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Wed Jan 09 11:39:09 BRST 2019
Empreendedorismo | MERCADO GLOBAL
Como vender e comprar no mercado global

Entenda como atuar no mercado global, utilizando produtos, marcas e materiais estrangeiros.

· 25/10/2017 · Atualizado em 09/01/2019
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Empreendedorismo

Participar do mercado global requer muita atenção do empreendedor. Para estar atento às perspectivas do mercado mundial é necessário muita pesquisa a fim de alinhar o planejamento estratégico aos novos mercados, adaptando produtos, marcas e materiais, construindo relacionamentos com os clientes.

Pensando nisso as empresas devem focar em criar uma identidade única para os seus produtos, que pareçam essenciais e vão de encontro às necessidades dos clientes.

Por que comprar e vender no mercado externo?

  • Ajuda a identificar novos fornecedores;

  • Abre novos mercados para o negócio;

  • Ajuda o empreendedor a ter novas ideias de produtos e serviços;

  • Reduz o risco de do negócio;  

  • Diminui o risco de negócio;

  • A exportação diminui a carga tributária;

  • Não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI);

  • Imposto Sobre circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) não incide sobre operações de exportações;

  • São excluídos os cálculos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

  • Isenção da contribuição para Programa de Integração Social (PIS);

  • Alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Identifique oportunidade em feira de negócios

A identificação de oportunidades de negócios em outros países requer um pouco mais de trabalho e paciência, mas vale a pena fazer isso. 

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Defina parâmetros

Para isso é preciso definir 2 parâmetros:

  • Público-Alvo:

As características do público-alvo podem variar de país a país, o que requer um estudo anterior através das várias ferramentas citadas anteriormente.

Posicionamento

Imagem criada no mercado por produto e respectiva marca.

  • Feiras e Eventos:

Outro ponto importante a ser levado em consideração, e que pode gerar ao empreendedor um bom relacionamento no mercado exterior, um excelente caminho para ele é participar de feiras de negócios.

As feiras funcionam especialmente para identificar se o mercado está aquecido.

Listamos alguns passos a serem seguidos a fim de proporcionar uma experiência ao empreendedor na compra e venda no mercado global.

a) Identifique o negócio pela internet

Há sites especializados em estabelecer contatos e negócios internacionais.

A vitrine do Exportador

O Brasil Web Trade

b) Planejamento

Para vender no exterior, o empreendedor deve realizar um planejamento prévio e atentar para alguns detalhes

  • Analisar o próprio produto e a sua logística;

  • Forma de acesso ao mercado estrangeiros;

  • Propaganda;

  • Haverá necessidades de investimentos?

  • Custos;

  • Equipe;

  • Cliente;

  • Concorrentes.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, oferece cursos gratuitos e virtuais para aprimorar suas habilidades de planejamento   

c) Preço

Antes de comprar e vender para o mercado exterior faça as seguintes análises.

  • Qual será o valor médio do produto a ser importado no mercado local?

  • Qual é o valor médio praticado pela concorrência no país onde vendo meus produtos?

  • Vale a pena vender apenas uma vez a um mercado no qual os concorrentes disputam um preço baixo e o público espera pouca qualidade?

Somente depois de analisar aspectos referentes ao mercado e de custo é que toma-se uma decisão mais concreta.

d) Negociar

Como já conheceu um pouco das informações sobre o mercado no exterior.

Essa é a hora de negociar.

Antes da negociação é preciso ter bem claro sobre:

  • O objetivo da negociação;

  • Informações e característica do cliente;

  • Formalidades e cultura do referido país onde deseja comprar ou vender.

e) Negociar o contrato Incoterms

Dentro da negociação, um ponto importante é a entrega e forma de transporte nesse momento é importante ficar atento pois dependendo do Incoterms negociado, o exportador ou importador arca com os custos logísticos.

Acesse esse e veja as ferramentas de negociação  pelo Incoterms

f) Negociar a forma de entrega

Há várias formas de escolher a linha modal de entregar.

Mas no Amapá tem duas exclusivas.

  • O modal aéreo: sua principal característica é a rapidez. Desvantagem, tem-se o custo e a limitação para grandes cargas;

  • O modal marítimo: essa é de grande uso internacional. Algumas de suas características o diferencial: capacidade de cargas superior ao dos outros modais. A desvantagem é a distância dos portos aos locais de entrega.

g) Negociar o contrato de pagamento

Para fechar um negócio é importante que o empreendedor amapaense observe as taxas de câmbio.

Quanto vale cada moeda em real e as tendências no câmbio  mundial tendo ajuda intermediária dos bancos nos negócios internacionais.

O contrato de câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador.

Baixe em word o  Modelo de Contrato de Câmbio de Compras de exportação - tipo 1  

h) Habilitar a empresa

É preciso inscrever-se no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), corresponde ao registro de exportadores e importadores realizados pela Receita Federal, permitindo o acesso ao Siscomex.

Documentos necessários para habilitação

  • CNPJ;

  • Endereço completo do estabelecimento matriz;

  • Endereço da página na internet;

  • Nomes e telefones para contato;

  • Modalidade de habilitação pretendida.

Responsável perante o Siscomex

  • Nome completo;

  • CPF;

  • Documento Identidade/Órgão emissor;

  • Qualificação;

  • Endereço completo

  • Endereço eletrônico;

  • Telefone de contato.

i) Documentos exigidos

  • Declaração de exportação (DE);

  • Declaração de Importação (DI);

  • Fatura pró-forma;

  • Fatura Comercial;

  • Romaneio de embarque;

  • Conhecimento de embarque;

  • Apólice de seguro;

  • Registro de crédito (RC);

  • Certificados de origem;

  • Certificação de fitossanitária;

  • Certificado sanitário internacional;

  • Licenças de importação.

Segue uma Lista de Instrução normativa srf.

j) Conheça alguns órgãos anuentes

  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

  • Agência Nacional do Cinema (Ancine);

  • Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);

  • Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;

  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

l) Conheça o despachante Aduaneiro

O despachante aduaneiro é um profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação aduaneira da carga importada ou exportada.

M) Normas e procedimento aduaneiros

Nelas é possível consultar os roteiros de procedimento para as diversas etapas do despacho.

N) Importação

Esse processo se divide em três fases:

  • Administrativa;

  • Fiscal;

  • Cambial.

Faça o curso online e gratuito de “Importação” no Portal do Sebrae, e conheça as questões legais envolvidas e aprenda um passo a passo para fazer da importação uma alternativa de negócios, sem colocar em risco a sua empresa.

Abaixo listamos algumas fontes de informações seguras para conseguir ir além deste conteúdo sobre mercado global:

Alice Web: site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no Exterior.

Apex Brasil: órgão que cuida da promoção de exportações e investimentos.

Comex Brasil: site do Ministério da Relações Exteriores.

Exporta Fácil: programa dos Correios que permite exportar de forma simples

Market Acces Map: identificar condições de acesso a mercados e se preparar para negociações comerciais  

Agora, não perca mais tempo! Alinhe suas estratégias e se aventure no mercado globalizado.

Entre em contato com o Sebrae mais próximo de você.

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

 


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