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Mon Feb 06 17:50:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como diferenciar sua clínica de estética no mundo digital?

Investir em marketing digital é uma ótima estratégia para atrair mais clientes e conquistar o sucesso da sua clínica de estética.

· Atualizado em 06/02/2023
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Construir um posicionamento online forte é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio, conquistar e fidelizar os clientes, elevar a lucratividade etc. É importante dizer que os consumidores estão cada vez mais conectados. Desse modo, a sua clínica de estética também precisa estar na Internet para conseguir atrair o público certo.

Mas é fundamental prestar atenção para não infringir as regras do Código de Ética dos Profissionais de Estética. Pensando nisso, elaboramos este artigo, no qual você vai conferir como fazer marketing na sua clínica, por que é importante e quais diretrizes você precisa seguir. Continue lendo!

O que é marketing digital? 

O marketing digital trata-se de um conjunto de ações praticadas no ambiente online com a finalidade de promover empresas e profissionais. Vale destacar que estar presente na web, produzindo conteúdo de valor, ajudando a sua audiência a resolver problemas etc., é imperativo para a promoção da sua clínica de estética.

O consumidor digital comporta-se de maneira diferente. Hoje, antes de comprar algo, a primeira coisa que fazemos é pesquisar mais informações sobre a empresa, conferir a opinião de outros compradores, verificar se há muitas reclamações, entre outras ações.

Sendo assim, é imprescindível investir em ações de marketing, utilizar as ferramentas digitais disponíveis, apostar na qualidade do conteúdo e, principalmente, colocar o cliente no centro dos processos do seu negócio. Sempre busque oferecer a melhor experiência ao usuário e faça com que ele seja um promotor da sua marca.

O que é presença digital? 

Presença digital é o espaço que uma empresa constrói no meio online para mostrar os seus valores e, assim, transformar seguidores em clientes. Quanto mais forte for o seu posicionamento, mais as pessoas lembrarão de você. Porém, é importante ser original, relacionar-se com os pacientes e escolher as ferramentas certas.

É interessante enfatizar que existem vários canais que você pode usar para divulgar a sua clínica de estética, como:

  • site;
  • blog;
  • redes sociais;
  • anúncios;
  • e-mail marketing;
  • entre outros.

Site

O site é um recurso indispensável para a sua clínica. Por meio dele, você consegue falar sobre a história da sua empresa, sua missão, sua visão e seus valores, seus serviços, mostrar depoimentos de clientes, inserir as informações de contato etc.

Além disso, não esqueça que o website do seu negócio precisa ser responsivo para se adaptar a qualquer tamanho de tela e não prejudicar a experiência dos usuários.

Blog

O blog é uma ótima ferramenta para compartilhar artigos que ajudem a solucionar as principais dores dos seus pacientes. Mas, para que o seu conteúdo apareça nos mecanismos de busca, é essencial aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Redes sociais

É possível aproveitar o potencial das mídias sociais para potencializar o alcance da sua clínica de estética. Assim, você pode usar:

  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • TikTok;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • entre outras.

Mas não é necessário que o seu estabelecimento esteja presente em todas as redes. Escolha aquelas que fazem sentido para o seu negócio e que o seu público utiliza de maneira mais frequente.

Anúncios

Os anúncios são excelentes para gerar resultados mais rápidos e ajudar você a levar a sua mensagem para as pessoas certas de modo mais fácil. Você consegue segmentar o público por idade, sexo, interesses, localização, profissão etc. Assim, a sua publicação será mostrada para quem realmente tem interesse nos serviços prestados pela sua clínica.

E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo um canal muito eficiente para relacionamento e vendas. Além disso, você tem a chance de divulgar os seus serviços sem ser invasivo, pois o cliente autorizou o contato no momento que forneceu o e-mail.

Contudo, é essencial que você não envie apenas conteúdo promocional. Forneça materiais ricos, artigos, publicações que ajudem os seus clientes. Além disso, é conveniente que você não compre lista de contatos pronta. Sempre busque formas de construir a sua.

Por que são importantes para as clínicas de estética?

Vale dizer que as empresas que buscam conquistar o sucesso no mercado precisam estar presentes no meio digital. Chegamos a um momento em que isso não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade. Assim, utilizar as mídias sociais de forma estratégica pode gerar vários benefícios para a sua clínica de estética. Confira, a seguir, alguns deles.

Aumento da visibilidade da clínica

Quando você começa a produzir conteúdo com constância, ajudar e interagir com os seus seguidores, mais pessoas começam a conhecer e gostar do seu trabalho. Isso aumenta a visibilidade do seu estabelecimento e auxilia na conquista de potenciais clientes.

Conquista de pacientes

Os canais digitais são ótimos aliados para atração de novos clientes. Isso ocorre, principalmente, por meio do marketing de conteúdo. Mas quando os consumidores começam a comentar as publicações e falar bem da sua clínica, acaba despertando o interesse de outros pacientes. Além disso, essas pessoas podem fazer marketing boca a boca, indicando o seu estabelecimento aos parentes e aos amigos.

