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Tue Dec 17 11:09:53 BRT 2024
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Ecoturismo: 6 práticas para oferecer experiências memoráveis

Como transformar seu negócio de ecoturismo em uma referência? Descubra práticas que encantam os viajantes e preservam o planeta!

· Atualizado em 17/12/2024
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A crescente conscientização das pessoas quanto à importância da sustentabilidade, bem como a busca por conexões mais efetivas com a natureza geraram mudanças profundas em vários segmentos. O ecoturismo é um mercado que surgiu a partir desse cenário de mutações e inovações.

Essa é uma modalidade que alia a preservação ambiental com a aventura. Ela oferece aos empreendedores que atuam nesse setor a oportunidade de criar pacotes de viagens que proporcionem experiências autênticas e inesquecíveis aos seus clientes, ao mesmo tempo que estejam alinhados com as mais importantes práticas sustentáveis.

A oferta desse tipo de turismo tem o potencial de agregar muito valor à sua marca e foi pensando nisso que resolvemos escrever este conteúdo. Nele, mostraremos as 6 práticas que você deve adotar se deseja explorar o ecoturismo no seu negócio. Confira!

Conceito de ecoturismo e turismo de aventura

Podemos definir o ecoturismo como um modelo que promove o contato responsável com a natureza. Ele foca na preservação do meio ambiente e desenvolvimento das comunidades locais, valorizando a educação ambiental e o respeito pela biodiversidade.

No ecoturismo, temos várias modalidades, e o turismo de aventura é uma das mais buscadas. O conceito e a ideia por trás desse elemento são semelhantes, contudo, o foco aqui é proporcionar experiências que envolvem desafios físicos e emocionais em ambientes naturais. Isso inclui atividades como trilhas, escaladas etc.

Quem deseja atuar com esse tipo de atividade precisa aprender como se diferenciar no mercado. Afinal, estamos tratando de um segmento no qual a concorrência é muito acirrada. Ao longo deste conteúdo, você receberá dicas e orientações que podem ajudar a construir diferenciais competitivos valiosos para oferecer aos seus clientes.

Importância de boas práticas para o ecoturismo e turismo de aventura

Durante algum tempo, integrar conceitos de sustentabilidade a um modelo de negócios era visto como uma tendência para o futuro. Hoje, a realidade é diferente. A implementação de práticas sustentáveis passou a ser uma necessidade, especialmente a partir do momento em que esse tema se tornou uma exigência por parte dos consumidores.

Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas e conscientes do seu papel na sociedade quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. Logo, elas não querem se associar a negócios que demonstram indiferença quanto a esse assunto.

Apostar em modelos como o ecoturismo ou viagens de aventura pode fortalecer a reputação da sua marca e garantir um diferencial competitivo em um mercado tão concorrido.

6 oportunidades no ecoturismo

Após entender os conceitos de ecoturismo e turismo de aventura, é hora de explorar as oportunidades que esse segmento oferece. Nos próximos tópicos, abordaremos 6 práticas e ideias que podem ser lucrativas para a empresa, encantadora aos olhos do cliente e responsáveis, do ponto de vista ambiental. Acompanhe!

1. Negócios sustentáveis no turismo de aventura

A sustentabilidade deve ser o ponto de partida de todas as operações relacionadas ao turismo ecológico. Ao apostar nessa modalidade, você deve implementar práticas capazes de proteger os recursos naturais, ao mesmo tempo que oferece uma experiência imersiva para o viajante.

Não podemos deixar de mencionar que a sustentabilidade no negócio de turismo não se limita à proteção ambiental. Existe um ganho financeiro nesse processo. Como isso ocorre? Simples! O turista, ao perceber que sua empresa está focada em oferecer opções sustentáveis de destino, tende a dar preferência para a sua agência em detrimento de outras que são indiferentes a essas questões.

Ao focar em modalidades de turismo que disseminam uma mensagem de preocupação com o meio ambiente, sua empresa recebe mais turistas todos os anos. Consequentemente, o faturamento e a lucratividade dos pacotes serão maiores. Isso contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

2. Potencialidades dos locais de Pernambuco

A natureza já fez boa parte do trabalho para as empresas que desejam trabalhar o ecoturismo ou o turismo de aventura. Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais tem opções nesse tipo de viagem.

