresa a longo prazo. Já com os objetivos escolhidos, verifique se os mesmos contribuem para a realização da: Visão, e; Missão. Que foram estabelecidas pela empresa e se necessário reavalie sua visão de negócio. 5 - Com as metas e objetivos definidas, é importante que elas sejam abertas com a sua equipe. Assim todos entenderão o que foi estabelecido e ficarão por dentro de tudo, deixando aberto ao diálogo.