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Wed Aug 19 17:23:15 BRT 2020
Mercado e Vendas | EMPRESA
Óticas e transformação digital: como a inovação impacta esse mercado

Confira dicas de como os negócios desse segmento podem se beneficiar com o uso de tecnologia

· Atualizado em 19/08/2020
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A inserção de tecnologia nos negócios começou timidamente e alcançou uma grande expansão no mercado. Os segmentos varejistas já perceberam que a informatização não é mais privilégio das grandes marcas. Tecnologia é necessidade de toda empresa que deseja sobreviver no contexto atual. O ramo das óticas também está atravessando essas mudanças e percebendo suas necessidades de adaptação. 

Óticas e transformação digital precisam estar relacionadas para reunir esforços na construção de uma rede de atendimento mais colaborativa, personalizada, flexível e dinâmica. Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como a inovação pode impactar o mercado das óticas. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!

 O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo em que, diante de problemas convencionais, você insere uma tecnologia digital para a resolução de entraves. Ela caminha ao lado da inovação disruptiva, uma oportunidade que tranforma mercados complexos de alto custo em atividades verdadeiramente simples, acessíveis e convenientes.

Podemos destacar que o comércio on-line torna-se complementar em relação às atividades em lojas físicas, o que contribui para dinamizar a economia e ampliar as opções do consumidor. A ideia é empregar estratégias em canais múltiplos, facilitando o acesso e ampliando as possibilidades do cliente.

 Como fazer a transformação digital na sua ótica?

A transformação digital envolve alguns desafios para a corporação. O mercado de óticas pode beneficiar-se muito com a inserção de inovação tecnológica. Vamos mostrar várias dicas sobre o assunto a seguir. Veja!

1. COMECE PELA MUDANÇA DO MINDSET DOS GESTORES

A transformação digital demanda uma mudança na mentalidade da empresa. São necessários maior flexibilidade e abertura para estudar todo o fluxo operacional na ótica para encontrar formas de inserir a tecnologia digital.
É essencial também contar com uma visão integrada dos processos, criando estratégias para facilitar o fluxo operacional e colocando o cliente como central nas atividades. A ideia é melhorar a experiência do consumidor, facilitar o trabalho dos colaboradores e tornar o digital parte do dia a dia na ótica. Para isso, as lideranças devem estar abertas à inovação e à criação de perspectivas e possibilidades. Um mindset muito burocrático e engessado pode não sobreviver a esse dinamismo.

2. FAÇA UM DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS DO NEGÓCIO

Antes de implementar mudanças na ótica, é importante observar os processos com calma e conhecer melhor quais são as necessidades do negócio. Conversar com colaboradores sobre as dificuldades que eles enfrentam na rotina de trabalho é muito importante para entender bem as lacunas da empresa. Avalie pontos de melhorias e aspectos que estão operando com boa qualidade. O foco de intervenção deve estar nas lacunas e em facilitar os processos.

3. ATUALIZE O MODELO DA GESTÃO DE ÓTICA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

As formas de gerenciamento moldadas há anos podem não ser eficientes para atender às demandas atuais. Não só os clientes estão mais dinâmicos e conectados à tecnologia, os colaboradores também. Isso significa que é necessário repensar modelos de gestão e remuneração, com formas de engajamento distintas das metodologias mais antigas. Diferentes maneiras de comunicação interna e externa podem ampliar as possibilidades do negócio, em direção às inovações e perspectivas.

modelo de gestão deve incorporar o dinamismo da transformação digital, aproveitando as potencialidades das soluções informatizadas para maximizar as alternativas de trabalho para os profissionais. Muitos recursos também podem facilitar a troca de informação com o cliente, e a equipe precisa receber as capacitações necessárias para manter uma comunicação alinhada com a cultura corporativa.

4. INVISTA EM DADOS

Processos decisórios baseados em intuição e senso comum podem ser muito arriscados para o negócio. A transformação digital exige alguns testes e tentativas para encontrar a melhor estratégia. Mas, para que esses recursos sejam efetivos, é preciso apoiar-se em dados. As pesquisas e análises oferecem a base necessária para decisões cuidadosas, sólidas e certeiras. Dessa forma, a ótica consolida uma posição melhor no mercado.

5. ESTUDE AS TECNOLOGIAS POSSÍVEIS

Há muitas tecnologias avançadas surgindo no mercado, como as redes sociais, a cloud computing, a inteligência artificial, os recursos de análise, o processamento e a inteligência de dados, e muitas outras. É importante conhecer essas possibilidades e avaliar quais delas se encaixam melhor na ótica. Um destaque importante vai para as redes sociais, que atualmente são imprescindíveis e uma ótima forma de engajar clientes. As ferramentas para processamento de dados são o Google Analytics e o Business Intelligence, excelentes para as pesquisas e avaliações do perfil de mercado baseadas em dados.

