Conheça atividades que podem ser executadas pelos MEI’s e saiba um pouco mais do setor.

Entenda o que é ser um MEI
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As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários;
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Com carga tributária mais baixa, e;
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Acesso a benefícios como a Previdência Social.
Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei.
Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras
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Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano;
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A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo;
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O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles:
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Imposto de Renda;
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PIS;
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Cofins;
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IPI, e;
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CSLL.
O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor:
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Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais);
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Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais);
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Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais).
Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS.
Saiba mais
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, veja uma lista que o Portal do Empreendedor selecionou para você saber “O que o MEI pode fazer” se o que você faz é uma ocupação permitida pela lei.
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Dicas para não deixar sua empresa no vermelho no início do ano
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa. Saiba mais Fale com um especialista do Sebrae no Amapá e faça um diagnóstico da sua empresa e seja atendido pelo próprio portal.
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Guia Perfil para Profissional de Maquiagem
As Guias de Perfil Profissional foram pensadas pelo Sebrae no Amapá para você que quer começar seu negócio. Nele estão contidos referenciais gerais importantes sobre a gestão do negócio que vai ajudar a você pensar com mais clareza sobre seu futuro empreendimento Guia Perfil para Profissional de Maquiagem Finalmente, um empreendimento, por menor que ele seja, precisa ser bem pensado e estudado antes de tomar uma forma. Por isso, explore bem este Guia antes de começar seu negócio e esteja sempre perto da gente no Sebrae no Amapá. Boa leitura! Solicite o material completo, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. É prático e rápido! new RDStationForms('fl-sebrae-boletim-de-mercado-saude-e-bem-estar-65b8ed4cf19867c41afe', 'UA-59791405-1').createForm();
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Como montar um bar com karaokê em Macapá/AP
Inove investindo no karaokê, proporcione um ambiente social descontraído, e amplie as possibilidades de ganho de seu negócio. A ideia é que qualquer pessoa ou grupo de amigos possam interpretar suas canções preferidas com alegria e diversão, e sem o compromisso de serem cantores profissionais. Mercado O segmento de bebidas, assim como o de alimentos, possui grande demanda. Mesmo em meio a uma recessão, os bares de rua apresentaram um maior número de clientes e a concorrência acabou diminuindo, o que é considerado um ponto positivo para o empresário. Em Macapá, por exemplo, já existem alguns bares com Karaokê, mas o número ainda é considerado pequeno se formos somar o total de bares na capital. Este pode ser um ponto-chave para quem quer incrementar o negócio. Localização Alguns quesitos são primordiais na escolha do ponto onde o bar deverá funcionar, como: Densidade populacional; Perfil dos consumidores locais; Concorrência; Acesso, locomoção e visibilidade; Proximidade com os clientes; Segurança e a limpeza do local. Uma boa localização para um bar deste tipo é em uma região onde existam prédios comerciais, universidades, academias. Além de levar em consideração a baixa concorrência, é importante consultar o Plano Diretor Urbano da cidade, para saber se o local desejado pode ser transformado em um bar. O imóvel deve dispor dos serviços de água, luz, esgoto, telefone, internet, e seu custo deve estar adequado àquele que você planejou. Também deve ser pesquisado o comportamento da vizinhança no que se refere a ruídos e movimentação de pessoas no período noturno. O local escolhido deve ter fácil acesso, se possível possuir estacionamento para veículos, espaço para carga e descarga de mercadorias, além de contar com transporte público nas redondezas. Registro Para começar é importante contratar um contador profissional. Ele ficará responsável por elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada ao seu projeto e preencher os