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Wed Nov 30 11:17:20 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 tendências para o mercado digital

As compras realizadas pelas redes sociais tornaram-se tendências de destaque para quem deseja investir no mercado digital.

· Atualizado em 30/11/2022
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É notório que, ao longo dos anos, os meios de comunicação e as plataformas online passaram por diversas transformações. Nesse cenário, ganhou o consumidor e a empresa, que pode estar cada vez mais próxima do seu público-alvo, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade, visto que é possível otimizar os processos e disponibilizar mais possibilidades de vendas. 

Contudo, para que você acompanhe essa evolução e consiga destacar-se na sua área de atuação, seja na venda de produtos, seja em serviços, é preciso acompanhar as tendências e mudanças nesse mercado. Ao conseguir fazer isso, você estará mais preparado para enfrentar os desafios, pois será mais fácil colocar em prática as melhores estratégias do marketing digital

Quer descobrir quais as principais tendências para o mercado digital? Então, não deixe de ler todos os 5 tópicos que listamos ao longo do artigo! Vamos lá?

1. Uso de dispositivos móveis

Uma das principais tendências do mercado digital é o uso de dispositivos móveis. Isso porque cada vez mais as pessoas estão conectadas no universo digital. É possível fazer compras, acessar aplicativos de lojas, bancos, shoppings, restaurantes, entre outras empresas. 

Nesse sentido, é nítido que os smartphones e outros dispositivos móveis vieram para facilitar a vida dos consumidores que desejam otimizar o seu tempo e garantir maior praticidade e comodidade com as tarefas diárias. Da mesma forma, essa ferramenta também tem sido grande aliada dos empresários que desejam atrair e fidelizar ainda mais consumidores, garantindo uma melhora das vendas

Por isso, se você deseja destacar o seu empreendimento no mercado de atuação, não esqueça que a empresa também precisa estar imersa no meio digital. Ao usar plataformas que facilitem a sua vida e a da clientela, conseguirá aumentar as chances de sucesso do negócio.  

2. Compras nas redes sociais

Com o uso dos dispositivos móveis, as compras pelas redes sociais têm se tornado mais uma tendência para o mercado digital, visto que indivíduos de diferentes classes sociais, faixas etárias e idades costumam usar esses aplicativos. A partir disso, muitas empresas viram a necessidade de usar a loja do Instagram, por exemplo, para divulgar os seus produtos/serviços e, assim, atrair um público-alvo ainda mais segmentado e que se identifica com os propósitos de sua marca.

Para otimizar ainda mais as compras, você também precisa realizar postagens periódicas nas redes sociais. Os conteúdos devem ser voltados para tirar as dúvidas frequentes do seu público-alvo, além de serem relacionados aos produtos ou serviços ofertados pela sua marca. Não esqueça que também é importante investir em posts descontraídos e de engajamento, que estimulem ainda mais a interação do consumidor com a companhia. 

Mas, além de seguir essa tendência, é preciso ficar atento ao direct, canal direto entre o seu negócio e os consumidores. É por meio desse “bate-papo” que a clientela poderá tirar dúvidas sobre um determinado produto vendido na empresa, taxa de frete, prazo de entrega, horário de funcionamento da companhia, entre outras informações. 

3. Pesquisa de opinião

O mundo tem se transformado dia após dia, e, com ele, não se pode deixar de ouvir quem mais entende sobre os seus produtos/serviços: o seu cliente. Ao fazer uma pesquisa de opinião com os consumidores, é possível saber, por exemplo, se determinado atendimento foi satisfatório, se o produto entregue atende às necessidades dos consumidores e se ele indicaria sua empresa para amigos/familiares. 

Com o resultado das respostas, fica mais fácil descobrir quais os pontos fortes e aqueles que precisam ser otimizados no empreendimento. A partir disso, poderá pensar em estratégias que evitem novas falhas, garantam a satisfação das pessoas e contribuam para o crescimento da companhia. 

É pensando nisso que muitos gestores têm optado por realizar pesquisas de opinião com o público-alvo, seja por meio das redes sociais, seja por e-mail marketing, SMS ou diretamente na empresa. Além disso, essa é uma excelente forma de mostrar para a clientela que sua organização se importa com a sua opinião. 

4. Consciência sobre o consumo de produtos/serviços

Outra tendência para o mercado digital é o fato de que muita gente tem ficado mais consciente sobre o consumo de produtos/serviços. Na prática, isso significa que as pessoas têm pensado mais antes de finalizar uma compra. Isso porque, quando vão adquirir um novo item, muitos consumidores param para pensar se realmente estão precisando daquele produto no seu dia a dia e se ele vai trazer um bom custo-benefício. 

Além disso, os consumidores optam por comprar em empresas que têm um compromisso com a preservação do meio ambiente. Por isso, é preciso que os valores e a missão da empresa estejam alinhados com os propósitos do público-alvo. Assim, ficará ainda mais fácil ser uma companhia respeitada e admirada no mercado de atuação. 

5. Foco na experiência do consumidor

Garantir uma boa experiência do usuário nas plataformas digitais é algo que faz toda a diferença em quem deseja ser bem-sucedido. Isso porque, quando as pessoas conseguem finalizar uma compra no site, na rede social e nos aplicativos, de forma simples e prática, aumentam as chances de o consumidor se tornar um cliente fiel. 

Por isso, não se esqueça de investir em bons softwares, processadores de dados e demais ferramentas que ajudam a garantir a eficácia das atividades que vão ser executadas pelo usuário. Essa é uma forma de deixar a clientela satisfeita e evitar transtornos para o usuário. 

Como você pôde perceber, contar com essas tendências para o mercado digital é um importante diferencial na hora atrair e fidelizar mais consumidores para sua empresa. Por isso, você não deve esquecer-se de usar dispositivos móveis, inserir sua empresa nas redes sociais, fazer pesquisas de opinião, entre outras ações.

Mas, para que essa estratégia funcione corretamente, é preciso contar com consultores especializados que entendam bem quais ações você precisa tomar na companhia. A partir disso, conseguirá pôr em prática as melhores tendências para o mercado digital e obter bons resultados no negócio. 

Gostou do artigo que elaboramos? Então, não deixe de conferir como colocar sua empresa no mercado digital de um jeito simples e prático. Não perca essa oportunidade de destacar o seu empreendimento e aumentar as vendas!


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