Entenda como atuar no mercado global, utilizando produtos, marcas e materiais estrangeiros.

Participar do mercado global requer muita atenção do empreendedor. Para estar atento às perspectivas do mercado mundial é necessário muita pesquisa a fim de alinhar o planejamento estratégico aos novos mercados, adaptando produtos, marcas e materiais, construindo relacionamentos com os clientes.
Pensando nisso as empresas devem focar em criar uma identidade única para os seus produtos, que pareçam essenciais e vão de encontro às necessidades dos clientes.
Por que comprar e vender no mercado externo?
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Ajuda a identificar novos fornecedores;
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Abre novos mercados para o negócio;
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Ajuda o empreendedor a ter novas ideias de produtos e serviços;
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Reduz o risco de do negócio;
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Diminui o risco de negócio;
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A exportação diminui a carga tributária;
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Não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI);
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Imposto Sobre circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) não incide sobre operações de exportações;
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São excluídos os cálculos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
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Isenção da contribuição para Programa de Integração Social (PIS);
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Alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Identifique oportunidade em feira de negócios
A identificação de oportunidades de negócios em outros países requer um pouco mais de trabalho e paciência, mas vale a pena fazer isso.
Para isso é preciso definir 2 parâmetros:
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Público-Alvo:
As características do público-alvo podem variar de país a país, o que requer um estudo anterior através das várias ferramentas citadas anteriormente.
Posicionamento
Imagem criada no mercado por produto e respectiva marca.
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Feiras e Eventos:
Outro ponto importante a ser levado em consideração, e que pode gerar ao empreendedor um bom relacionamento no mercado exterior, um excelente caminho para ele é participar de feiras de negócios.
As feiras funcionam especialmente para identificar se o mercado está aquecido.
Listamos alguns passos a serem seguidos a fim de proporcionar uma experiência ao empreendedor na compra e venda no mercado global.
a) Identifique o negócio pela internet
Há sites especializados em estabelecer contatos e negócios internacionais.
b) Planejamento
Para vender no exterior, o empreendedor deve realizar um planejamento prévio e atentar para alguns detalhes
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Analisar o próprio produto e a sua logística;
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Forma de acesso ao mercado estrangeiros;
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Propaganda;
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Haverá necessidades de investimentos?
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Custos;
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Equipe;
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Cliente;
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Concorrentes.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, oferece cursos gratuitos e virtuais para aprimorar suas habilidades de planejamento
c) Preço
Antes de comprar e vender para o mercado exterior faça as seguintes análises.
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Qual será o valor médio do produto a ser importado no mercado local?
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Qual é o valor médio praticado pela concorrência no país onde vendo meus produtos?
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Vale a pena vender apenas uma vez a um mercado no qual os concorrentes disputam um preço baixo e o público espera pouca qualidade?
Somente depois de analisar aspectos referentes ao mercado e de custo é que toma-se uma decisão mais concreta.
d) Negociar
Como já conheceu um pouco das informações sobre o mercado no exterior.
Essa é a hora de negociar.
Antes da negociação é preciso ter bem claro sobre:
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O objetivo da negociação;
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Informações e característica do cliente;
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Formalidades e cultura do referido país onde deseja comprar ou vender.
e) Negociar o contrato Incoterms
Dentro da negociação, um ponto importante é a entrega e forma de transporte nesse momento é importante ficar atento pois dependendo do Incoterms negociado, o exportador ou importador arca com os custos logísticos.
Acesse esse e veja as ferramentas de negociação pelo Incoterms
f) Negociar a forma de entrega
Há várias formas de escolher a linha modal de entregar.
Mas no Amapá tem duas exclusivas.
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O modal aéreo: sua principal característica é a rapidez. Desvantagem, tem-se o custo e a limitação para grandes cargas;
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O modal marítimo: essa é de grande uso internacional. Algumas de suas características o diferencial: capacidade de cargas superior ao dos outros modais. A desvantagem é a distância dos portos aos locais de entrega.
g) Negociar o contrato de pagamento
Para fechar um negócio é importante que o empreendedor amapaense observe as taxas de câmbio.
Quanto vale cada moeda em real e as tendências no câmbio mundial tendo ajuda intermediária dos bancos nos negócios internacionais.
O contrato de câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador.
Baixe em word o Modelo de Contrato de Câmbio de Compras de exportação - tipo 1
h) Habilitar a empresa
É preciso inscrever-se no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), corresponde ao registro de exportadores e importadores realizados pela Receita Federal, permitindo o acesso ao Siscomex.
Documentos necessários para habilitação
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CNPJ;
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Endereço completo do estabelecimento matriz;
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Endereço da página na internet;
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Nomes e telefones para contato;
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Modalidade de habilitação pretendida.
Responsável perante o Siscomex
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Nome completo;
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CPF;
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Documento Identidade/Órgão emissor;
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Qualificação;
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Endereço completo
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Endereço eletrônico;
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Telefone de contato.
i) Documentos exigidos
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Declaração de exportação (DE);
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Declaração de Importação (DI);
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Fatura pró-forma;
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Fatura Comercial;
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Romaneio de embarque;
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Conhecimento de embarque;
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Apólice de seguro;
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Registro de crédito (RC);
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Certificados de origem;
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Certificação de fitossanitária;
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Certificado sanitário internacional;
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Licenças de importação.
Segue uma Lista de Instrução normativa srf.
j) Conheça alguns órgãos anuentes
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Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
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Agência Nacional do Cinema (Ancine);
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Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);
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Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
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Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
l) Conheça o despachante Aduaneiro
O despachante aduaneiro é um profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação aduaneira da carga importada ou exportada.
M) Normas e procedimento aduaneiros
Nelas é possível consultar os roteiros de procedimento para as diversas etapas do despacho.
N) Importação
Esse processo se divide em três fases:
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Administrativa;
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Fiscal;
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Cambial.
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Abaixo listamos algumas fontes de informações seguras para conseguir ir além deste conteúdo sobre mercado global:
Alice Web: site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no Exterior.
Apex Brasil: órgão que cuida da promoção de exportações e investimentos.
Comex Brasil: site do Ministério da Relações Exteriores.
Exporta Fácil: programa dos Correios que permite exportar de forma simples
Market Acces Map: identificar condições de acesso a mercados e se preparar para negociações comerciais
Agora, não perca mais tempo! Alinhe suas estratégias e se aventure no mercado globalizado.
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Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
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