formulários de inscrição exigidos pelos órgãos públicos. Etapas do Registro: Registro da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercia do Amapál; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Secretaria Municipal de Fazenda; Prefeitura do Município de Macapá para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”. Corpo de Bombeiros Militar. Estrutura Um bar deve contar com: Balcão: deve ter um tamanho adequado, a fim de atender os clientes de maneira confortável; Salão: com um espaço de, em média, 120m², sem obstáculos, o local contará com mesas e um espaço visível para o karaokê; Acústica: é importante cuidar da acústica do local, para não incomodar a vizinhança. Acessibilidade: ter acesso a pessoas com mobilidade reduzida; Banheiros: a uma distância adequada do salão, o ideal é que o local acomode dois banheiros; Cozinha: o tamanho varia de acordo com o cardápio do bar. Fica a critério do dono servir ou não pratos, além dos tradicionais petiscos. Depósito: com uma área de cerca de 30m², o depósito precisar ter prateleiras e armários, onde ficarão os alimentos, bebidas e demais materiais; Estacionamento: se não houver disponibilidade permanente de vagas nas proximidades, recomenda-se manter convênio com algum estacionamento próximo. Equipe O número de colaboradores deve variar de acordo com o tamanho do bar. Caso o local seja pequeno serão necessários: 02 garçons ou garçonetes; 01 cozinheiro; 01 Copeiro (a); 01 auxiliar de limpeza 01 caixa O dono do empreendimento poderá ficar responsável pelo karaokê. Um dos critérios para compor a equipe é que o profissional seja alfabetizado, além de possuir habilidades como: Agilidade; Raciocínio rápido; Capacidade de observação; Paciência; Facilidade de organização; Flexibilidade; Disponibilidade de horário; Simpatia, bom humor; Pró-atividade; Responsabilidade; Urbanidade; Discrição; Controle emocional. Equipamento Freezer horizontal; Fogão industrial; Balcão frigorífico; Chapa com aquecimento a gás; Exaustor; Filtro de água; Espremedor de frutas; Liquidificador; Estufa; Fritadeira elétrica; Panelas; Forno microondas. Veja mais itens que podem compor um bar neste texto aqui. Escolha do cardápio O cardápio é um dos atrativos dos bares, além do preço, claro. Por isso, é preciso se dedicar nesta hora para selecionar o que você pode oferecer de melhor e de diferente aos seus clientes. Atenção às bebidas, mas sem deixar de lado os petiscos, que geralmente fazem sucesso com a clientela. Amplie seus conhecimentos com nossas sugestões de bebidas e petiscos para o cardápio. Inauguração A inauguração do local deve ser bem planejada e pensada principalmente para o público-alvo, os amantes de karaokê. Vale criar disputas para grupos, que podem render em premiações como uma rodada de cerveja ou um prato de petiscos, um vale-bebidas. Também é válido contratar ou consultar um profissional da área de marketing para ajudar no planejamento de divulgação do bar, que pode ser feito nos meios de comunicação ou entregando panfletos na região. As redes sociais também trazem um bom retorno a este tipo de divulgação. Saiba mais sobre o assunto no artigo Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Saiba como quitar suas dívidas sem pedir empréstimo
O Sebrae no Amapá, preparou algumas dicas para você conseguir se livrar da dependência de empréstimos. Vamos ao ponto! Organize suas finanças para sobrar um dinheiro extra Saiba o jeito correto para avaliar suas finanças. Anote tudo o que entra e o que sai, ou melhor, tudo que você ganha de dinheiro e todas suas despesas. Mantenha-se bem atento com tudo o que gasta e também veja quais as despesas fixas que podem ser excluídas ou reduzidas. Veja alguns exemplos, se possível diminua o consumo de luz, reveja o valor do aluguel, reduza o pacote de celular, cancele TV a cabo. Corte as despesas desnecessárias do dia a dia, anote tudo e tire um dia do mês para fazer o balanço, sempre listando todos os custos, no final veja quanto conseguiu economizar e quanto sobrou no fim do mês. Assim você consegue ter visão geral das suas finanças. Busque ganhar um dinheiro extra Com a organização do seu orçamento e a redução dos gastos desnecessários, agora é a hora de buscar novas oportunidades de ganhar um dinheiro extra para ajudar na hora da aposentadoria. Coloque sempre em mente, mesmo sendo pouco, todo o dinheiro que entrar é lucro. E se mesmo assim não conseguir quitar minhas dívidas? A primeira atitude a ser tomada é! Renegocie sua dívida, para usar esse valor nas prestações; Se não conseguir negociar, junte o dinheiro e pague avista se possível; Uma outra dica é o pagamento antecipado da dívida, reduzindo assim o total da dívida; Quando estiver totalmente livre das dívidas, aproveite o momento para fazer uma autocrítica; “como cheguei a esse estado?”. Será que foi porque não havia feito nenhuma reserva? Foi porque gasta com muitas coisas desnecessárias? Assim você não repete os mesmo erros. O Sebrae disponibiliza pra você vários Cursos Online totalmente gratuitos que podem ajudar você na gestão de seu negócio.