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Wed Jun 07 15:39:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Esmaltação em gel: o guia prático para atuar nesse mercado

O mercado de esmaltação em gel é uma grande oportunidade de negócio. Confira um guia prático com as melhores dicas para aproveitá-la!

· Atualizado em 07/06/2023
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Marcar presença no mercado ao empreender não é nada fácil e, por isso, definir em qual segmento trabalhar é tão importante. Em meio às oportunidades na área de beleza e bem-estar, está a esmaltação em gel, uma nova proposta de cuidados com as unhas que pode ser o caminho ideal para alcançar o sucesso no campo.

Inclusive, só para se ter uma ideia do seu potencial, o consumo de esmaltes e de outros cosméticos ligados a esse universo cresceu 8,7% no primeiro quadrimestre de 2021. Os dados provêm do levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Aliás, no mesmo ano, em âmbito global, o nicho era avaliado em 10,9 bilhões de dólares e apresentava a projeção de chegar a 23,1 bilhões em dez anos, de acordo com a Transparency Market Research.

Então, diante de um cenário tão promissor, que tal contar com um guia para dar os primeiros passos nessa atividade? Continue a leitura!

O que é esmaltação em gel? 

Quem pretende atuar nesse nicho deve estar se perguntando como fazer esmaltação em gel e o que é preciso para iniciar a atividade, não é mesmo? Contudo, para evitar eventuais erros, é necessário entender bem do que se trata essa proposta antes de entrar nas questões mais práticas da prestação do serviço.

Bem, basicamente, a técnica utiliza um esmalte diferenciado, que é composto por um gel fino, para cobrir as unhas. Dessa forma, a durabilidade aumenta significativamente. A propósito, a opção ainda serve para alongar e modelar designers diferentes e inovadores, o que torna as pessoas aficionadas por Nail Arts um público superimportante.

Além desse produto, vale dizer que outros itens — como primers, bases, seladores e finalizadores — são usados no processo. Ao final, é preciso recorrer a uma luz de LED para a secagem das camadas no intuito de entregar o resultado ideal.

Como ter sucesso atuando nesse mercado?

Outra questão relevante envolve a compreensão dos passos indispensáveis para começar a atuar no mercado de esmaltação em gel, o que é fundamental para ter sucesso no segmento. Por isso, confira as principais iniciativas a serem tomadas a seguir!

Conhecer o mercado de esmaltação em gel

Os empreendimentos em geral — novos e em expansão — nunca devem ignorar um elemento essencial da administração de empresas: o planejamento. O seu primeiro ponto é a análise do mercado.

Assim, é preciso levantar qual é o tamanho da fatia composta por possíveis clientes que se interessam pela solução oferecida, quem são os concorrentes, quais são os fornecedores e os parceiros em potencial etc. Portanto, no caso da esmaltação em gel, não é diferente.

Mesmo que o serviço seja uma novidade na localidade onde você pretende exercer a atividade, não é viável desconsiderar os aspectos citados. Afinal, a falta de concorrência, por exemplo, pode até indicar que há um baixo número de consumidores da iniciativa, o que inviabilizaria o projeto.

Além disso, essa etapa inicial permite a elaboração de uma proposta de valor adequada ao perfil do público-alvo. Na prática, trata-se de uma ação que facilitará as decisões a serem tomadas visando ao sucesso na prestação desse serviço.

Dominar a parte técnica da esmaltação em gel

Para entregar o melhor resultado aos clientes, é preciso muito mais do que saber como é feita a esmaltação em gel. Na verdade, dominar a técnica exige profissionalização.

Nesse sentido, os cursos são a "porta de entrada" para atingir um nível elevado. Em meio às formações ligadas à função, destacam-se:

  • a profissionalização como manicure, abarcando serviços básicos, como esmaltação simples, cuticulagem, limpeza, blindagem etc.;
  • a aplicação de esmalte em gel;
  • a extensão em gel;
  • o Nail Design;
  • as tecnologias e tendências da área.

Com essas capacitações, práticas específicas acerca da forma correta de remover o produto sem danificar as unhas, do procedimento ideal para impedi-lo de encostar nas cutículas, dos riscos do seu uso prolongado etc. passam a ser conhecidas. Ao adquirir todo esse know-how, especializando-se, você passará a ter um grande diferencial competitivo, aumentando as chances de agradar e, por consequência, fidelizar a sua clientela.

Investir na qualidade dos insumos

Um bom planejamento empresarial ainda envolve a definição de questões práticas relativas ao seu funcionamento, como os recursos necessários para oferecer o serviço. Nesse quesito, a qualidade é um fator indispensável para o sucesso.

Diante disso, é fundamental investir na utilização dos melhores insumos. Ou seja, ao adquirir tudo que é preciso para fazer esmaltação em gel, não fique só comparando os preços, mas opte por materiais e equipamentos realmente bons. No fim das contas, os itens "se pagarão" pela durabilidade.