Fidelização dos consumidores

Além de atrair novos pacientes, você também precisa preocupar-se em fidelizar aqueles que já fazem parte do seu negócio. Ao usar as ferramentas digitais, como o e-mail marketing, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente, enviando materiais ricos, novidades sobre a clínica, novos serviços que sejam do interesse dele etc. Cabe lembrar que, para tornar a clientela fiel, é preciso não abandoná-la após a venda.

Elevação do faturamento

Se você consegue aumentar a visibilidade do seu estabelecimento, atrair novos clientes e fidelizá-los, naturalmente haverá um aumento do faturamento. Isso é ótimo para a saúde financeira da sua clínica, além de ser uma grande oportunidade de investir, cada vez mais, em ações de marketing digital.

Como fazer marketing digital nas clínicas? 

Agora que você já sabe a importância do marketing para as clínicas de estética, é hora de conferir algumas ações que você pode implementar para inserir o seu empreendimento no meio digital.

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para levar a sua clínica para a web é determinar um propósito claro. Você pretende conquistar novos pacientes? Gerar mais leads? Tornar-se referência em tratamentos de estética? Aumentar o alcance da sua marca?

Compreenda que somente após a definição dos seus objetivos é que será possível estabelecer um plano de ação para alcançar os resultados.

Determine quem é a sua persona

Antes de iniciar as suas ações de marketing, é necessário definir a sua persona. Esse conceito se refere ao seu cliente ideal. Sendo assim, é essencial que você identifique:

  • dores;
  • desejos;
  • necessidades;
  • hábitos;
  • quais redes sociais ele utiliza;
  • entre outras questões.

Dessa forma, você consegue produzir conteúdos direcionados a esse público, o que aumenta as suas chances de atrair uma clientela qualificada, que realmente esteja interessada nos seus serviços. Lembre que não adianta tentar fazer marketing para todo mundo, pois a chance de conversão é bem pequena.

Cadastre a sua clínica no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo Google, com a finalidade de fazer com que as empresas apareçam nas buscas orgânicas e no Maps. Utilizar essa ferramenta é essencial para aumentar a visibilidade local do seu negócio.

Vamos supor que um usuário digite no Google a palavra-chave "Clínica de estética perto de mim" . Se o seu estabelecimento estiver cadastrado na plataforma, há uma maior probabilidade de essa pessoa marcar um horário com você.

Lembre-se de que o consumidor que faz essa busca direta por serviços no Google já está na última fase do funil de vendas, que é a decisão de compra. Sendo assim, para aproveitar essa oportunidade, é fundamental que a sua empresa tenha um perfil completo e otimizado no GMN.

Tenha um site

Ter um site é determinante para divulgar a sua empresa e aumentar o profissionalismo e a credibilidade da sua clínica de estética perante o consumidor. Desse modo, fale sobre a história, a missão, a visão e os valores, insira depoimentos de clientes, detalhe os serviços etc.

Além do mais, é importante que você tenha uma página de blog para compartilhar conteúdo de valor com a sua persona. Não se esqueça de aplicar técnicas de SEO para que as publicações possam ranquear nos mecanismos de busca.

Esteja nas redes sociais

Utilize todo o potencial das redes sociais para divulgar a sua clínica. Produza conteúdos que solucionem os problemas do seu público, interaja com os seus seguidores, mostre os bastidores do seu trabalho etc.

Invista em anúncios

Invista em campanhas no Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads etc. para potencializar os resultados da sua empresa. Ou seja, além de apostar em estratégias orgânicas, você pode acelerar os efeitos positivos com tráfego pago.

Mensure os resultados

Para saber se o seu objetivo está sendo atingido, você precisa medir o desempenho das suas ações de marketing. Isso é possível, inclusive, por meio de ferramentas gratuitas, como é o caso do Google Analytics e do Google Search Console.

Quais são as regras para isso?

Fazer marketing para clínicas de estética exige alguns cuidados importantes para que você não sofra penalidades do Conselho Profissional. Veja, a seguir, alguns deles.

Não expor fotos dos clientes

É crucial que você não mostre fotos de antes e depois dos seus pacientes. Sempre priorize a privacidade deles.

Não prometer resultados

Cada paciente é único. Sendo assim, você não deve garantir resultados absolutos para todos. Ou seja, não é porque um cliente conseguiu emagrecer rápido que o outro também conseguirá.

Evitar fotos invasivas 

Não viole a intimidade do consumidor, divulgando imagens invasivas ou dos procedimentos estéticos realizados.

Não divulgar tratamentos sem comprovação científica

Todos os tratamentos da sua clínica precisam ter embasamento científico. Desse modo, não propague técnicas cujo grau de efetividade você desconhece.

O marketing digital para clínica de estética envolve alguns desafios. Sendo assim, para não ter problemas, o seu principal investimento precisa ser em marketing de conteúdo. Mostre o que você sabe e ajude os seus pacientes, seja por meio de textos, seja por meio de vídeos. Dessa forma, você consegue obter ótimos resultados sem ferir as diretrizes do Código de Ética da classe.

Gostou do conteúdo? Então, acesse o nosso Quiz "Salões de beleza, barbearias, maquiadores e clínicas de estética" para testar os seus conhecimentos.


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