Um dos pontos fortes são as regiões de praias, uma vez que o estado conta com as mais famosas do Brasil. Entre elas, Porto de Galinhas e Tamandaré.

Nesses locais, o turista pode fazer passeios de caiaque em manguezais ou pelas águas cristalinas, conectando-se diretamente com o que há de mais belo na natureza. Além disso, não podemos esquecer do arquipélago de Fernando de Noronha, um dos mais belos destinos do mundo.

Na região Agreste, também temos a Serra do Catimbau, em que o turista pode fazer trilhas desafiadoras, escalar paredões e explorar as formações rochosas e sítios arqueológicos do local. Enfim, são muitas as opções que o estado oferece.

3. Responsabilidades: deveres e obrigações

Uma prática importante nesse mercado é seguir as regras e cumprir seus deveres e obrigações. Isso deve ser feito pela agência e pelos próprios turistas. É importante lembrar que o objetivo da viagem é a conexão com a natureza e o respeito às regras de sustentabilidade deve ser uma exigência para todos os envolvidos na viagem.

A agência deve orientar os viajantes quanto às melhores práticas e, principalmente, fiscalizar e coibir qualquer tipo de ação — por mais simples que pareça — que possa causar danos ao meio ambiente.

4. Diversificação do portfólio de atividades

Para diferenciar a sua agência nesse mercado, você deve oferecer uma ampla gama de atividades relacionadas ao ecoturismo ou turismo de aventura. Alguns exemplos incluem:

  • trilhas ecológicas ou desafiadoras;
  • esportes radicais;
  • passeios culturais;
  • atividades educativas.

Isso permite atrair diferentes perfis de turistas e manter o interesse daqueles que retornarão ao destino em algum momento. Além de oferecer opções de atividades para seu cliente, essa estratégia também garante diversificação das suas fontes de receitas.

5. Experiências imersivas

A oferta de experiências imersivas é uma tendência importante nesse mercado. Elas podem ser relacionadas a simples atividades de entretenimento, permitindo que os turistas vivenciem o destino na essência, proporcionando um contato genuíno com o que o local tem de mais autêntico.

Um exemplo disso pode ser a participação em rituais culturais locais, em que os turistas se envolvem nas práticas, aprendendo sobre os significados e os contextos dessas manifestações.

Além disso, experiências como a aprendizagem de técnicas tradicionais de sobrevivência na natureza ou a imersão em festas e celebrações típicas permitem que o visitante tenha uma compreensão mais profunda e emocional do lugar.

Essas experiências imersivas têm o potencial de transformar o turismo convencional em algo realmente diferenciado, o que pode ser muito bem-visto pelos viajantes, que têm a oportunidade de se conectar com o destino escolhido de forma única.

 6. Uso de soluções tecnológicas

Por fim, utilizar algumas ferramentas tecnológicas contribui com uma melhor experiência do turista nesse tipo de viagem. Por exemplo, o uso de realidade aumentada e virtual proporciona esse enriquecimento da experiência para o viajante, que pode aprender mais sobre a fauna, flora e cultura local de maneira envolvente e inovadora.

Além de enriquecer a experiência, essas soluções tecnológicas também são importantes para a educação ambiental e cultural. Por meio de aplicativos interativos, os turistas podem:

  • aprender sobre as tradições locais;
  • conhecer práticas sustentáveis;
  • entender os desafios enfrentados pelas comunidades em relação à preservação do meio ambiente;
  • visitar locais que são mais restritos ou que não podem ser acessados;
  • conhecer a cultura dos povos antigos, que fundaram a cidade, entre outras experiências.

Enfim, quando utilizadas de forma responsável, as tecnologias se tornam ferramentas indispensáveis para enriquecer a experiência do viajante, bem como conscientizá-lo sobre a importância de proteger o patrimônio natural e histórico da região.

Desafios e soluções no ecoturismo e turismo de aventura

Apesar das oportunidades que demonstramos, o turismo de aventura e o ecoturismo também apresentam desafios significativos que exigem atenção e planejamento por parte das agências e guias de turismo.

Eles envolvem questões como infraestrutura, segurança dos turistas e das equipes, entre outros fatores. Nos próximos tópicos, mostraremos em detalhes cada um desses pontos. Confira!

