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Mercado e Vendas | VENDA
O que é quick commerce? Entenda tudo sobre essa tendência do varejo

O quick commerce representa uma tendência importantíssima para os varejistas, já que significa agilidade e qualidade na entrega.

· 01/09/2023 · Atualizado em 01/09/2023
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O quick commerce é uma tendência que tem todos os elementos para se solidificar cada vez mais no mercado. Especialmente, por oferecer rapidez e praticidade na entrega de produtos, sendo uma alternativa para as empresas que buscam uma maneira de fidelizar seus clientes, assim como, ter um espaço de destaque em seu setor.

Mas o que significa exatamente a expressão: quick commerce? Se tem curiosidade em saber o significado e mais sobre esse modelo de negócio, este texto é para você. A seguir saiba tudo sobre essa tendência varejista! Confira!

O que é quick commerce?

Traduzido literalmente como "comércio rápido", o termo representa uma modalidade de venda que envolve uma entrega ágil. Nessa modalidade, não se faz um tipo qualquer de envio. O cliente faz um pedido à distância e recebe em questão de minutos ou horas a sua compra.

Conhecido também como q-commerce, esse modelo tem origem nos sistemas de delivery de comida. Porém, é adaptado para a entrega de outros tipos de produtos.

As principais características das empresas que aplicam o quick commerce são:

  • capacidade de entrega em menos de um dia, os envios podem ser feitos em 15 minutos ou em até uma hora;
  • geralmente, são negócios focados em itens de primeira necessidade como alimentos, bebidas e medicamentos;
  • atenção à experiência do consumidor;
  • escala local;
  • logística rápida;
  • sistema de pagamento e pedidos extremamente ágil;
  • abrange tanto companhias de grande quanto médio e pequeno porte.

Como o quick commerce funciona na prática?

Na prática, não há nada de complexo no quick commerce, ele é bem parecido com qualquer sistema de e-commerce. Sendo assim, podemos dividir em quatro passos simples, que mostraremos a seguir. Continue!

Seleção do produto

É o primeiro passo e depende completamente do consumidor. É aqui que ele acessa o aplicativo ou site da plataforma q-commerce e escolhe o produto que deseja comprar.

Pagamento

Ocorre após a seleção da compra, é nesse momento que a transação é realizada através do aplicativo ou site, utilizando um cartão de crédito ou outra forma de pagamento disponível na plataforma. Atenção a essa etapa, pois é importante que a empresa tenha um sistema ágil para processar e enviar a confirmação para o estoque. Qualquer problema, pode fazer com que o comprador cancele o pedido.

Preparação do pedido

Assim que a compra é confirmada, o site envia a solicitação para o estabelecimento mais próximo, que prepara o pedido e o disponibiliza para a retirada ou entrega.

Entrega

O produto é retirado pelo entregador, que pode ser um funcionário da própria plataforma ou de uma companhia terceirizada. O consumidor recebe em um curto espaço de tempo, muitas vezes, em menos de uma hora.

Dark store

Apesar da simplicidade, existe toda uma logística para que a entrega seja realmente rápida. É bastante comum que os produtos sejam preparados no que chamamos de dark store ("loja escura" ou "loja oculta"). Trata-se de um pequeno local em que só os funcionários autorizados podem transitar. São espaços localizados em pontos estratégicos, que facilitam o transporte na cidade.

Também é preciso saber que nem sempre é necessário uma Dark Store para implementar o quick commerce. Por exemplo, empresas de pequeno porte podem utilizar esse modelo com suas próprias lojas locais, apenas instalando centrais de armazenamento.

Quais são as vantagens do quick commerce para as empresas?

Uma das vantagens mais evidentes sobre o quick commerce é a sua capacidade de fornecer entregas realmente rápidas. Mas existem alguns outros benefícios que fazem toda a diferença para o crescimento do negócio. A seguir, vamos apresentar quais são. Confira!

Fidelização dos clientes

Uma parte essencial para qualquer empresa é a fidelização dos consumidores. Isso porque, é a melhor forma de garantir longevidade ao seu negócio: um comprador que é fiel, sempre voltará a consumir os produtos da empresa. Porém, apesar de ser um grande objetivo, ele não é uma tarefa fácil.