Aliás, é importante considerar que a escolha de produtos inferiores nem sempre representa uma economia, principalmente quando implica resultados que não atingem as expectativas do público e/ou que causam danos que refletem na imagem do negócio. É imperativo adotar essa mentalidade.

Atender sempre às normas de higiene e de saúde

Todo estabelecimento de estética está sujeito à legislação sanitária. Inclusive, além do pedido de alvará relativo à questão, esse assunto requer uma atenção contínua no cotidiano — especialmente quando atividades novas entram em desenvolvimento. 

Afinal, as consequências de negligenciar as normas de higiene e de saúde são sérias. Ao não atender a essas regras, por exemplo, a sua empresa pode receber multas e até ser fechada pelos órgãos de vigilância, por colocar em risco o público. Por outro lado, vale a pena lembrar que os clientes que eventualmente sofrem danos tendem a fazer uma propaganda negativa do empreendimento.

No caso da esmaltação em gel especificamente, é recomendável evitar o uso de instrumentos sujos e/ou desinfectados inadequadamente e de produtos que não estejam em boas condições de utilização e/ou que estejam fora da validade. Outra medida igualmente relevante é manter o espaço de atendimento higienizado e organizado, a fim de passar uma imagem de segurança para os seus consumidores.

Precificar o serviço corretamente

Um dos pontos mais difíceis de administrar um negócio que oferece serviços envolve saber precificar corretamente o trabalho prestado. Na prática, é possível dizer que há dois fatores a serem considerados para se chegar ao valor ideal.

O primeiro é o custo, incluindo os insumos, o desgaste dos equipamentos, as instalações e a mão de obra. Em relação a esse último elemento, é viável estabelecer um valor por hora utilizando o salário da categoria como uma referência, por exemplo. 

O segundo aspecto a se levar em conta nesse momento é o que o mercado vem praticando. Afinal, existe o risco de você afastar os potenciais clientes se cobrar mais do que a média ou até muito abaixo dela, dependendo do perfil do público.

A lógica é bastante simples: se o seu público-alvo busca melhores condições de pagamento, o recomendável é ficar dentro da margem e optar por estratégias de redução de despesas associadas ao aumento da produtividade para não ter prejuízos. Agora, se o que os consumidores querem é um diferencial, um preço mais elevado pode ser interessante para reafirmar essa ideia.

Construir uma reputação positiva

Sabendo o que é preciso para fazer esmaltação em gel, é hora de colocar a mão na massa e iniciar os testes. Acredite: essa experiência será fundamental para o sucesso do negócio — tanto por melhorar as suas habilidades quanto por proporcionar uma visão de como a atividade funciona no dia a dia. 

A propósito, o momento inicial pode ser aproveitado também para construir uma reputação em relação ao serviço prestado. Com isso, será mais fácil atingir o público ideal e garantir que ele entregará o retorno sobre o investimento necessário à abertura dessa frente de trabalho. 

Portanto, tenha em mente que uma imagem organizacional é desenvolvida para ser a base na qual as ações de vendas, de marketing e de comunicação se consolidam. O propósito é assegurar que a mensagem certa acerca da empresa chegará aos consumidores em potencial.

Promover uma boa experiência para os clientes

Quando se atua na área de serviços, como no caso da esmaltação em gel, é essencial qualificar também o atendimento. Nesse sentido, promover uma experiência diferenciada ao público é a meta a ser atingida.

Aliás, a prática, ao mesmo tempo em que ajuda a garantir o retorno dos consumidores — tornando-os, inclusive, divulgadores do seu empreendimento —, é considerada "o mínimo" atualmente. Para tanto, vale a pena apostar no básico, como oferecer um chocolate quente em dias frios ou um sorvete nos mais quentes, e aproveitar para construir um histórico e descobrir as preferências de cada cliente, a fim de fazer sugestões personalizadas de design.

Não atrasar o serviço, observando a data e a hora agendadas, também é imprescindível, mesmo que a sala de espera tenha TV e Wi-Fi. Já o pós-venda é um meio de manter essa relação positiva, o que pode envolver a criação de um fluxo de nutrição, com o envio de informações úteis, e a valorização daquilo que o consumidor tem a dizer como sugestão, elogio e/ou crítica.

Usar boas estratégias de marketing

Outro elemento da experiência do cliente está relacionado às interações que ocorrem antes de ele chegar ao seu estabelecimento, uma vez que todas elas — em todos os pontos de contato — fazem parte disso. Assim, as suas estratégias de atração e de relacionamento precisam ser pensadas visando a se destacar, demonstrando o valor que o público tem para o empreendimento.

Se bem utilizadas, as ações de marketing aumentarão o número de pessoas que passarão a conhecer o seu negócio, atingindo mais potenciais clientes. Além disso, as medidas tendem a ampliar as probabilidades de conversão em vendas, gerando maiores lucros.