6. PREPARE OS COLABORADORES PARA A CHEGADA DAS INOVAÇÕES

A equipe precisa receber a preparação adequada para lidar com as novas ferramentas e tecnologias. Essas soluções podem ampliar as possibilidades do time, se houver a capacitação adequada e o suporte necessário para uma boa adaptação. Alguns colaboradores podem aprender com mais velocidade, outros terão mais dificuldade no processo. Assim, prepare-os de forma cuidadosa, com o treinamento e o apoio imprescindíveis para uma boa assimilação.

7. ATENTE-SE À CULTURA EMPRESARIAL

A cultura de uma empresa passa por mudanças ao longo tempo. A mentalidade de 20 anos atrás precisa mudar para oferecer as soluções ideais para os clientes atuais. Nesse contexto, é essencial ter atenção para os aprendizados e as alterações que se fazem indispensáveis. A transformação digital exige flexibilidade e abertura ao novo, demandando a incorporação desses aspectos entre os valores da organização.

Há situações em que a cultura corporativa pode oferecer entraves para a implantação de tecnologias. Por isso, é importante que os gestores tenham um mindset voltado para a inovação, auxiliando na disseminação desse valor. O exemplo das lideranças auxilia na inserção de novos dinamismos nos negócios.

8. APLIQUE EM UM BOM PLANEJAMENTO

As mudanças estruturais para melhoria de performance com tecnologia devem ser implementadas gradativamente, com planejamentos, testes e avaliações. Nem todas as estratégias vão se encaixar às demandas do negócio. Por isso, é importante fazer testes e verificar resultados. As iniciativas com melhores respostas podem ser implementadas em maior escala. Além disso, enfatizamos que a inserção de mudanças em diferentes unidades pode variar. Assim, as investigações e pesquisas são necessárias para cada caso.

9. CRIE UMA EQUIPE PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS MUDANÇAS

Formar uma equipe para a implementação de mudanças estruturais com tecnologia para melhorar a performance é uma ótima possibilidade para que o processo aconteça com mais facilidade e tranquilidade. Profissionais da área de TI devem estar nesse time para auxiliar a equipe no aprendizado do uso das ferramentas. Pessoas do marketing também são importantes, para auxiliarem na criação de conteúdo e de estratégias para interação com o público nas mídias e nos recursos tecnológicos. Essa equipe deve ser vista com um papel estratégico para o negócio, contribuindo para o crescimento e as alternativas do negócio.

10. PENSE NO CICLO DE VIDA DE CADA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

As soluções tecnológicas passam por um ciclo evolutivo na empresa, que vai desde o nascimento da proposta até a maturação e a efetivação de melhorias. As atividades se iniciam com o projeto, passam pelo desenvolvimento, pela implantação e pelo gerenciamento. Monitore como estão as atividades, buscando a melhoria contínua e a valorização das possibilidades da inovação. As mudanças em tecnologia são rápidas, mas é necessário reconhecer que as realizadas com a equipe são mais gradativas, demandando aprendizado e adaptação.

 Como a mudança para a transformação digital pode trazer impactos nas vendas e no lucro?

As mudanças estruturais da transformação digital trazem diversas oportunidades para as óticas. As vendas e os lucros são impactados positivamente, contribuindo com o crescimento do negócio Além disso, a experiência do consumidor também é beneficiada. Vamos explicar melhor esses pontos a seguir. Acompanhe!

1. Padronização de processos

A proposta da transformação digital é melhorar desempenho com apoio da tecnologia, por meio de intervenção nos procedimentos operacionais. As práticas burocráticas e repetitivas podem ser feitas pelos softwares e sistemas, para que os colaboradores se dediquem mais ao estratégico e ao atendimento personalizado. Esses fatores contribuem para o aumento da eficiência e a melhora das vendas.

2. Fidelização do Cliente

A transformação digital amplia os canais de comunicação e relacionamento com o cliente. Esse fator proporciona condições para o consumidor interagir mais com a ótica nos meios virtuais, o que amplia a formação de vínculo e a fidelização. O resultado é a criação de empatia com a ótica, trazendo oportunidades para a ampliação da confiança e para o consumidor se sentir representado pela marca.

3. Aumento da presença digital do negócio

A transformação digital cria alternativas para a empresa ampliar sua presença digital, contribuindo para melhorar a interação com os clientes. Isso auxilia a melhorar a imagem do negócio e a ampliar os campos de relacionamento com o público.

A transformação digital gera contribuições para negócios de todas as áreas. As óticas têm grande oportunidade de se sobressair com apoio das ferramentas informatizadas e das soluções digitais. É possível criar oportunidades para melhorar a interação com o cliente e facilitar os processos na empresa. A implementação das tecnologias demanda investigações, análises e pesquisas, mas gera ótimos resultados.

Gostou de aprender sobre óticas e transformação digital? Confira também o nosso post especial sobre como montar um plano de marketing!


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