this is an h1

this is an h2

Thu Sep 08 16:37:49 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Black Friday: 5 principais erros para não cometer na sua estratégia

Estabelecer estratégias para a Black Friday pode fazer a diferença na sua lucratividade, elevando o ticket médio e impactando positivamente a sua receita!

· Atualizado em 08/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O evento mais aguardado do ano — tanto pelos empreendedores quanto pelo público consumidor —, a Black Friday, já muito popular nos EUA, começou a ganhar visibilidade aqui no Brasil em 2011. Desde então, é cada vez maior o número de lojistas que estabelecem estratégias para elevar a lucratividade nesse período.

Neste ano, o maior dia de promoções acontecerá em 25 de novembro e, se a sua empresa vai participar dessa data pela primeira vez ou cometeu alguns deslizes nos anos anteriores que prejudicaram os resultados esperados, confira este post que preparamos com os 5 erros que devem ser evitados e as melhores dicas para definir a sua estratégia para a Black Friday.

Vamos lá!

Quais são os erros que você deve evitar na Black Friday?

Ao definir a sua estratégia para o dia do evento — e para o período que antecede a data, caso você vá embarcar, por exemplo, na ideia da "Black Week" —, é fundamental saber o que deve fazer e o que não pode.

Afinal, embora muitos lojistas façam um grande sucesso na Black Friday, outros não se dão nada bem por reproduzirem erros muito comuns, como os que vamos elencar a seguir.

1. Não garantir a estabilidade do site institucional

Na Black Friday, é bastante comum que o tráfego dos sites aumente em até seis vezes — se comparado com o restante do ano, em dias comuns. Por essa razão, existe a possibilidade de as páginas caírem ou ficarem instáveis a ponto de causar problemas na finalização das vendas, impactando negativamente os resultados das lojas, que perderão oportunidades.

É necessário ter em mente que aqueles clientes que acessam o site e não conseguem fechar a compra na hora dificilmente retornarão depois. Então, é fundamental que, durante a sua preparação para o evento, você eleve o limite de tráfego do seu e-commerce para assegurar uma boa experiência para o público e, é claro, um maior número de vendas.

2. Disponibilizar poucos meios de pagamento

Uma maneira de garantir boas vendas na Black Friday é otimizando o processo de checkout no seu site e disponibilizando tantos métodos de pagamento quanto possível.

É importante considerar, inclusive, que a preferência do público consumidor nas compras on-line é o cartão de crédito, mas as outras opções — como o boleto, o PIX e o cartão de débito — não podem ficar de fora, pois elevam as chances de o usuário fechar a compra.

Apenas lembre-se de que os pagamentos digitais podem abrir uma brecha maior para que os golpistas se aproveitem da ocasião. Portanto, é altamente recomendável que você reforce a segurança para ter a certeza de que as suas vendas realmente retornarão lucros — e não prejuízos provocados por fraudes.

3. Realizar promoções sem um planejamento prévio e uma logística preparada

Como dito, a Black Friday é um período extremamente esperado pelos consumidores. No entanto, se não houver um planejamento antecipado que considere o impacto no faturamento e o aumento da demanda (com a logística de entrega), é possível que, em vez de ter clientes satisfeitos e propensos a fechar novos negócios, você os deixe irritados com atrasos no envio dos produtos.

Assim, uma boa prática é, a cada início de ano, fazer um levantamento de todas as datas relevantes para a sua loja e, a partir disso, planejar as ações e os recursos que serão necessários para colocar as suas ideias em prática e garantir resultados positivos. Acredite: o planejamento é o ponto-chave para o sucesso da sua empresa durante a Black Friday.

4. Esperar muito para lançar as suas campanhas promocionais

Ainda que a sua empresa tenha uma campanha bem-feita e completa, todo o esforço empregado pode ser em vão se você não souber qual é o "timing" ideal para lançá-la.

Nesse sentido, enviar e-mails antecipando algumas categorias que estarão em promoção durante a data e colocar em prática algumas estratégias na própria página institucional, como a contagem regressiva, pode fazer toda a diferença.

Afinal, é comum que o público consumidor aloque "mentalmente" o seu orçamento para a compra de produtos de outras marcas e assuma uma espécie de compromisso interno com os seus concorrentes, o que prejudicará as suas vendas. Por isso, não presuma simplesmente que os clientes irão até você.

5. Não agir com transparência na precificação dos produtos e/ou serviços

Provavelmente, você já ouviu falar no termo "Black Fraude", não? O trocadilho brinca com o que é, na verdade, um dos maiores erros cometidos pelos comércios: a ausência de transparência na precificação dos produtos e serviços.

Na prática, o que acaba acontecendo é que muitas marcas — com a aproximação da Black Friday — aumentam os preços dos itens para oferecer posteriormente descontos falsos. Esse tipo de erro gerará uma péssima impressão no seu público-alvo e pode ser "fatal" para o seu negócio.

Inclusive, é interessante ter em mente que, atualmente, existem diversos aplicativos que monitoram a média de preços praticados pelos e-commerces ao longo do ano e disponibilizam essas informações para os usuários.

Então, não caia na "tentação" de mentir para os seus clientes, pois, ainda que conquistá-los tenha sido difícil, atraí-los novamente será quase impossível.

Como montar uma boa estratégia e aproveitar o aumento de vendas?

Agora que você já conhece os erros mais comuns, vale a pena ficar por dentro das melhores dicas para alcançar bons resultados na Black Friday. É fundamental, por exemplo:

  • planejar-se, afinal, como dito, esse é o ponto de partida para assegurar que a empresa dará conta do que o público espera, oferecendo bons preços, mas sem ver os lucros despencarem;
  • conversar com os fornecedores, certificando-se de que haverá meios de suprir a alta na demanda e aproveitando para negociar melhores valores, garantindo uma boa margem de lucro;
  • preparar o seu time de atendimento, já que os profissionais que atuam na linha de frente, interagindo diretamente com os clientes, fazem toda a diferença no alcance de resultados ainda melhores, inclusive contribuindo para destacar a sua marca das concorrentes.

Como visto, definir uma boa estratégia para a Black Friday é fundamental para não cometer deslizes comuns e impactar negativamente a sua credibilidade no mercado.

Além disso, o planejamento é a chave para garantir a satisfação do seu público, assegurando, por exemplo, o cumprimento dos prazos de entrega dos produtos, e para não prejudicar a sua lucratividade, oferecendo descontos que afetem a sua lucratividade.

Agora, aproveitando o gancho, que tal conferir o nosso post com as 5 melhores dicas para alavancar as suas vendas nessa data?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?