No entanto, sabemos que nem sempre o orçamento de propaganda e de publicidade é grande, especialmente para os pequenos empreendedores. Em casos assim, as redes sociais podem se tornar grandes aliadas, já que alcançam os melhores resultados sem exigir o investimento de um valor muito alto.

Diante da disponibilidade de orientações acerca de como criar boas campanhas e de ferramentas gratuitas, os recursos são geralmente direcionados para o impulsionamento. Contudo, dependendo do engajamento orgânico obtido, o investimento exigido pode ser bem pequeno.

Portanto, lembre-se de que esses canais estão entre aqueles de maior importância, sendo utilizados por milhares de usuários para a procura de informações. Inclusive, outra vantagem é a possibilidade de segmentar a audiência, direcionando os anúncios para quem tem mais a ver com a sua marca.

Não descuidar da gestão do negócio

A gestão adequada de um negócio envolve bem mais do que checar se a atividade-fim é bem-feita. O monitoramento de canais, custos, recursos, clientes etc. é algo que também não deve ser descuidado quando se quer alcançar o sucesso.

Desde a parte burocrática — como a formalização e a contabilidade — até o andamento cotidiano — que abarca as finanças e o fluxo de caixa, por exemplo — são tarefas que precisam ser conduzidas com qualidade. Afinal, trata-se de obrigações legais e de meios de garantir a saúde do empreendimento. Já o comercial — incluindo vendas, atendimento e marketing — é o que traz efetivamente os resultados.

Nesse contexto, ter e manter processos padronizados e que definam claramente como executar cada atividade, a sua periodicidade, quem são os responsáveis, entre outras informações, assegurará que nada seja esquecido ou malfeito.

Ficar em dia com as tendências e em contato com o mercado

Uma realidade que quem empreende tem que encarar é que não é recomendável se manter isolado. Na verdade, os eventos do setor e os encontros empresariais do nicho são oportunidades valiosas para fazer contatos no mercado, viabilizando também a atualização acerca das tendências da área. 

Ou seja, nada de se limitar ao dia a dia da empresa, combinado? Afinal, do contrário, o seu empreendimento perderá a chance de:

  • conhecer futuros colaboradores, parceiros e novos clientes;
  • encontrar fornecedores de ponta com preços mais competitivos;
  • descobrir novas tecnologias que facilitam o trabalho;
  • trocar experiências sobre a gestão;
  • antecipar o que estará em alta na próxima estação;
  • conferir formas de inovar;
  • ficar a par do que os seus concorrentes andam fazendo.

Atualizar a proposta de valor conforme o mercado muda

No dia a dia, a mudança na maneira como as atividades empresariais são conduzidas geralmente acontece naturalmente para se adaptar às situações que surgem. De igual modo, estar em contato com outros empreendedores tende a viabilizar o acesso a novas formas de trabalhar e de inovar, levando a transformações benéficas.

No caso do serviço de esmaltação em gel, adotar tanto novos insumos quanto melhores práticas para formar o seu design — proposta sobre o modelo de atendimento e de prestação ao cliente — é um dos meios de otimizar a operação e entregar mais ao público.

Portanto, estruturar um processo de atualização contínua dentro do negócio permite que essas modificações não fiquem para depois ou sejam negligenciadas, impedindo a evolução organizacional. No fim das contas, esse é um excelente caminho para se manter competitivo diante da concorrência, agregando um diferencial.

Qual é a importância de ter atenção a essas boas práticas?

Cada prática apresentada neste guia é um passo a mais em direção ao sucesso no mercado de esmaltação em gel. Inclusive, muitas ainda servem para prevenir dificuldades e/ou para atender a determinações normativas. Só por isso, o status da sua importância fica bastante claro, concorda?

Contudo, investir nessas dicas também acaba por promover vantagens que abrangem desde a gestão até o atendimento, permitindo que o seu empreendimento:

  • atraia o público ideal;
  • qualifique os seus processos;
  • ofereça o serviço certo, no melhor preço;
  • fidelize a clientela;
  • mantenha-se em sintonia com o segmento;
  • destaque-se perante a concorrência;
  • atinja a melhoria contínua;
  • seja capaz de responder a mudanças.

A partir delas, os riscos de perdas diminuem, e as oportunidades para crescer só aumentam. Ou seja, o cenário facilita — e muito — a continuidade do negócio, mesmo diante dos desafios que o ambiente mercadológico moderno apresenta para quem empreende.

Como vimos, ao conhecer o mercado de esmaltação em gel, uma nova frente de trabalho se abre para os empreendimentos do segmento de beleza e bem-estar. Diante disso, adotar estratégias eficientes para ter sucesso nesse nicho ganha importância, haja vista que aplicar as melhores práticas é algo que eleva a segurança do desenvolvimento do projeto.

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