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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
O que são os nanoinfluenciadores e como transformam resultados

Você sabia que os nanoinfluenciadores, embora tenham uma audiência menor, mantêm seguidores engajados e ativos? Entenda!

· 30/01/2023 · Atualizado em 31/01/2023
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O comportamento de consumo da sociedade em geral vem mudando em um ritmo acelerado — isso é incontestável. Cada vez mais, todos nós estamos inseridos em um meio em constante transformação, no qual os avanços tecnológicos viabilizam um acesso mais amplo (e fácil) à informação, que está presente quase literalmente na palma da mão.

No entanto, ao mesmo tempo que se pode observar um movimento de conscientização do público, que tem se tornado notoriamente mais exigente em relação às marcas, é possível perceber o quanto os agentes que atuam no universo digital têm voz de influência sobre as decisões de compra de uma parcela expressiva da população.

Nesse contexto, um ponto interessante que merece destaque é a média diária de tempo que os brasileiros passam nas redes sociais. Conforme a pesquisa Global Web Index, o nosso país está na segunda posição no ranking daqueles cuja população é mais conectada.

Esse dado apenas reforça o que já temos percebido: a Internet mudou a maneira como as pessoas consomem. Então, agora tão imersas nessa realidade de hiperconectividade, o impacto dos chamados influencers digitais é inegável, e, sobre determinados grupos, os conhecidos como "nanoinfluenciadores" têm ainda mais poder de persuasão. Neste post, vamos conhecê-los mais a fundo e compreender como eles podem ser bons aliados!

O que são os nanoinfluenciadores?

De forma bastante simples, podemos definir os nanoinfluenciadores como usuários ativos nas redes sociais e, geralmente, têm entre 1 mil e 10 mil seguidores, posicionando-se diante de um público fortemente nichado no mercado digital. Normalmente, como eles trabalham com uma audiência mais segmentada, o seu poder de influência não reside necessariamente na quantidade de interações, mas, sim, no nível de engajamento dos seus seguidores.

Ou seja, contrastando com os megainfluenciadores, que têm uma audiência na casa dos milhões, os nanos conseguem atrair grupos específicos — inclusive, categorias ou mesmo subcategorias de um nicho. O fato é que esses influencers contam com um público muito conectado e fiel, que realmente confia no trabalho que eles desenvolvem.

Com isso, o material publicitário que eles produzem impacta, de maneira sutil, mas direta, o dia a dia de quem segue o seu perfil. Então, o que realmente tornou esses criadores de conteúdo verdadeiros queridinhos do marketing digital? A resposta é simples: a qualidade da interação estabelecida com a audiência, que resulta em um maior engajamento.

Como eles têm crescido nesse nicho?

Para entender melhor essa ascensão "agressiva", é interessante considerar uma pesquisa conduzida pela YouPix, que aponta que, em meio a um público composto por pessoas entre 18 e 34 anos, apenas 10% afirmam nunca ter sido influenciados no universo virtual — ainda.

Contudo, não para por aí, pois o levantamento de dados especificamente voltados ao YouTube, provenientes do relatório Think With Google, revela que 70% dos adolescentes inscritos nessa plataforma dizem identificar-se mais com os influenciadores do que com as celebridades "convencionais", por exemplo, cantores e atores. Sendo assim, pode-se atribuir o crescimento dos nanoinfluenciadores, principalmente, a dois fatores:

  • as novas gerações — especificamente aquelas que já têm poder de compra e movimentam significativamente o mercado — preferem usar a Internet para comprar produtos;
  • os nanoinfluenciadores são pessoas "reais", gerando na audiência a sensação de que estão diante de "gente como a gente", o que, por sua vez, tende a elevar a confiabilidade da mensagem transmitida aos seguidores e, naturalmente, a credibilidade da marca.

A grande verdade é que os compradores modernos, principalmente os mais jovens, têm dado cada vez mais valor a experiências únicas e mais humanizadas, que "fujam" de uma performance aparentemente ensaiada com o único intuito de gerar vendas.

Inclusive, esse é um dos aspectos que tornam as ações publicitárias veiculadas pelos nanoinfluenciadores tão bem-sucedidas em termos de captação de novos consumidores. Há mais confiança naquilo que é apresentado, seja um serviço, seja um produto.

Quais são os principais benefícios?

Ainda não está convencido a apostar nos nanoinfluenciadores? Nesta seção, para complementar as vantagens já mencionadas nos tópicos anteriores, elencamos mais alguns dos principais benefícios desse tipo de investimento:

  • os custos relacionados à contratação desses digitais influencers, principalmente em comparação a outras ações de marketing, são bem menores;
  • as parcerias entre a marca e os influenciadores podem, inclusive, ser estabelecidas por meio de permutas;
  • a autonomia para a condução das suas campanhas publicitárias é maior, já que os nanoinfluenciadores normalmente são mais receptivos ao longo do processo estratégico, oferecendo espaço para que a empresa tenha mais controle sobre o que — e como — será feito;
  • o marketing, embora seja muito mais persuasivo (em razão dos altos níveis de engajamento da audiência, já mencionados), é, ao mesmo tempo, bem menos agressivo;
  • a autenticidade é uma "marca registrada" dos nanoinfluenciadores, o que os torna mais acessíveis e relacionáveis com o público que a marca visa a alcançar.

Como usar o poder de influência dos nanoinfluenciadores a favor da sua empresa?

A aposta no poder de influência dos nanoinfluenciadores nas estratégias de marketing de uma empresa depende diretamente das características da marca, da solução que se pretende promover e da audiência que se quer atingir. Um ponto que jamais pode ser negligenciado, por exemplo, é o foco nas redes sociais que o seu público-alvo utiliza.

Diante disso, a escolha desses influencers digitais precisa estar em conformidade com os objetivos do negócio, e eles precisam ocupar positivamente o nicho no qual estão inclusos os seus alvos.

Além disso, é preciso ter em mente que a parceria com um influenciador vincula a imagem da marca a esse criador de conteúdo. Portanto, é fundamental que você avalie se os posts do perfil (em geral) e a maneira como o usuário se comunica com a audiência estão alinhados à identidade da sua marca.

O último passo, após a decisão, é o planejamento das ações. Nesse caso, mais uma vantagem dos nanoinfluenciadores é o acesso a um grande leque de possibilidades de promoção dos seus serviços e/ou produtos, podendo incluir a divulgação de novidades em primeira mão, a disponibilização de cupons de desconto, a concessão de brindes nas compras efetuadas nos links publicados pelo influencer, entre outras iniciativas.

Por fim, não dá para negar que, cada vez mais, os nanoinfluenciadores têm se mostrado uma verdadeira tendência do marketing digital. Afinal, a partir desse grupo de influencers digitais, a marca consegue alcançar mais facilmente novos consumidores, pois os seguidores desses criadores de conteúdo, normalmente, confiam muito na voz desses usuários e, consequentemente, são mais impactados pela mensagem que eles transmitem do que por propagandas desenvolvidas pelas marcas.

E então? Este post será útil para você agir com mais estratégia nas suas campanhas de marketing? Agora, que tal conferir algumas dicas para também fortalecer a sua presença nas redes sociais?


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