Gestão de recursos naturais

Os dois conceitos que trabalhamos neste conteúdo estão diretamente ligados à preservação de recursos naturais. Nesse caso, o aumento do número de turistas em uma região tem o potencial de gerar degradação ambiental. É natural que em ambientes onde muitas pessoas circulam encontremos excesso de resíduos, danos à fauna e flora locais.

O desafio nesse caso é garantir que o ecoturismo não sobrecarregue o meio ambiente. Para tanto, a agência ou guia de turismo deve investir na adoção de práticas sustentáveis, tais como:

  • controle rigoroso da quantidade de visitantes;
  • limitações de acesso a determinadas áreas;
  • uso de tecnologias de monitoramento ambiental;
  • principalmente, educação dos turistas sobre o impacto de suas ações no meio ambiente.

Além dessas ações, os responsáveis pelos passeios podem promover programas que incentivam o respeito ao meio ambiente, incentivando os viajantes a utilizar corretamente as lixeiras, preservar trilhas e garantir a limpeza e conservação do local de visitação.

Limitações de infraestrutura

Muitos destinos de ecoturismo e aventura estão localizados em áreas remotas, em que a infraestrutura é limitada ou inadequada. A falta de acessibilidade, como estradas de difícil tráfego, acomodações de baixo padrão ou ausência de serviços básicos, pode dificultar a experiência do turista e, em alguns casos, até mesmo prejudicar a preservação dos locais.

Nesses casos, a solução passa pela criação de infraestrutura sustentável. Incluindo a construção de trilhas e caminhos adequados, a instalação de centros de visitantes e pontos de informações e a implementação de transporte ecológico.

O problema é que, geralmente, essas melhorias estruturais precisam ser executadas pelo poder público. Afinal, muitas dessas áreas de turismo são de responsabilidade do estado e implementar qualquer tipo de alteração é ilegal.

Nesses casos, as agências de turismo e guias precisam se unir para cobrar dos agentes públicos a implementação dessas melhorias. É importante que eles percebam que ao investir no turismo da região, também estão trazendo mais arrecadação para o estado ou município envolvido.

Segurança dos turistas e equipe

Atividades de turismo de aventura, como escalada, rafting, trekking e outras podem oferecer riscos à segurança dos turistas, especialmente na ausência de profissionais bem preparados ou equipamentos adequados.

Esse é um ponto em que as agências precisam dedicar o máximo de cuidado e atenção. Mesmo que existam ferramentas e tecnologias capazes de proporcionar segurança total para o turista nessas atividades.

Nesses casos, a regulamentação e a implementação de protocolos de segurança têm uma importância ímpar. Você sempre deve exigir que seus guias e instrutores sejam qualificados e saibam utilizar com maestria os equipamentos de segurança.

Além disso, as equipes que atuam diretamente com essas atividades mais arriscadas precisam passar por treinamentos constantes. Isso garante que a integridade física dos viajantes seja preservada. Além disso, essas formações também permitem que os profissionais estejam sempre prontos para agir em emergências.

Preservação da identidade cultural local

Além dos desafios ambientais, o ecoturismo e o turismo de aventura também podem impactar as comunidades. A pressão para atender à demanda turística pode levar à diluição ou até à perda de práticas culturais tradicionais, afetando a identidade e as práticas ancestrais de uma comunidade.

O fluxo de turistas, sem a devida conscientização sobre os costumes e tradições locais, pode resultar em exploração cultural e até no enfraquecimento das relações sociais na comunidade. Nesse sentido, é importante que os guias saibam desenvolver suas atividades incrementando a cultura local.

Em vez de destruir as tradições, que tal inserir os visitantes nelas? Inclusive, isso pode se tornar uma experiência imersiva que vai atrair ainda mais visitantes.

Por fim, podemos concluir afirmando que o ecoturismo é uma opção rentável e que proporciona um diferencial competitivo interessante para a sua empresa. Ao adotar as ações corretas, você pode explorar as incríveis opções que a natureza oferece, sem prejudicar, demonstrando aos viajantes a importância de desenvolver uma cultura de preservação e sustentabilidade.

Se você tem o desejo de ingressar nesse ramo, nós podemos ajudar. Entre em contato com o Sebrae/PE e converse com um de nossos especialistas.


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