Pequenos negócios não podem se dar ao luxo de não terem diferenciais competitivos, é preciso ter claro o porquê dos clientes escolherem seus empreendimentos
Quando falamos de estratégia de vendas, a chave é saber quais são seus objetivos reais. Esse objetivo precisa estar alinhado com o propósito da empresa.
Você conhece o velho ditado:
Ele se encaixa perfeitamente quando estamos falando de estratégia de vendas. Porque a estrutura e a energia colocadas na ação irão variar de acordo com o faturamento real que você deseja alcançar.
Nossos objetivos precisam ser o mais específicos possível para podermos desenhar as estratégias mais eficazes.
Podemos focar nos mais diversos objetivos, desde a questão financeira, até o objetivo de criar fãs para a marca.
Qualquer objetivo que você defina, precisa de método para medir esses resultados. Acompanhe métricas e seus resultados, porque só assim você poderá validar sua estratégia.
Estabeleça metas que sejam verdadeiramente alcançáveis. Para isso você precisa analisar o mercado, o fluxo de clientes, suas capacidades, produção, etc. Além disso, toda e qualquer meta estabelecida precisa ser muito relevante para você. Precisa fazer sentido e motivá-lo a agir.
Metas e planejamento são altamente citados. É de concordância geral que devemos planejar nossos negócios, portanto, sua empresa não pode parar, em tempos de recessão, certamente precisamos passar por reestruturação, mas precisamos planejar e agir ao mesmo tempo.
Sua empresa precisa sobreviver à crises. Inclusive conseguindo colocar em prática novas estratégias. Nesse caso, nosso planejamento não pode ser de longo prazo, pois a situação pode ser muito instável. Devemos traçar ações de curto prazo que possam gerar resultados de prazo intermediário.
Vender é onde você cura uma dor, ou entrega alegria. Além de resolver um problema.
É possível que seu negócio não seja de produtos essenciais, daí é ainda mais necessário que sua empresa precise mostrar mais como ajuda as pessoas, e continuar realizando ofertas.
Para criar essa estratégia, você precisa saber o que seus clientes realmente querem.
Que sentimentos e emoções seu cliente está procurando e quais os resultados que você pode produzir para eles?
Você irá comparar a situação que seus clientes estão passando atualmente.
Além disso, precisamos descobrir qual é o pior cenário, o verdadeiro problema que enfrentará caso não compre seu produto ou serviço.
Jornada de aquisição, Mapa da Empatia e outras ferramentas possibilitam criarmos uma melhor experiência ao cliente. Portanto, sua comunicação será muito importante.
Você vai precisar de mais para comunicar seu grande diferencial e como isso vai gerar resultados para seus clientes.
Sua estratégia precisa se concentrar em atrair seu Cliente Ideal com conteúdo de qualidade e identificação com seu propósito e valores.
Por que devo prestar atenção a isso?
Estamos sobrecarregados de informações, usaremos nossos tempo de forma mais seletiva. Então você vai despertar o interesse e deixar os leads descobrirem seu "UAL" e como ele se sente sobre os resultados que serão gerados. Com isso vai desejar seu produto ou serviço. Somente nesse momento você pode ser mais enfático sobre as necessidades e conduzi-lo à ação.
Quando um cliente recebe sua oferta, ele vai pensar em 3 coisas básicas:
Em uma estratégia tradicional, iríamos nos concentrar em - "Por quê comprar de você?" -Ou: "Eu quero comprar!".
Devido às nossas necessidades de comunicação atuais, precisamos ater ao: "Porquê comprar?" - E: "Tenho que comprar?".
Para ajudar seus clientes a tomar decisões de compra, pensar em:
Agora que você sabe como ajustar sua estratégia, vamos conhecer e coloque em prática os próximos passo.
1. Aprenda a se adaptar a novos mercados
Novos padrões de mercado surgiram e continuarão aparecendo. Esta poderia ser a maneira como você dirigia seu negócio e que não tem mais o mesmo efeito.
Assim como atualmente essa pode ser a forma ideal buscada pelos clientes, te proporcionando uma grande oportunidade.
Eis por que é tão importante estabelecer novos posicionamentos nesse mercado.
