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Tue Jan 31 14:46:31 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Conheça os benefícios de construir um ecossistema na sua empresa

O ecossistema empresarial é uma iniciativa importante para empresas de qualquer tamanho que querem manter a longevidade das suas operações.

· Atualizado em 31/01/2023
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As empresas de pequeno, médio e grande porte têm uma coisa em comum: além de buscarem expandir a sua atuação, elas fazem parte do que chamamos de "ecossistema empresarial". Inicialmente, essa expressão pode parecer confusa, mas o termo tem muito mais a ver com a forma como o mercado se organiza atualmente do que você pode imaginar.

Aliás, é fundamental olhar para as relações por esse viés de interdependência e de cooperação. Por isso, para ajudá-lo a entender melhor o que estamos falando, resolvemos separar os principais fundamentos sobre a palavra "ecossistema" no âmbito empresarial. Continue a leitura e informe-se!

O que é um ecossistema empresarial?

Na biologia, o termo "ecossistema" envolve as relações de interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente, nas quais — direta ou indiretamente um precisa do outro para sobreviver. Claro que esse contexto passa por transformações quando se trata de empresas, mas a ideia é a mesma.

No ecossistema empresarial, as empresas se relacionam umas com as outras para além da relação competitiva, de modo que há uma cooperação entre elas para a criação de valor. Como exemplo, podemos citar uma companhia que fabrica peças de metal, que pode fechar uma parceria com uma instituição que quer lançar bicicletas elétricas, fornecendo a matéria-prima enquanto, em troca, recebe dinheiro e também divulga o seu trabalho.

É bom saber que um ecossistema surge por vários motivos. A inovação tecnológica é o mais comum, mas a razão também pode ser o movimento de um setor. Geralmente, são as empresas maiores que acabam atraindo outras para que um ecossistema seja formado.

Independentemente do caso, o ecossistema pode ter três etapas:

  • core business abarca as atividades essenciais da organização, sendo a fonte de receita e a atração principais;
  • suporte nessa etapa, as companhias se conectam com outras a fim de melhorarem o seu negócio, a exemplo de métodos de pagamento, de logística, entre outros aspectos;
  • negócios expandidos abrange os serviços adicionais que são importantes para a experiência do cliente e que se relacionam com o core business.

Por que as marcas têm apostado nesse caminho?

A ideia de ecossistema começou a se tornar bastante forte durante a década de 1990. Nesse momento, muitas empresas perceberam que sozinhas não tinham todo o conhecimento ou a tecnologia necessária para continuar expandindo da maneira que queriam. 

Então, essas organizações passaram a cooperar com pequenas empresas e fornecedores para a entrega de produtos e/ou de serviços e também para o investimento em inovação. Claro que todo esse processo aconteceu naturalmente, de forma que o termo "ecossistema" apenas serviu muito bem para definir o que estava ocorrendo e ainda ocorre atualmente.

De maneira geral, muitas marcas apostaram nesse caminho por se tratar de uma boa forma de conseguir crescer e de se expandir. No entanto, é importante destacar que há diferenças entre os objetivos das pequenas e das grandes empresas.

Para os pequenos negócios, um ecossistema traz a grande vantagem de haver acesso a recursos financeiros e tecnológicos que eles ainda não tinham condições de produzir. Já para os grandes, possibilita uma inovação mais rápida, sem a necessidade de fazer grandes investimentos. Dessa forma, todos conseguem se manter como um norte para uma tendência ou para um setor do mercado. 

Quais são os benefícios do community economy?

Já vimos que, para muitas empresas, fazer parte de um ecossistema pode garantir mais recursos e oportunidades de inovação. Entretanto, esse tipo de relação não só ajuda a organização a estar preparada para as tendências do mercado, mas também causa um grande impacto em diferentes áreas, como as finanças e o marketing.

Nesta seção, vamos conhecer algumas das principais vantagens!

Fortalece as marcas

É evidente que a percepção que os consumidores terão da marca será muito diferente à medida que houver uma entrega de produtos e/ou de serviços de qualidade. No entanto, para isso, é importante que a empresa tenha processos de produção eficientes.

É nesse ponto que fazer parte de um ecossistema pode ser de grande valia. Afinal, com as parcerias, o negócio pode ter acesso a diferentes tecnologias e recursos para melhorar os seus processos.

Eleva a margem de lucro

A margem de lucro está totalmente relacionada com aquilo que se ganha a partir da venda de produtos ou de serviços. Logo, todas as estratégias e os investimentos na melhoria e na otimização dos processos afetam o seu valor. 

Assim, quando há um fortalecimento da marca, consequentemente, há um aumento das vendas. Como resultado, a margem de lucro aumenta.

Aumenta o alcance da marca

Outro aspecto que gera fortes impactos sobre o negócio é o fato de que, conforme a marca vai melhorando os seus processos e fechando parcerias com outras empresas, ela cria um sistema de relações. Isso pode representar uma troca não só de recursos, mas também de público, aumentando o alcance do empreendimento.