Para concretizar a fidelização, é essencial garantir a satisfação do cliente a maior parte do tempo. Isso quer dizer, além de entregar qualidade, é importante que todos os processos estejam focados no consumidor e isso passa pela capacidade de envio.

Afinal, hoje em dia, temos uma questão bastante comum, que é o senso de urgência. Os compradores querem tudo rápido, do pagamento à entrega — e essa é justamente a proposta do quick commerce.

Redução de custos operacionais

Há dois processos que passam por transformações para implementar o quick commerce e que resultam em uma redução de custos bastante efetiva: a administração de oferta de produtos e os mecanismos de entrega.

No primeiro caso, aquilo que a companhia oferece deve passar por uma triagem cuidadosa, especialmente em relação à quantidade. É fundamental que a gestão defina o número exato para atender os pedidos no tempo certo. Dessa forma, a empresa evita produzir mais do que o necessário, gerando uma contenção de gastos significativa.

Segundo, é importante destacar que as entregas devem ser realizadas por uma equipe específica, que pode atender diferentes regiões, evitando a contratação de uma transportadora. Além disso, os produtos são armazenados em Dark Stores localizadas nos grandes centros urbanos, o que elimina a necessidade de deslocamentos longos. Dessa forma, é possível reduzir os custos logísticos para atender as demandas dos clientes.

Aumento de vendas

A eficiência das entregas proporcionadas pela adoção do quick commerce tende a tornar os produtos mais atraentes aos olhos dos clientes. Afinal, eles sabem que podem fazer pedidos a qualquer hora dentro do horário comercial e recebê-los rapidamente. 

Como já mencionamos nos tópicos anteriores, nas últimas décadas, o senso de urgência se tornou um sintoma comum, impulsionado pelo advento do digital, que tornou quase tudo disponível na palma da mão.

Inclusive, existe até uma pesquisa da Captera que confirma esse fato: segundo o estudo, cerca de 95% das pessoas querem que o tempo de espera seja o mais curto possível. Portanto, é crucial que as empresas invistam em rapidez para atender às expectativas do público.

Otimização de tempo

Os produtos no quick commerce devem ser preparados nos postos de entrega. Isso oferece uma otimização grande de tempo, pois não é necessário que uma transportadora leve os pacotes até os Dark Stores para depois serem entregues.

Além disso, esses espaços geralmente estão conectados com o sistema de confirmação de compra, assim que uma venda é realizada, os funcionários já começam a se preparar para a entrega.

Melhora a eficiência operacional

É um modelo que se destaca por ser baseado em tecnologia e automatização, possibilitando aprimorar os processos logísticos e operacionais das empresas. Com essa solução, é possível integrar os sistemas de vendas e gestão de estoque com a plataforma de envio rápida, garantindo uma comunicação mais ágil e em tempo real. 

Isso permite que as empresas gerenciem seus estoques de forma mais eficiente e atendam as demandas dos clientes de maneira mais rápida. Além disso, a entrega rápida disponibiliza uma ampla gama de opções de transporte, incluindo bicicletas e motocicletas, o que reduz consideravelmente os custos do envio quando comparado aos tradicionais caminhões e vans.

Flexibilidade de horários

O quick commerce também proporciona às empresas a flexibilidade de horários. Com esse modelo de entrega, os negócios podem atender aos seus clientes em diferentes momentos do dia, o que amplia a capacidade de vendas, expandindo a base de consumidores.

Essa flexibilidade de horários permite que as empresas se adaptem melhor às necessidades dos compradores e ofereçam um serviço de qualidade não importa o momento. Além disso, a possibilidade de ter o estoque localizado em diferentes centros, faz com que a gestão atenda pedidos em áreas geográficas mais amplas, o que aumenta o alcance do negócio e a fidelização dos clientes.

Por exemplo, uma loja de conveniência que trabalha no modelo quick commerce e entrega de produtos de higiene pessoal e alimentos pode atender compradores que precisam desses artigos fora do horário comercial, como trabalhadores noturnos ou que têm mobilidade reduzida.