Responda às seguintes questões:
Existem novas regulamentações que podem afetar o seu negócio?
Como devo agir sobre isso?
Quem são seus 3 principais concorrentes?
O que eles estão fazendo tão bem que você pode se adaptar ao seu negócio?
Que oportunidades ele pode trazer para o seu negócio?
Quais são as ameaças ao meu mercado ou negócio?
Que medidas você deve tomar para minimizar o impacto dessas ameaças?
Saia na frente e se destaque.
2. Pesquise novos modelos de clientes
Nós e nossos clientes temos pretensões e expectativas de compra que vão mudando junto com as alterações de comportamento, no momento que vivemos tivemos uma aceleração grande nessas mudanças.
Como é o novo perfil do meu cliente?
Quais são suas novas necessidades e desejos?
Qual é a nova forma de obter produtos (preço, forma de pagamento, entrega, etc.)?
Provavelmente a Jornada do cliente, Mapa da Empatia e tudo o que você construiu,
precisará ser reorganizado. Faça isso o mais rápido possível.
3. Atualize e comunique sua proposta de valor**
Como sua empresa ou você precisam se posicionar num cenário de comportamento diferente do anterior à pandemia?
Venda a imagem da sua empresa.
Comunique propósito, missão, valores.
Ajude seus clientes a descobrir por que eles precisam de você.
Por exemplo, quais são os três valores que sua marca já possui, mas que ainda não figuram na sua comunicação e que precisam aparecer a partir de agora?
Atrair atenção, gerar interesse, despertar desejo, para gerar ação de compra.
Como você pode usar esse tempo para fortalecer sua marca?
4. Crie novas metas
A nossa meta precisa ser a mais específica possível para podermos desenhar as estratégias mais eficazes. Temos os mais diversos objetivos ou metas, desde aqueles voltados para o aspecto financeiro, aos de retenção de clientes, mas a verdade é que toda meta ou objetivo que você precise criar, precisa ter em contrapartida um método para medir esses resultados, pois isso serão esses dados que validarão a estratégia, ou fornecerão subsídios para melhorá-la continuamente.
Principalmente neste momento, temos que estabelecer metas realmente factíveis. Toda e qualquer meta estabelecida precisará ser muito relevante para você e seu negócio, pois ela o motivará a agir.
Qual é o teu objetivo?
Quanto tempo levará para obtê-lo?
5. Desenvolver novas habilidades e competências
Além da sobrevivência, quais habilidades você precisa desenvolver para destacar seu negócio?
Quais são as tendências do seu setor?
Quais habilidades você precisa desenvolver para melhorar a produtividade?
Algumas coisas deixam de ser tendência e se tornaram realidade. Você precisa ser capaz de lidar com este novo modelo de negócio.
Como é organizado o seu dia-a-dia? Apagando incêndios ou focando no crescimento?
O gerenciamento do tempo e o equilíbrio emocional manterão seu negócio funcionando.
6. Crie um fluxo de cadência
A venda passiva não tem mais o mesmo efeito, agora você precisa de algo mais para ir em busca e estar disponível para os seus clientes e potenciais clientes, então crie uma rotina interativa:
Identifique objetivos para cada um dos contatos que for realizar.
Crie novos pontos de contato, como chamadas, conversas de aplicativos de mensagens, redes sociais, encontros presenciais, etc.
Construa o conteúdo de cada contato e sua frequência.
7. Agir mais do que nunca
Durante muito tempo, alguns grandes empresários não davam tão duro quanto nos últimos anos. Imagine quantas boas ideias surgirão. Precisamos nos concentrar mais do que nunca para termos condições competitivas num mercado cada vez mais feroz.
Organize-se, crie estratégias e entre em ação!
A partir de agora, o que determina o seu resultado é a ação que você toma naquele momento.
Agora que você já sabe o que precisa ser feito e como fazer, organize sua nova rotina e mãos à obra!
Para ter acesso a esse material e muito mais, basta se inscrever no Sebrae Inova Digital. Link: Sebraeinova.com.br
Queremos comemorar os resultados com você. Compartilhe conosco, nas nossas redes sociais @sebraenodf, como é colocar essas ações em prática e todos os resultados que você terá!
Foi um prazer te ajudar :)