Entenda por que as academias estão investindo em um modelo multisserviço para conquistar mais alunos.

Por muito tempo, as atividades de academia foram resumidas à malhação. Porém, nos últimos anos, esse cenário vem mudando à medida que diferentes estabelecimentos passam a variar o catálogo e a oferecer diferentes modalidades de exercício em um só espaço. Esse movimento tem levado inúmeras empresas a reformularem o tipo de negócio que têm e repensarem as estratégias de marketing para atrair o público.
Por isso, trouxemos um post que explica os motivos por trás disso e que aborda quais são as atividades mais buscadas no segmento fitness. Continue lendo e não perca nenhum detalhe!
Evolução das academias
Até o início do século XXI, o propósito das academias era a malhação com equipamentos profissionais e sob supervisão de educadores físicos. Porém, com o avanço da sociedade moderna, os recursos tecnológicos (incluindo redes sociais e internet) e a comunicação global, passaram a surgir cada vez mais tendências de práticas esportivas e exercícios.
Isso passou não só a impulsionar novos negócios, como também a aumentar a competitividade no mercado de bem-estar. Afinal, considerando o tempo disponível, o custo e o deslocamento, muitas pessoas passavam a abrir mão da malhação para se exercitar de forma mais dinâmica e personalizada na rotina.
Como estamos falando de um setor que em 2022 movimentou sozinho R$ 489 bilhões, como revelado em matéria da revista Valor Econômico, as empresas do ramo precisaram se reinventar para continuar crescendo e alcançando um bom faturamento. Isso levou ao surgimento de academias multisserviços.
Importância da diversificação de atividades de academia
Com aulas em academia que permitem ao aluno malhar, dançar, treinar esportes e afins, ele pode economizar ao fechar um pacote mensal no estabelecimento se comparado a ter múltiplas matrículas espalhadas por diferentes locais.
Mas não só isso, já que também consegue se engajar com mais facilidade com um estilo de vida mais saudável, ter o espaço como um local de socialização e, principalmente, otimizar o tempo dele no dia a dia.
Atividades de academia mais buscadas
Aqui reunimos alguns exemplos de exercícios físicos que estão em alta no setor de academias. Tome nota de quais são eles!
1. Yoga
O yoga envolve exercícios com foco não só na saúde física, mas também na saúde emocional. Por isso, atrai muitas pessoas que preferem atividades que ajudam no controle da ansiedade e do estresse diários.
2. Pilates
O pilates é uma prática que requer pouco espaço e equipamento. O foco é o alongamento e aperfeiçoamento do corpo, ao mesmo tempo que melhora a respiração, o relaxamento e o bem-estar mental.
3. Treinos funcionais
Os treinos funcionais contam com rotinas de exercícios que trabalham o condicionamento, a resistência e a força muscular simultaneamente. Cordas, halteres, barras e outros equipamentos podem ser utilizados para amplificar os resultados.
4. Artes marciais
Essa é uma categoria que reúne diferentes modalidades de lutas como jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai, taekwondo, entre muitas outras. O interesse dessas artes é que, além da melhora do condicionamento físico, elas proporcionam a habilidade de autodefesa e autocontrole emocional.
5. Dança
A dança é mais um exemplo de atividade buscada pelo público. Ela pode envolver aulas gerais que mesclam coreografias de canções de diferentes gêneros musicais (como o FitDance) ou ser dedicada a uma vertente específica, como a dança de salão, forró, zumba, dança urbana etc.
6. Natação
Quando se tem o espaço e a infraestrutura necessária, aulas de natação são um grande diferencial para as academias por envolver treinos aeróbicos completos. Além disso, as piscinas ainda permitem a realização de exercícios de hidroginástica para públicos específicos — como crianças, idosos, gestantes etc.
Benefícios das novas atividades para a academia
Diversificar as modalidades de exercícios disponíveis na academia de ginástica é uma estratégia cada vez mais valiosa no meio fitness. Afinal, é uma forma de a empresa aumentar a competitividade diante da concorrência e atender diferentes demandas do público, otimizando o tempo e facilitando a rotina das pessoas.
Isso contribui diretamente para aumentar a satisfação dos alunos com o serviço prestado, mantendo o fluxo de frequentadores do local e fidelizando eles para a marca.
Também ajuda a despertar o interesse daqueles indivíduos que se matriculam no estabelecimento e, por vezes, ficam inadimplentes por não se adaptarem apenas à malhação. É a chance de eles regressarem e, com isso, aumentarem o fluxo de caixa da academia.
Essa mudança também é eficaz para atrair novos clientes e gerar marketing boca a boca, o que se reflete no aumento da lucratividade e até mesmo na expansão do negócio a longo prazo.
Preparação da academia
Abaixo, reunimos algumas dicas que vão ajudar se você se interessou em ter um mix de produtos na sua empresa, mas não sabe por onde começar a implementá-los. Acompanhe com atenção!
Alteração do espaço
O primeiro passo é avaliar a estrutura do espaço para ver como ele pode ser alterado funcionalmente e com o melhor custo-benefício para receber áreas destinadas às demais modalidades de exercício.
Uma boa estratégia é contar com uma sala multiúso, na qual várias atividades podem ser realizadas (como dança, pilates, treinos funcionais, artes marciais etc.). Basta apenas alternar os horários entre uma e outra. Contar com um arquiteto ou profissional de design de interiores é necessário não só para o planejamento da mudança, mas para a correta ambientação do local.
Aquisição de equipamentos
Em seguida, liste equipamentos tecnológicos e materiais de treino que precisarão ser adquiridos. Dessa forma, você consegue fazer orçamentos e já iniciar a aquisição desses materiais.
Contratação de profissionais
A próxima etapa envolve a contratação de professores habilitados para dar as aulas e treinamentos aos alunos da rede. Em alguns casos, é possível que o mesmo profissional de educação física fique responsável por duas ou mais práticas, a depender do currículo dele.
Organização e planejamento de horários
Fora o que já foi dito, você deverá se reunir com a coordenação do espaço e os educadores físicos para definirem os horários de cada modalidade e os dias/turnos em que elas serão disponibilizadas. Esse processo precisa ser ainda mais rigoroso quando você tem duas ou mais unidades e pretende trabalhar com a mesma equipe em todas elas.
Divulgação das modalidades
Por fim, mas não menos importante, você deve investir em ações promocionais para a divulgação da novidade. Ativações no interior da academia, publicações nas redes sociais e atualização do site da marca são só alguns exemplos.
Como explicado, as atividades de academia que vão além da malhação são uma realidade cada vez mais presente no mercado devido aos benefícios comerciais e ao interesse da própria população. Por isso, é importante que os empreendedores estejam atentos a esse cenário e se planejem para adaptarem o próprio serviço a essa demanda, conseguindo, assim, lucrar e crescer no ramo.
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