Esse tipo de fenômeno pode acontecer tanto de maneira indireta isto é, quando a empresa fecha uma parceria somente com a intenção de receber recursos, mas acaba com a sua marca divulgada quanto de forma direta, quando o negócio vai formando uma relação com outro para aumentar o seu alcance. 

Viabiliza a formação de parcerias

O ecossistema é um ponto de transformação para a empresa quando o assunto envolve a formação de parcerias. Afinal, ele impulsiona o negócio a entrar em contato com diversas outras companhias para estabelecer uma relação de troca.

Conforme essas relações passam a ser cada vez mais comuns, a empresa cria a sua própria rede de contatos. Então, mesmo que ela encerre uma parceria por um período, por exemplo, ainda pode futuramente fechar outros acordos.  

Aumenta a produtividade

Dependendo do tipo de relação estabelecida durante a criação do ecossistema, algo bastante comum é o fato de que a natureza desse processo tende a diluir as burocracias que envolvem as parcerias comerciais. Isso, por sua vez, faz com que a gestão tenha tempo para direcionar melhor o seu foco para as questões essenciais do negócio, aumentando significativamente a produtividade.

Abre espaço para a transformação digital

A verdade é que, por mais que a tecnologia esteja bem estabelecida em nossa sociedade, ainda existem diversos pontos dela que não se integraram completamente com os processos de negócio. A partir desse entendimento, é possível afirmar que a transformação digital é um movimento com começo, mas não com um fim.

Todas as companhias, independentemente do tamanho, precisam investir na modificação tecnológica dos seus processos e isso será uma constante sempre. No entanto, a boa notícia é que determinadas iniciativas, como a geração do ecossistema empresarial, garantem que o negócio entre em contato com inovações a todo momento especialmente pela parceria com outras empresas ou com outros fornecedores.

Como aplicar o ecossistema?

Até aqui, foi possível perceber como o ecossistema pode realmente impulsionar a empresa para o crescimento e, principalmente, para a longevidade.

Entretanto, não se pode reduzi-lo apenas às parcerias, pois existem outros processos para a sua implementação. A seguir, vamos apresentar algumas dicas de como aplicá-lo. Confira!

Identifique o objetivo

Um ecossistema pode se formar por diferentes motivos, de maneira intencional, por exemplo, quando uma grande empresa quer estar à frente de uma tendência, e até de forma orgânica, como quando uma startup pretende ampliar o seu campo de atuação e começa a fechar acordos com outros negócios.

Independentemente disso, sempre há um objetivo por trás e que deve ser definido antes de qualquer outra coisa. Por isso, destacamos que o primeiro passo é pensar em qual é o objetivo inicial do negócio com o ecossistema. Você deseja inovar? Está buscando criar valor no mercado? Reflita e perceba qual é o seu real propósito.

Avalie as opções

Após definir qual é o objetivo, o segundo passo será focar as suas opções. É importante fazer um mapeamento das relações não só voltando o seu olhar para as possibilidades ou, melhor, para as instituições com as quais a gestão quer se relacionar —, mas também para as empresas que já mantêm uma relação com o negócio.

Defina critérios para fechar parcerias e procure as companhias que apresentam mais alinhamento com o que a empresa precisa e quer alcançar. Além disso, é fundamental que as organizações tenham interesse no que o seu empreendimento tem a oferecer, já que, assim, haverá mais chances de que aceitem fechar negócio.

Faça a escolha

Com todo o processo de análise já pronto, será a hora de definir quem fará parte do seu ecossistema. Tenha em mente que, mesmo que você já tenha escolhido as parcerias, há chances de as empresas ou de os fornecedores não aceitarem. Por essa razão, é bom ter várias opções "na manga".

Nesse momento, aconselhamos o desenvolvimento de uma estratégia para atrair, engajar e manter as relações com os seus parceiros. O último item será fundamental, principalmente, para a longevidade do seu ecossistema, então, é importante que a empresa tenha um plano de ação para reter as parcerias.

Estruture o seu ecossistema

Com as parcerias fechadas e a definição do objetivo do seu ecossistema clara, é chegado o momento de definir alguns processos para a estruturação. Sendo assim, o ideal é começar a estabelecer alguns indicadores-chave ou KPIs que o ajudarão a perceber, com dados, como as estratégias impactam o seu negócio.

Além disso, esses indicadores poderão auxiliá-lo a entender melhor como funciona o ecossistema e quais são as iniciativas para melhorar os processos do negócio durante esse período.

Como vimos, um ecossistema empresarial é uma forma de garantir a longevidade da marca. Resumidamente, essa iniciativa viabiliza que o negócio entre em contato com outras realidades de administração e de tecnologias, o que tem o potencial de elevar significativamente os seus resultados. Afinal, fechando parcerias com outras empresas e buscando ganhar valor, a sua companhia terá mais chances de criar um nome forte do mercado e, dessa forma, expandir o seu alcance de vendas.

Este post foi útil? Então, aproveite para conferir também o nosso artigo que explica a importância da organização da sua empresa!


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