Aumenta a competitividade

Uma maior competitividade é outra vantagem do quick commerce para os negócios. Afinal, as empresas podem se diferenciar dos concorrentes e oferecer um serviço que tenha qualidade e rapidez, o que pode aumentar a fidelização dos clientes e atrair novos consumidores.

Por exemplo, imagine uma loja de roupas que oferece envios em até uma hora. Esse estabelecimento pode se destacar de outras empresas que oferecem entregas em um prazo mais longo. O resultado é que ela atrairá mais clientes e aumentará a retenção dos consumidores que valorizam a rapidez e eficiência no atendimento.

Aumento da visibilidade da marca

Nem sempre é um processo fácil trabalhar a marca de sua empresa. É preciso manter uma comunicação que fale a mesma língua do consumidor, além de entender a origem de suas dores. A situação pode ficar ainda pior se o seu negócio trabalha em um setor altamente competitivo, como é o caso do varejo. 

Logo, é preciso encontrar formas de se destacar, de tornar a sua marca algo que realmente esteja no foco do comprador. Além do trabalho de marketing e publicidade, oferecer um serviço diferenciado e conveniente, como é o caso do quick commerce, pode aumentar a visibilidade do negócio e destacá-lo. Até porque é uma maneira prática de mostrar a eficiência do seu atendimento. 

Como se preparar para o modelo de quick commerce?

Deu para perceber como esse modelo de entrega é uma grande transformação para a empresa: primeiro, por agilizar os processos de preparação e envio dos produtos, segundo, por estimular o negócio a melhorar seu sistema de gestão, especialmente, de estoques.

No entanto, para conseguir aplicá-lo é essencial que a companhia se prepare. Aqui, neste tópico vamos explicar por onde começar para implementar o quick commerce. Continue!

Invista na presença digital

Atualmente é difícil que uma empresa não tenha nenhum canal online. No entanto, ter um espaço no meio digital não é a mesma coisa de ter presença. Especialmente, porque ela se caracteriza pela maneira como o negócio se posiciona e se comunica nos meios digitais. 

Isso não significa apenas ter uma página no Facebook, mas explorar diferentes redes sociais, além de ter um canal de contato e conteúdo próprio, como um site e um blog. Esse cuidado é muito importante, já que boa parte do diálogo que o cliente terá com o seu negócio será online, especialmente, no quick commerce. Portanto, investir em diferentes locais e na comunicação de cada um será um passo importante para implementar esse modelo.

Tenha um controle de estoque

Um dos pilares para um quick commerce bem sucedido é uma boa administração do estoque. Todos os produtos precisam estar organizados de forma a garantir agilidade. Um sistema de gestão pode te ajudar a lidar com as entradas e saídas, mas você precisará de uma administração bem mais direcionada, já que é essencial ter conhecimento de todos os itens disponíveis.

Primeiro, faça um inventário de tudo o que tiver no estoque. Depois, procure avaliar a organização dos produtos — pode ser necessário alterar as disposições dos itens para facilitar o envio, sendo assim, busque prepará-los de forma a facilitar a entrega em períodos de muitos pedidos.

Analise os processos

Antes de começar a pôr em prática esse modelo, será muito importante avaliar como funciona o seu sistema de pedidos. Desde a confirmação da compra, separação, embalo e entrega, todos esses eventos devem acontecer de forma eficiente, sem nada que atrapalhe o fluxo.

Você pode utilizar um software de gestão que ajude a automatizar e monitorar esses processos, mas o ideal é que, inicialmente, realize um planejamento no papel mesmo. Faça um desenho de como funciona o envio atual e o que pode ser modificado para aplicar o quick commerce. Assim, terá uma visão mais compreensível de como o seu processo funciona e o que será necessário modificar para aplicar o modelo.

O quick commerce representa uma tendência que atende uma das principais necessidades dos consumidores atuais: a urgência. Até porque, apesar de a tecnologia ter trazido informações e facilidades para efetivar uma compra, quando se trata de entrega, ainda há alguns obstáculos para que ela corresponda a agilidade do digital. Por isso, iniciativas como o quick commerce representam um novo padrão para o comércio online que atenda essa necessidade de urgência.

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